Toyota lança novo SUV RAIZ que chega para rivalizar com modelos “tradicionais”

Após meses de especulações, a Toyota deve lançar um novo SUV raiz compacto que promete sacudir o segmento dos off-road. O modelo que deve se chamar Land Cruiser FJ se posiciona abaixo do Land Cruiser 300, SW4 e o Corolla Cross.  

Land Cruiser FJ é o SUV raiz da Toyota – Foto: Divulgação

 

Land Cruiser FJ – o SUV Raiz da Toyota

As informações são do portal Autocar India. Eles apuraram que o Land Cruiser FJ será o terceiro produto da linha Cruiser, que recentemente ganhou uma versão elétrica. E é justamente ele que servirá como base para o design. 

Vai seguir uma linha semelhante a adotada pelo Corolla Cross brasileiro, com um visual robusto, linhas retas, carroceria quadrada, porém com caixas de rodas bem marcadas, remetendo aos clássicos crossovers da marca. 

O carro já foi registrado pela Toyota no Japão e sua produção está prevista para iniciar em novembro na Tailândia. 

Embora a marca ainda não tenha revelado nada oficialmente, os rumores indicam que o Land Cruiser FJ contará com uma gama diversificada de motores, incluindo gasolina, diesel, híbridos e elétricos para atender os mais diversos mercados. 

Toyota Cruiser EV – Foto: Divulgação

A opção mais cotada é o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv da Hilux e o 2.7 a gasolina 166 cv da Hilux Champ. Se viesse para o Brasil com produção local, possivelmente teria o mesmo motor 2.0 do Corolla Cross de 175 cv a gasolina. 

A plataforma em que será construído ainda permanece desconhecida. A Toyota conta atualmente com duas plataformas de estrutura escalável que sustentam sua linha de SUVs. 

A arquitetura TNGA-F mais avançada é a base do Land Cruiser 300, Land Cruiser Prado, assim como as picapes Tacoma. A arquitetura IMV (mais antiga) está presente na Hilux e Fortner, mas apresentou a nova IMV 0 para a Hilux Champ. Qualquer uma dessas pode servir como base para o FJ. 

Toyota Cruiser FJ concepção- Foto: Divulgação

Rival do Suzuki Jimny 

A Toyota mira o Suzuki Jimny e para isso deve oferecer também a transmissão automática, tração 4×4, além de alguns centímetros a mais. Com um entre-eixos estimado em 2,75 metros e comprimento de 4,5 metros, o Land Cruiser FJ será ligeiramente maior que o rival. 

No entanto, o objetivo é oferecer um SUV com capacidade off road semelhante, mas com um design mais moderno, interior mais sofisticados e múltiplos recursos tecnológicos. 

Lembrando que atualmente, o Jimny não tem concorrentes a altura e em alguns mercados, chega a ter lista de espera.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile