Toyota investirá US$ 13 bilhões em baterias para carros elétricos

A Toyota anunciou o investimento de US$ 13 bilhões em uma nova bateria para carros elétricos que visa ser mais potente e com mais autonomia.

A montadora japonesa anunciou ontem, 7 de setembro, o desenvolvimento de novas baterias para carros elétricos que prevê a redução de 30% nos custos de produção. A informação foi dada pelo diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation, Masahiko Maeda. Veja mais.

diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation, Masahiko Maeda (Foto: Divulgação)

A nova bateria para carros elétricos da Toyota

A Toyota segue firme no desenvolvimento de produtos de energia limpa. A frota cada vez mais eletrificada, ou híbrida é uma tendência que a marca segue.

Porém, o desenvolvimento de tecnologias que visam reduzir as emissões de CO2 devem ser constantes para alcançar o feito de um produto 0 emissões, o que significa reduzir poluentes desde a aquisição de matérias-primas, fabricação e transporte, e claro, a reciclagem e o descarte.

Dessa forma, ontem, sete de setembro, o diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation, Masahiko Maeda anunciou o investimento de US$ 13 bilhões em uma nova bateria que visa reduzir os custos de produção da montadora.

Agora, a marca afirma que está desenvolvendo um novo tipo avançado de bateria de íon de lítio para introdução na segunda metade da década de 2020. Ou seja, a partir de 2025.

Com o novo produto, a Toyota visa aumentar a vida útil das baterias e capacidade de carregamento mais rápida. Isso tudo sem comprometer a segurança e qualidade das mesmas.

A possibilidade é que o Novo Toyota bZ4X, que está programado para ser lançado em breve, já deve ter como fonte de energia, a nova bateria, que além dos aspectos já citados, seria 30% mais barata.

Protótipo do modelo bZ4X (Foto: Toyota)

“Para popularizar os BEVs (veículos elétricos), gostaríamos de reduzir custos e fornecer BEVs a um preço razoável.

Para começar, nosso objetivo é reduzir os custos das próprias baterias em 30% ou mais, desenvolvendo materiais e estruturas.

Em seguida, para o veículo, pretendemos melhorar o consumo de energia, que é um indicador da quantidade de eletricidade consumida por quilômetro, em 30 por cento, começando com o Toyota bZ4X.” Afirmou o presidente de tecnologia  da montadora, Mahahiko Maeda.

Dessa forma, através deste desenvolvimento integrado de veículos e baterias, a Toyota pretende reduzir o custo da bateria por veículo em 50%.

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Novos projetos à vista

A marca anunciou o desenvolvimento de três novas baterias para a segunda metade da década. Entre elas, as baterias em estado sólido, que prevê alta potência e mais tempo de autonomia.

“Conforme declarado, iremos desenvolver três tipos de baterias e, na segunda metade da década de 2020, esperamos melhorar as características de cada tipo para que possamos fornecer baterias que possam ser usadas com tranquilidade.

Em junho do ano passado, construímos um veículo equipado com baterias totalmente sólidas, conduzimos testes em um percurso de teste e obtivemos dados de direção.

Com base nesses dados, continuamos a fazer melhorias e, em agosto do ano passado, obtivemos o registro da placa de veículos equipados com baterias totalmente sólidas e realizamos test drives.” concluiu Maeda.

No entanto, a bateria em estado sólido tem um problema que a montadora japonesa espera resolver em breve, a vida útil.

O histórico da Marca no segmento de elétricos

A montadora é pioneira no uso da tecnologia, apresentou o Prius híbrido ao mercado global em 1997. E desde então, já vendeu mais de 18,1 milhões de carros com a mesma tecnologia.

Protótipo do modelo bZ4X (Foto: Toyota)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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