Toyota investe bilhões para localizar produção de baterias automotivas; entenda

A montadora japonesa Toyota investirá mais de US$ 3 bilhões em baterias automotivas até 2030. A marca firmou um compromisso com eletrificação e a ação é um dos passos para atingir níveis mais altos de sustentabilidade. Entenda o caso

Investimento da Toyota em baterias automotivas
Por aqui, o último lançamento da marca foi o Corolla Cross com versão híbrida (Foto: Divulgação)

Toyota investe em baterias automotivas

A Toyota anunciou hoje, 20, que investirá aproximadamente US$ 3,4 bilhões (380 bilhões de ienes) em baterias automotivas nos Estados Unidos até 2030. O investimento será destinado ao desenvolvimento e localização da produção destes equipamentos, incluindo aqueles para veículos elétricos, e faz parte de um total de aproximadamente US$ 13,5 bilhões (1,5 trilhão de ienes) anunciados há um mês pela Toyota Motor Corporation (TMC), especificamente para este tipo de fabricação.

Para impulsionar a localização de baterias, a Toyota Motor North America (TMNA) também anunciou que vai abrir uma nova empresa e construir uma fábrica de baterias automotivas junto com a Toyota Tsusho nos Estados Unidos. Visando iniciar a produção em 2025, o projeto inclui um investimento de aproximadamente US$ 1,29 bilhão até 2031 para desenvolver e construir instalações, resultando na criação de 1.750 novos empregos americanos.

VEJA TAMBÉM

Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis

A montadora, assim como diversas outras marcas automotivas, traça planos para um futuro mais sustentável e ecologicamente correto.

“O compromisso da Toyota com a eletrificação é atingir a sustentabilidade de longo prazo para o meio ambiente, empregos e consumidores”, afirma CEO da Toyota Motor North America, Ted Ogawa. “Este investimento ajudará a introduzir veículos eletrificados mais acessíveis para os consumidores dos EUA, reduzir significativamente as emissões de carbono e, o mais importante, criar ainda mais empregos ligados ao futuro da mobilidade.” Completa.

Parte das atividades da nova empresa incluirá ajudar a Toyota a desenvolver e expandir ainda mais sua cadeia de suprimentos local e know-how de produção relacionado a baterias de íon-lítio.

O empreendimento se concentrará primeiro na produção de baterias para veículos elétricos híbridos. Além disso, espera-se que a mudança ajude a promover os objetivos da empresa de criar um impacto positivo no planeta e sociedade, incluindo o avanço de seus esforços em direção à neutralidade de carbono de forma prática e sustentável. Mais detalhes do projeto, como local, capacidade de produção, estrutura de negócios, serão compartilhados no futuro.

Investimento da Toyota em baterias automotivas
Recentemente, a marca entrou para o livro dos recordes com o Mirai, elétrico que atingiu a maior distância (Foto: Divulgação)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Os esforços de eletrificação e sustentabilidade da Toyota

Cumulativamente, a Toyota vendeu mais de 18,7 milhões de veículos eletrificados, incluindo mais de 4,5 milhões nos EUA. No entanto, embora os veículos eletrificados já respondam por quase 25% do volume de vendas da Toyota nos EUA, espera-se que esse número suba para quase 70% até 2030.

Para atender à crescente demanda, a marca afirma que continua a expandir constantemente sua linha de veículos eletrificados, incluindo híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV), células de combustível (FCEV) e veículos elétricos a bateria (BEV), de 55 modelos hoje para cerca de 70 modelos em 2025.

Segundo a montadora, desses 70 modelos anunciados até 2025, 15 serão BEVs, incluindo sete modelos Toyota bZ (Beyond Zero).  Por fim, até 2030, a Toyota espera vender dois milhões de veículos com emissão zero (BEVs e FCEVs) globalmente e, nos EUA, a empresa espera vender entre 1,5 milhão a 1,8 milhão de veículos eletrificados, incluindo modelos ZEV.

Investimento da Toyota em baterias automotivas
Fábrica da Toyota em Sorocaba (Foto: Divulgação)

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar