A Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva da marca, anuncia a chegada do Toyota GR Corolla no Brasil, um dos modelos mais aguardados do ano. O hatch é o primeiro veículo com apelo 100% esportivo que a Toyota traz ao País em mais de 65 anos de história por aqui.
Toyota GR Corolla acaba de chegar ao Brasil
Desenvolvido de entusiastas para entusiastas, o GR Corolla reflete a essência “pushing the limits for better” da TGR e chega com a missão de cativar os clientes da marca por meio de liberdade, aventura e diversão de condução.
As quatro GR Garages que a Toyota Gazoo Racing possui atualmente no Brasil, localizadas em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, começarão a receber as primeiras unidades do modelo ainda esta semana.
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Inspiração das corridas para as ruas
O GR Corolla foi totalmente concebido a partir das experiências extremas das corridas, quando o modelo Corolla hatchback iniciou sua participação na Super Taikyu Series, no Japão, equipado com motor a hidrogênio.
O próprio Akio Toyoda, sob seu codinome para competições, MORIZO, participou desse desenvolvimento.
Mais que aprimorar novas tecnologias em um motor a hidrogênio, visando a neutralidade e carbono, o Master Driver MORIZO fez questão de ser atuante nessa etapa de criação para garantir que o GR Corolla pudesse ser dirigido com confiança e prazer em uma variedade de situações.
Os protótipos foram testados não apenas em circuitos de corrida, mas também em terrenos de terra altamente exigentes e estradas cobertas de neve.
Destaques do Toyota GR Corolla
O GR Corolla recebeu uma versão reforçada do motor turbo intercooler de três cilindros em linha de 1,6L, também encontrado no GR Yaris, resultando em uma potência máxima de 304 cv.
A otimização do sistema de tração GR-FOUR, que também está presente no GR Yaris, para corresponder às especificações do GR Corolla foi uma das várias iniciativas realizadas para criar um carro que pode ser controlado com segurança, mesmo quando levado ao seu limite.
O câmbio manual de seis marchas é outro diferencial do modelo, que contará somente com essa opção nas versões Circuit e Core, privilegiando a condução esportiva e divertida.
Ao adotar a estrutura básica da carroceria do Toyota Corolla Hatchback para permitir que ele herdasse ampla estabilidade em altas velocidades, o GR Corolla teve a geometria de suspensão aprimorada.
O modelo possui uma bitola 60 mm mais larga na frente e 90 mm mais larga na traseira para comandar um alto nível de desempenho nas curvas e, como resultado, entrega diversão, confiança e esportividade na mesma medida.
Ainda sobre a inspiração das pistas para as ruas, o desenvolvimento do GR Corolla considerou a otimização do motor de combustão interna e atenção especial para garantir redução de peso sem comprometer a dirigibilidade, além de aprimoramento do chassi, teto de fibra de carbono na versão Circuit, redução de peso de itens de suspensão e o próprio uso do sistema GR-FOUR.
O novo GR Corolla apresenta uma bomba de combustível de injeção direta aprimorada, proporcionando maior eficiência e desempenho ao sistema de alimentação.
Além disso, os pistões foram redesenhados para suportar maiores esforços, garantindo uma operação mais confiável e durável do motor.
Com a adição de um sistema de intercooler, o resfriamento do ar de admissão é otimizado, resultando em um aumento significativo na potência e eficiência do motor.
Por fim, para garantir uma condução mais estável, os coxins do motor e da transmissão foram projetados com maior rigidez.
O sistema de freios do esportivo
O sistema de freios é equipado com pinças monobloco de alumínio de 14” na dianteira e 11.7” na traseira, proporcionando uma resposta de frenagem eficiente e precisa.
Além disso, os discos de freio são ventilados e possuem ranhuras, melhorando a dissipação de calor e evitando o superaquecimento durante a frenagem intensa.
Aliado a isso, a GAZOO Racing garante uma maior rigidez e leveza para as rodas com as forjadas BBS. Com isso, o carro ganha maior resistência aos impactos e reduz o peso na suspensão.
Plataforma e rigidez
Pensado para priorizar esportividade e ser um carro 100% focado na experiência do condutor, a partir dos feedbacks do Master Driver MORIZO e outros pilotos, o GR Corolla é construído sobre a plataforma GA-C da Toyota, com reforços estruturais desenvolvidos especificamente para o modelo na GR Factory, fábrica da Toyota de Motomachi, no Japão.
O GR Corolla conta com 349 pontos de solda a mais quando comparado ao Corolla hatchback. Somente em adesivo estrutural, elemento que contribui para elevar ainda mais a rigidez do veículo, são mais de 2,7 metros ao longo da carroceria e pelo menos mais quatro reforços no chassi para aumento de rigidez em comparação ao Corolla hatchback.
Toda essa estrutura reforçada garante carroceria com alta rigidez, respostas instantâneas e equilibradas tanto na traseira quanto na dianteira e mais resistência mesmo em casos de grandes impactos nos diversos tipos de terrenos que o GR Corolla foi desenvolvido para encarar.
Design externo – beleza funcional
Embora a estrutura básica da carroceria do Corolla hatch tenha sido adotada para o GR Corolla, os para-lamas dianteiro e traseiro são 30 mm mais largos para entregar uma experiência de direção mais empolgante. A grade frontal mais ampla favorece a admissão de ar.
Os escapamentos triplos aumentam ainda mais a potência do motor e enfatizam a traseira única, poderosa e esportiva do GR Corolla.
Um silenciador equipado com válvula reduz a pressão de escape e o ruído. Em resumo, contribui para que o motor ofereça aceleração impressionante e uma extensão mais agradável de RPMs.
O aprimoramento do desempenho aerodinâmico e de resfriamento do veículo em todos os tipos de estradas, incluindo circuitos de corrida, terrenos de terra e estradas cobertas de neve, resultou na inclusão de uma entrada de ar no para-choque dianteiro e saídas de ar no para-lama dianteiro e no capô.
Ou seja, mais que um visual agressivo, todos os elementos que compõem o design também são funcionais.
Design interior
Um interior focado no condutor. Essa é a proposta do GR Corolla. A alavanca de câmbio de curso curto posicionada para operação natural permite mudanças rápidas de marcha.
O freio de estacionamento, exclusivamente manual nas duas versões, Core e Circuit, foi usado para permitir um melhor controle do veículo, mesmo ao forçar o carro ao seu limite.
O modelo não contempla apoio central de braço para o motorista, justamente para viabilizar mais espaço em casos de manobras mais agressivas – mais um pedido do Master Driver MORIZO.
O painel de instrumentos, que foi desenvolvido exclusivamente para os modelos GR, está presente também no GR Corolla.
Inspirado em carros de corrida para refletir a visão de pilotos profissionais, o novo display melhora a visibilidade do condutor durante a direção esportiva e contém informações sobre pressão de turbo, indicador de posição de marcha e tacômetro.
A central multimídia tem tela de 7” e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.
O volante conta com ajustes de altura e profundidade. O ar-condicionado é digital dual zone e a direção é eletroassistida progressiva (EPS).
Para fechar o visual esportivo, as pedaleiras são cromadas, os bancos contam com assentos esportivos com acabamento de camurça Brin Naub® e couro sintético com costura vermelha.
Versões Core e Circuit
A versão Core (20% do mix) conta com bancos esportivos de couro e suede na cor preta, com detalhes e costuras em vermelho e encostos de cabeça com emblema GR.
A versão Core possui ainda o pacote High Grade que inclui:
- Calipers customizados (vermelhos + logo GR)
- Saídas de ar para refrigeração no capô
- Rodas BBS – Forjadas
- Bancos customizados (Padrão GR – material suede)
- Consoles com acabamento Black Piano
- TSS3 (Toyota Safety Sense gen3)
- Diferencial TorSen®️ (sensível ao torque) com deslizamento limitado (LSD)
- Estepe temporário.
Motorização do Toyota GR Corolla
O GR Corolla é equipado com um motor 1.6 turbo de três cilindros, capaz de entregar 304 cv e um torque de 37,7 kgfm. Esse é o mesmo propulsor turboalimentado G16E-GTS usado no GR Yaris, apenas com aprimoramentos para um ganho maior de potência.
Seu câmbio manual de seis velocidades proporciona uma experiência de condução empolgante, enquanto o sistema integral GR-FOUR garante uma tração eficiente nas quatro rodas, em qualquer tipo de terreno.
O propulsor também se beneficia de tecnologias de automobilismo que maximizam seu desempenho, incluindo resfriamento de pistão de jato de óleo múltiplo, válvulas de escape de grande diâmetro e uma porta de admissão parcialmente usinada.
A combustão é alimentada pelo sistema de injeção direta D-4S da Toyota, que opera em alta pressão para dispersão máxima de combustível.
Preço do Toyota GR Corolla
Serão apenas 99 unidades disponíveis ao preço de 416.990,00 versão Core e 461.990,00 versão Circuit.