Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo
Segundo o ranking da BrandZTM, a montadora japonesa tem valor de marca estimado em US$ 28,9 bilhões
Pela oitava vez a Toyota foi nomeada como a empresa automotiva de maior valor. Os resultados foram divulgados na 10ª edição do ranking BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands 2015, e revelaram que a montadora japonesa vale US$ 28,9 bilhões (cerca de R$ 91,83 bilhões). A Lexus, divisão automotiva de luxo da Toyota, também entrou para o top 10 (US$ 4,3 bilhões ou cerca de R$ 23,66 bilhões).
O estudo, idealizado pela Millward Brown Optimor, consultoria global líder em análises de comunicações e marketing, propaganda e pesquisa digital, combina fórmulas e medidas que delimitam o valor das empresas, com base na percepção e opinião das pessoas. Para chegar aos resultados, foram entrevistados mais de dois milhões de consumidores em mais de 30 países.
Para compilação das informações são proporcionalmente consideradas performance financeira e de negócios de cada companhia, a fim de separar o valor que a marca desempenha para gerar receita e capitalização de mercado. Na equação são incluídas, ainda, as variações regionais.
Segundo os autores do relatório, embora as vendas de automóveis tenham apresentado sinais de melhoras em algumas regiões, o patamar permanece abaixo dos níveis pré-recessão em outros mercados, impactando negativamente os valores globais das marcas. Em contraste, as vendas totais da Toyota Motor Corporation em 2014 aumentaram em 2,5%, para 10,2 milhões de unidades, impactando positivamente para valorização da marca no ranking deste ano.