Toyota dá mais um passo rumo ao uso do hidrogênio como combustível
A Toyota deu mais um passo em relação ao uso do hidrogênio como combustível não somente para carros, mas também para as cidades.
Maior fabricante de automóveis do mundo, a Toyota Motor Corporation tem sido reconhecida, no últimos anos, por sua posição de não fazer dos veículos elétricos sua única aposta para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Desde junho de 2021, a montadora trabalha com a prefeitura de Fukushima, no Japão, para o desenvolvimento de novas cidades usando hidrogênio como base. Agora, a Toyota dá mais um passo no uso do hidrogênio como combustível. Confira.
Veja como a Toyota desenvolve o uso do hidrogênio como combustível
Como parte desses esforços, a Toyota tem colaborado com o Grupo Denso, também japonês, para usar o hidrogênio junto com energia renovável para descarbonizar instalações industriais.
A montadora desenvolveu, recentemente, um novo equipamento que produz hidrogênio a partir da eletrólise da água usando a bateria e outras tecnologias do Mirai – o primeiro carro movido a hidrogênio produzido em escala comercial no mundo, a partir de 2015. O equipamento entrará em operação em março em uma fábrica da Denso, que servirá como um local de implementação de tecnologia para promover seu uso generalizado daqui para frente.
A empresa vai acelerar seus esforços para construir um modelo de equipamento de eletrólise, produzindo hidrogênio limpo para queimá-lo em um dos fornos a gás da fábrica. Além disso, a Toyota divulgará os detalhes de seus esforços para construir esse modelo de utilização de hidrogênio, com o objetivo de expandir a implementação para a população de outras indústrias e regiões.
A utilização de hidrogênio na Denso Fukushima será implementada como um projeto subsidiado pela Organização de Desenvolvimento de Nova Energia e Tecnologia Industrial (NEDO).
A Toyota posicionou o hidrogénio como um combustível crítico para a promoção de iniciativas destinadas a reduzir as emissões de CO2 para contribuir nos avanços rumo à neutralidade de carbono.
Ao fazer isso, a marca visa promover o uso de hidrogênio não apenas por meio de carros elétricos com célula de combustível (FCEVs) – automóveis de passageiros, caminhões comerciais e ônibus –, mas também por meio do uso generalizado de produtos com célula de combustível (FC), como o desenvolvimento e operação de teste de geradores estacionários.
Para isso, a Toyota está trabalhando com vários parceiros da indústria nas áreas de produção, transporte, armazenamento e uso de hidrogênio. No futuro, a Toyota espera contribuir para expandir as opções de produção de hidrogênio a partir do biogás gerado do esterco de gado na Tailândia, além de desenvolver equipamentos de eletrólise.
O equipamento de eletrólise, que utiliza a bateria FC do ônibus Mirai/Sora FC, foi recém-desenvolvido e aproveita a tecnologia que a Toyota cultivou ao longo de muitos anos de desenvolvimento do FCEV.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.