Toyota Corolla x Audi A3 Sedan: qual seminovo leva a melhor

Toyota Corolla
O Toyota Corolla e o Audi A3 Sedan podem ser boas opções de sedãs seminovos (Foto: Divulgação/Toyota e Audi)

A maioria dos sedãs médios possuem diversas qualidades. Dentre elas, podemos destacar o espaço no bagageiro, o conforto e a sofisticação. E no mercado de carros seminovos você pode encontrar algumas opções importantes. O Toyota Corolla e o Audi A3 Sedan são duas delas. Estes carros possuem todos os atributos acima (e alguns outros). Mas qual deles é a melhor compra? Veja!

Toyota Corolla
Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Qual seminovo você considera que se sai melhor? Fomos apurar!

Estamos falando de dois carros que, apesar de seguirem propostas diferentes, oferecem atributos parecidos. O modelo japonês você já conhece. Ele é vendido aqui no Brasil desde o ano de 1992. Em 1998, o Corolla passou a ser fabricado no País. Já o modelo da montadora alemã é mais recente. O A3 Sedan foi originalmente lançado em terras brasileiras em 2014. Primeiramente, ele chegou importado.

Toyota Corolla
Audi A3 Sedan (Foto: Divulgação/Audi)

Em um segundo momento, a marca passou a fabricá-lo em São José dos Pinhais-PR. Isso aconteceu entre 2015 e 2021. Agora, a nova geração do modelo premium voltou a ser importada. Só que agora ele vem da Alemanha. E os modelos seminovos de ambos surgem como uma boa oportunidade de compra para quem procura um carro espaçoso e completo a partir R$ 114 mil. E neste caso estamos falando do Toyota Corolla Altis e do Audi A3 1.4 Ambiente.

Estas são as versões mais completas deles. E estes são dois modelos que oferecem diversas qualidades interessantes. Ambos possuem, por exemplo, um visual bastante moderno. E eles trazem alguns dos atributos mais esperados em um sedã médio, como um bom espaço interno. O Toyota Corolla possui um entre-eixos de 2.700 mm. Enquanto isso, o Audi A3 tem 2.637 mm de entre-eixos.

Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Ou seja, o carro japonês leva vantagem aqui. O mesmo acontece com o porta-malas. O bagageiro da  9ª geração do carro asiático tem capacidade para 470 litros. Enquanto isso, o porta-malas do modelo alemão possui um espaço para 425 litros. Lembrando que o Corolla mede 4.620 mm de comprimento, 1.775 mm de largura e 1.475 mm de altura. Já o A3 Sedan mede 4.456 mm de comprimento, 1.796 mm de largura e 1.416 mm de altura.

Conjunto mecânico e consumo

Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Os dois carros estão equipados com conjuntos mecânicos interessantes. O Toyota Corolla Altis traz sobre o capô o motor 2.0 Dual VVT-i DOHC 16V Flex. Ele pode produzir uma potência máxima de 154 cv e um torque máximo de 20,7 kgfm. Ele vem acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT. Enquanto isso, o Audi A3 Sedan Ambiente está equipado com um motor 1.4 TFSi 16V Flex. Este propulsor possui uma potência máxima de 150 cv. Já o torque máximo é de 25,5 kgfm.

Toyota Corolla

Neste caso, o motor do Corolla é mais potente. Só que o A3 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Ou seja, em menos tempo que o carro da Toyota. O carro da Audi se destaca ainda no consumo. Veja abaixo os números dos dois veículos.

Audi A3 

Cidade = 11,7 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol)

Estrada = 14,2 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol)

Toyota Corolla

Cidade: 10,6 km/l (gasolina) e 7,2 km/l (etanol)

Estrada = 12,6 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol)

Equipamentos de série

Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Um outro ponto positivo de ambos os carros é a lista de equipamentos de série. O Toyota Corolla Altis vem de série com ar-condicionado automático digital (dual zone), sensor de chuva, faróis em LED, rodas de 17 polegadas, detalhes cromados,  banco do motorista com ajustes elétricos, controle de velocidade de cruzeiro.

Além disso, central multimídia de sete polegadas, faróis de neblina, painel de instrumentos com tela TFT de 4,2 polegadas (colorida), controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, sete airbags e entre outros.

Do mesmo modo, o Audi A3 Sedan 1.4 Ambiente também oferece um conteúdo muito bom. Ele vem de fábrica com seis airbags, ar-condicionado, sensor de chuva, rodas de 17 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento, central multimídia de sete polegadas, faróis de xenônio (com acendimento automático), direção elétrica e entre outros equipamentos.

Fique com o Toyota Corolla Altis

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Assim sendo, temos duas boas opções de sedãs médios seminovos. Temos aqui um carro bastante conhecido pelo público e um carro premium bastante interessante. Mas o grande vencedor é o Toyota Corolla Altis. Ele pode oferecer uma lista de equipamentos mais interessante e possui um espaço interno maior. Podemos acrescentar que a manutenção é mais em conta.

Com informações de Instacarro

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar