Toyota Corolla GLi 2022: tudo sobre a versão de entrada do sedã

O Toyota Corolla GLi 2022 custa um pouco a mais que seus adversários e tenta ser uma alternativa aos SUVs. Dentre seus equipamentos...

Líder de vendas dentre os sedãs médios oferecidos por aqui, o Toyota Corolla é um dos carros mais conhecidos em todo o mundo. O motivo? Bom espaço interno e um nível de conforto bastante elevado. E você pode encontrar estes requisitos desde a versão de entrada. O Corolla GLi 2022 custa um pouco a mais que seus adversários e tenta ser uma alternativa aos SUVs.

Toyota Corolla GLi 2022

Custando a partir de R$ 123.790, o carro é a versão de entrada do três volumes aqui no Brasil. Olhando para o cenário atual, ele é mais caro que o Honda Civic LX (R$ 113,800) e o Chevrolet Cruze LT (R$ 118.290). Sem falar que em um mercado cada vez mais dominado pelos SUVs, ele pode sofrer com a concorrência.

Fabricada em Indaiatuba-SP, a décima terceira geração do veículo trouxe um pouco mais de leveza e modernidade ao visual do sedã. Mesmo ainda sendo um pouco discreto, o veículo deixou um pouco de lado a cara de “tiozão”. Sua nova grade segue o padrão atual da marca.

No caso do Corolla GLi 2022, ela tem a companhia dos faróis (com regulagem de altura e sistema de halogênio) em formato de três “J” e luzes de condução diurna. Destaque também para o novo visual da lanterna traseira e as rodas de liga leve de 16″.

Toyota Corolla GLi 2022 (Foto: Divulgação/Toyota do Brasil)

Enquanto isso, o interior é um de seus principais atributos. Os 2.700 mm de entre-eixos garantem um bom espaço para os cinco ocupantes. Além disso, o carro possui parte do acabamento revestido em tecido, couro e matéria sintético preto. Para quem usa o veículo para viajar com a família, os 470 litros do bagageiro podem ser a solução.

Motorização

Do mesmo modo que todas as versões movidas à combustão, o Toyota Corolla GLi 2022 tem sob o capô o motor 2.0L Dual VVT-iE 16V DOHC Flex, com injeção direta D-4S. Ele pode gerar 177 cv a 6.600 rpm de potência e 21,4 kgfm de torque máximo a 4.400 rpm. Com ele, o carro pode gerar uma velocidade máxima de 205 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. Sua transmissão é uma do tipo CVT de dez marchas.

Toyota Corolla GLi 2022 (Foto: Divulgação/Toyota do Brasil)

Com relação aos seus adversários diretos, a nova geração do Corolla possui os melhores números de consumo. Segundo dados do Inmetro, ele pode rodar 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, em trechos de rodovia, ele pode fazer 13,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol).

Equipamentos de série

Outro atributo do Toyota Corolla GLi 2022 é sua lista de equipamentos de série. E o fato de já oferecer um bom conteúdo desde o modelo mais em conta é uma qualidade que é perceptível desde que o modelo chegou ao Brasil, nos anos 1990.

Pensando na segurança de todos a bordo, o Corolla GLi oferece sete airbags, faróis com acendimento automático, controle de estabilidade, controle eletrônico de tração, sistema de assistência ao arranque em subida e sistema ISOFIX.

Do mesmo modo, outros equipamentos podem transformar a experiência do motorista e dos passageiros. A central multimídia de oito polegadas, por exemplo, pode ser usada para transmitir as informações passadas pela câmera de ré. Já o Android Auto e o Apple CarPlay ajudam a espelhar seu aparelho smartphone nela.

Toyota Corolla GLi 2022 (Foto: Divulgação/Toyota do Brasil)

Por fim, o caro ainda oferece:

  • ar-condicionado,
  • banco do motorista com regulagem para seis ajustes,
  • descansa-braços central traseiro,
  • chave com comando de abertura e travamento de portas,
  • computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas,
  • direção eletroassistida progressiva,
  • vidros e travas elétricas,
  • volante com controles de áudio.
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA