Toyota Corolla GLi 2022: tudo sobre a versão de entrada do sedã
O Toyota Corolla GLi 2022 custa um pouco a mais que seus adversários e tenta ser uma alternativa aos SUVs. Dentre seus equipamentos...
Líder de vendas dentre os sedãs médios oferecidos por aqui, o Toyota Corolla é um dos carros mais conhecidos em todo o mundo. O motivo? Bom espaço interno e um nível de conforto bastante elevado. E você pode encontrar estes requisitos desde a versão de entrada. O Corolla GLi 2022 custa um pouco a mais que seus adversários e tenta ser uma alternativa aos SUVs.
Toyota Corolla GLi 2022
Custando a partir de R$ 123.790, o carro é a versão de entrada do três volumes aqui no Brasil. Olhando para o cenário atual, ele é mais caro que o Honda Civic LX (R$ 113,800) e o Chevrolet Cruze LT (R$ 118.290). Sem falar que em um mercado cada vez mais dominado pelos SUVs, ele pode sofrer com a concorrência.
Fabricada em Indaiatuba-SP, a décima terceira geração do veículo trouxe um pouco mais de leveza e modernidade ao visual do sedã. Mesmo ainda sendo um pouco discreto, o veículo deixou um pouco de lado a cara de “tiozão”. Sua nova grade segue o padrão atual da marca.
No caso do Corolla GLi 2022, ela tem a companhia dos faróis (com regulagem de altura e sistema de halogênio) em formato de três “J” e luzes de condução diurna. Destaque também para o novo visual da lanterna traseira e as rodas de liga leve de 16″.
Enquanto isso, o interior é um de seus principais atributos. Os 2.700 mm de entre-eixos garantem um bom espaço para os cinco ocupantes. Além disso, o carro possui parte do acabamento revestido em tecido, couro e matéria sintético preto. Para quem usa o veículo para viajar com a família, os 470 litros do bagageiro podem ser a solução.
Motorização
Do mesmo modo que todas as versões movidas à combustão, o Toyota Corolla GLi 2022 tem sob o capô o motor 2.0L Dual VVT-iE 16V DOHC Flex, com injeção direta D-4S. Ele pode gerar 177 cv a 6.600 rpm de potência e 21,4 kgfm de torque máximo a 4.400 rpm. Com ele, o carro pode gerar uma velocidade máxima de 205 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. Sua transmissão é uma do tipo CVT de dez marchas.
Com relação aos seus adversários diretos, a nova geração do Corolla possui os melhores números de consumo. Segundo dados do Inmetro, ele pode rodar 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, em trechos de rodovia, ele pode fazer 13,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol).
Equipamentos de série
Outro atributo do Toyota Corolla GLi 2022 é sua lista de equipamentos de série. E o fato de já oferecer um bom conteúdo desde o modelo mais em conta é uma qualidade que é perceptível desde que o modelo chegou ao Brasil, nos anos 1990.
Pensando na segurança de todos a bordo, o Corolla GLi oferece sete airbags, faróis com acendimento automático, controle de estabilidade, controle eletrônico de tração, sistema de assistência ao arranque em subida e sistema ISOFIX.
Do mesmo modo, outros equipamentos podem transformar a experiência do motorista e dos passageiros. A central multimídia de oito polegadas, por exemplo, pode ser usada para transmitir as informações passadas pela câmera de ré. Já o Android Auto e o Apple CarPlay ajudam a espelhar seu aparelho smartphone nela.
Por fim, o caro ainda oferece:
- ar-condicionado,
- banco do motorista com regulagem para seis ajustes,
- descansa-braços central traseiro,
- chave com comando de abertura e travamento de portas,
- computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas,
- direção eletroassistida progressiva,
- vidros e travas elétricas,
- volante com controles de áudio.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.