Toyota Corolla Cross XRX Hybrid vale a compra? Conheça o SUV híbrido
Custando a partir de R$ 186.490, o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid oferece o máximo de sofisticação e um motor eficiente.
Desde que apresentou o Prius no começo do século, a Toyota vem se tornando uma das principais marcas no mercado de carros elétricos. E ela agora quer buscar um espaço nos SUVs que trazem um motor mais eficiente. Posicionado no ponto mais alto de sua linha, o Corolla Cross XRX Hybrid chega para brigar com modelos como o Jeep Compass. E e ele tem vários atributos que merecem ser destacados.
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid
Aqui no Brasil, o SUV foi lançado no começo deste ano. Assim como a nova geração do Corolla e o Lexus UX 250h, ele foi construído sobre a plataforma Toyota New Global Architecture GA-C. Além de serem fabricados em Sorocaba-SP, ele e o modelo três volumes andam lado a lado no quesito luxo e conforto. Ainda mais se tratarmos de suas versões top de linha.
Para enfrentar a concorrência, o Corolla Cross XRX Hybrid traz algumas diferenças com relação a configuração a combustão. Na dianteira, as luzes LED (com o sistema DRL), a moldura da grade prateada, rodas de liga leve, pneus R225/50 R18 logotipo da Toyota tem detalhes em azul.
Ele mede 1.620 mm de altura, 4.460 de comprimento e 1.825 mm de largura. Por dentro, o SUV tem um ótimo espaço interno e um acabamento interno de primeira linha, uma das marcas dos veículos fabricados pela Toyota.
Motorização
Com um sistema híbrido Flex, o motor 1.8L VVT-i 16V DOHC Flex. Ele entrega uma potência combinada é de 123 cv e 31,1 kgfm de torque. A transmissão utilizada por ele é a Hybrid Tramsaxle CVT. Você pode escolher dentre quatro opções de modos: Normal, ECO, Power e Electric Vehicle. Sua velocidade máxima é de 170km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos.
Esse tipo de motor deixa o veículo mais econômico. Segundos dados do INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de fazer 17 km/ l (gasolina) ou 11,8 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, ele roda 13,9 km/l usando gasolina e 9,6 km/l com etanol.
Equipamentos de série
Da mesma forma Corolla Altis Premium Hybrid, o Corolla Cross XRX Hybrid oferece um vasto pacote de equipamentos de série. Alguns itens, como por exemplo sistema de pré-colisão frontal e sistema de assistência de permanência de faixa ajudam o motorista na hora de conduzir o veículo. Destaque também para a central multimídia com sistema Toyota Play.
Alguns itens só estão disponíveis nessa versão. É o caso do ar-condicionado DualZone, do banco do motorista com regulagem elétrica, computador de bordo com tela de 7″, e teto solar.
Por fim, o carro ainda oferece sete airbags, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, chave com sistema Smart Entry, computador de bordo com tela TFT de 4,2″, direção eletroassistida progressiva, entradas USB traseiras, luzes diurnas, porta-malas iluminado, sistema de partida por botão, sistema de destravamento das portas por sensor, vidros e travas elétricas. controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, sistema de assistência ao arranque em subida, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina dianteiros, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; alerta de ponto cego e o alerta de tráfego traseiro.
Assim sendo, o automóvel, que custa a partir de R$ 186.490, oferece o máximo de sofisticação. Os bancos de couro de cor bege e maçanetas prata dão um toque de luxo para ele. Já o porta-malas tem capacidade para 440 litros. Vale lembrar que a versão mais em conta, a XRV Hybrid, tem preços a partir de R$ 179.190.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.