Toyota Corolla Cross XRE 2022: preço, motor e equipamentos do modelo
Custando a partir de R$ 157.090, o Toyota Corolla Cros XRE é a versão mais cara do veículo que traz motor Flex. Veja os detalhes do SUV médio japonês
No começo deste ano, a Toyota anunciou a sua entrada em uma categoria bastante concorrida aqui no Brasil. Com o Corolla Cross, a montadora japonesa entrou de vez no mercado de SUVs médios. Atualmente, ele pode ser encontrada em duas configurações de acabamento e que usam um motor bicombustível. Dentre elas, é o modelo XRE que oferece um bom conteúdo tecnológico e itens de segurança.
Toyota Corolla Cross XRE 2022
Custando a partir de R$ 157.090, o modelo fica posicionado logo acima da configuração XR. Ou seja, a mais cara dos modelos movidos a combustão. Alguns itens mostram que a diferença de R$ 10 mil reais para a versão de entrada valem a pena. Dentro da categoria, seu principal concorrente é o Jeep Compas. Na mesma faixa de preço, está a versão Longitude (R$ 158.990).
Se formos escolher uma versão do seu irmão de três volumes para comparar este modelo aqui, será o modelo XEi. Um carro com um bom nível de sofisticação. Sem falar no design imponente. Entretanto, as diferenças para o Corolla Croos XR são bem poucas. Na dianteira, por exemplo, saem os faróis de halogênio e entra os de LED. O conjunto ótico ainda possui luzes de condução diurna e faróis de neblina perto da grade inferior.
Enquanto isso, as lanternas traseiras de LED também estão disponíveis no modelo mais caro. Já as rodas de liga leve de 18 polegadas (Pneus 225/50 R18) com acabamento na cor cinza escuro e diamantada são as mesmas da configuração XRV Hybrid.
Agora, se por fora ele mostra ser um verdadeiro SUV, por dentro o conforto é de um três volumes. Alguns itens dão um toque mais refinado. O acabamento interno, por exemplo, tem partes revestidas em couro e material sintético. Enquanto isso, a central multimídia Toyota Play (tela de oito polegadas) está no centro do painel. Na configuração XRE, você encontrará a câmera de ré com linhas de distância. É possível também emparelhar seu smartphone com o Android Auto e o Apple CarPlay.
Para quem vai dentro, o espaço interno é bastante confortável. Na hora de viajar, um bom porta-malas com capacidade para 440 litros.
Equipamentos de série
Um fator que torna o Toyota Corolla Cross XRE uma boa opção dentro da sua categoria é o seu pacote de itens de série. O conteúdo oferecido pelo veículo pode surpreender muitas pessoas.
Alguns itens são encontrados somente aqui (contando apenas os modelos Flex). Por exemplo:
- Bancos traseiros com descansa-braços
- Sistema de chave presencial Smart Entry
- Controle de velocidade de cruzeiro
- Espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico
- Paddle-Shifts
- Sistema de partida por botão (sem chave; Start Button/Push Start)
- Sensor de chuva
Além disso, o carro ainda oferece sete airbags, ar-condicionado digital de duas zona, banco do motorista e com regulagem, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e entre outros.
Conjunto mecânico e consumo
Assim como a versão de entrada, o Toyota Corolla Cross XRE traz um motor Flex. O 2.0L Dua VVT-iE 16V pode gerar uma potência máxima de 177 cv a 6.600 rpm e 21,4 kgfm a 4.400 rpm de torque, Usando uma transmissão automática CVT (modo sequencial de dez marchas), o veículo pode acelerar até os 100 km/h em 9,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 195 km/h.
Se você curte ter ao volante aquela sensação de estar pilotando um carro de corrida, a Toyota instalou paddle-shifts no modelo. Sem falar do sistema de injeção direta D-4S.
Por fim, o consumo do veículo é um ponto forte. Segundo dados do Inmetro, ele faz:
- Cidade: 11,5 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol)
- Estrada: 12,8 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol)
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.