Toyota Corolla Cross ou BYD Song Pro: qual SUV híbrido levar para casa?
Toyota Corolla Cross ou BYD Song Pro: qual SUV híbrido levar para casa? Fizemos um comparativo dos dois para ajudar na escolha
Com o preço recém-revelado, o BYD Song Pro mostrou que vai realmente mirar no Corolla Cross. O modelo será disponibilizado nas versões GL e GS justamente para rivalizar com o SUV híbrido da Toyota, mas qual levar para casa: Toyota Corolla Cross ou BYD Song Pro?
Nós do Garagem360 fizemos um comparativo com os dois modelos para tentar responder essa pergunta. Acompanhe!
O BYD Song chega com preços a partir de R$ 189.800 (GL) e R$ 199.990 (GS), enquanto o Corolla Cross Hybrid XRV 2025 recém-lançado custa R$ 202.690,00 e a versão topo de linha XRX é vendida a R$ 213.010.
Veja os principais pontos de comparação entre os dois
Desempenho
Mais barato, o modelo chinês é equipado com motor 1.5 aspirado e um propulsor elétrico. Juntos entregam 235 cv de potência e 43 kgfm de torque.
É mais do que o Corolla Cross, com seu sistema de motor 1.8 aspirado e dois propulsores elétricos. A potência combinada é de 123 cv, quase metade do concorrente que acaba de chegar. No entanto, sua motorização é flex, enquanto o chinês só pode ser abastecido com gasolina.
Leia também:
Chegou o Novo BYD Song Pro com 8 anos de garantia.
Consumo
Quanto a eficiência, o Song Pro promete a impressionante marca de 22,7 km/l e uma autonomia que chega a 1.100 km, graças ao tanque de combustível de 52 litros.
Já o modelo da Toyota tem o consumo comprovado pelo Inmetro de 17,7 km/L dentro da cidade e 14,6 km/L na estrada. A autonomia é menor, de 637 km, por conta do tanque de combustível de apenas 36 litros.
Design
O BYD Song Pro adota um visual moderno e esportivo, com linhas marcantes e faróis de LED afiados. O interior é espaçoso e confortável, com materiais de boa qualidade e acabamento refinado.
O Corolla Cross, por sua vez, oferece um design elegante e sofisticado, com linhas mais fluidas. O interior também é amplo e confortável, mas o acabamento poderia ser um pouco melhor face ao preço cobrado.
Medidas
O Song Pro ostenta 4,73 metros de comprimento contra 4,46 metros do Corolla Cross, 1,86 metros de largura contra 1,82 metros, 1,71 metros de altura ante 1,62 metros e 2,71 metros de distância entre-eixos contra 2,64 metros, respectivamente.
O porta-malas do chinês é de 520 litros, ante 440 litros do rival. Essa diferença de 80 litros pode ser determinante para alguns compradores.
Tecnologia e segurança
Os dois trazem de série itens como câmeras de 360º, GPS integrado, chave NFC, faróis de LED, controle de cruzeiro, ar-condicionado digital de duas zonas nas versões de entrada.
O BYD Song Pro é equipado com diversas tecnologias de última geração, como multimídia de 12,8” com rotação vertical ou horizontal, painel de instrumento digital de 12,” polegadas piloto automático adaptativo, alerta de colisão, assistente de permanência de faixa, entre outros.
O Toyota Corolla Cross se destaca pelo sistema avançado de segurança composto por alerta e frenagem de emergência, alerta e assistência de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado, assistente de ponto cego e outros recursos que o Song Pro não trouxe para o Brasil por questões de preço.
O Corolla só perde na multimídia menor, de 8 polegadas e o painel de instrumentos de 7.
Garantia
8 anos para o Song Pro e 5 anos para o Corolla Cross.
Veredito
O BYD Song Pro se destaca pela sua autonomia superior, design moderno, maior espaço e acabamento, mas peca em não ter todos os recursos avançados de segurança. É uma excelente opção para quem busca um SUV espaçoso, confortável e com alta tecnologia embarcada.
Já o Toyota Corolla Cross ganha de lavada em segurança. Além disso, tem o respaldo da confiabilidade da marca, algo que a chinesa ainda vai ter que lutar um pouco para chegar ao mesmo nível.
Também é uma ótima opção para quem busca um SUV robusto, durável, com bom custo benefício e valor de revenda. No entanto, também peca e nesse caso é no acabamento interno.
Qualquer um dos dois vai ser uma boa escolha, mas é necessário ponderar os atributos e defeitos de cada um.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.