Toyota Corolla Cross cresce em vendas, mas será que bate o Compass?

O Toyota Corolla Cross é o principal lançamento da marca em 2021. E o SUV passa por um bom momento em vendas, mas vai passar o Compass?

O Toyota Corolla Cross é o principal lançamento da marca japonesa em 2021. E o SUV teve dois desafios logo de cara.

Primeiramente, o carro tinha o peso de levar o nome Corolla, que é o mais tradicional da marca. E depois que ele teria a responsabilidade de fazer frente ao rei dos SUVs médios, o Jeep Compass, que domina a categoria com folga desde que foi lançado.

Superar o rival ainda não foi possível, mas o utilitário esportivo da marca japonesa tem conseguido resultados animadores no ranking de vendas.

SUV vai conseguir ser líder? |Foto: Divulgação/Toyota

Toyota Corolla Cross em alta

De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Toyota Corolla Cross já é o segundo SUV mais vendido de sua categoria.

Leia mais: Testamos: Jeep Renegade Trailhawk vale o preço alto?

Em julho, ele emplacou 5.068 unidades, enquanto que o Compass, primeiro colocado do mês e do ano na categoria, teve 6.670 unidades comercializadas.

Para ilustrar o bom momento do utilitário da Toyota, o terceiro colocado em julho foi o Caoa Cherry Tiggo 8 com 906 unidades vendidas. Em todo o ano, o modelo sino-brasileiro vendeu 4.669 unidades, que é menos do que o Corolla Cross vendeu em apenas um mês.

Pode superar o Compass?

Jeep Compass segue líder, mas vê rival japonês encostar |Foto: Divulgação/Jeep

Como diz o colega jornalista João Anacleto do canal A Roda, na vida é mais fácil ser historiador do que profeta. Afinal, não é fácil prever o futuro. Porém, arrisco que o SUV da Toyota vai incomodar bastante o Compass, mas não acredito que ele vai conseguir superá-lo.

Não que o rival japonês não seja um bom carro. Mesmo sem ser testado ainda pelo Garagem360, as críticas são positivas. Porém, por mais que tenha versões híbridas, o Corolla Cross não tem o trunfo que só o Compass tem, que é o motor diesel.

Embora não seja tão amigo do meio ambiente, a motorização só está presente no modelo da Jeep neste segmento. E para complicar ainda mais a situação do modelo da Toyota, o Jeep Compass deve ganhar uma versão híbrida leve em breve.

Por esses motivos que não acredito em uma virada japonesa. Mas as duas marcas precisam se atentar ao outro concorrente que tenta vir forte, que é o Volkswagen Taos. Só que isso é assunto para uma próxima oportunidade.

SUV vai conseguir ser líder? |Foto: Divulgação/Toyota

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile