Toyota Corolla completa 30 anos no Brasil; relembre história do sedã

O Toyota Corolla está presente no Brasil há 3 décadas e, desde então, atingiu o marco de 1 milhão de unidades produzidas; veja linha do tempo

O Toyota Corolla foi revelado no mercado brasileiro de forma oficial em 1992, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, junto com outros nomes, como Hilux, SW4 e o sedã Camry. Desde então, cerca de 2 milhões de unidades destes quatro veículos foram comercializadas em território nacional.

8º geração do Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Relembre a história do Toyota Corolla no Brasil

Com a abertura comercial promovida no Brasil na década de 1990, muitos fabricantes de automóveis iniciaram a apresentação de seus modelos para o público nacional. Uma destas oportunidades aconteceu no Salão Internacional do Automóvel em 1992, quando a Toyota trouxe para o País diversos modelos, dentre eles o sedã Corolla, bem como outros modelos, como SW4 Hilux e Camry.

Desde então, esses modelos atingiram o marco de aproximadamente 2 milhões de unidades vendidas durante 30 anos de presença no mercado brasileiro, sendo que 1 milhão de unidades se referem apenas ao Corolla.

O sedã médio foi apresentado no Brasil em sua 7ª geração. Inicialmente, ele foi importado do Japão e chegou ao país com motor 1.8 16V, de quatro cilindros, com 115 cv e transmissão manual de cinco marchas na versão LE, além de sistema de injeção eletrônica – item não muito comum nos carros nacionais na época.

Além disso, ele tinha a possibilidade de ser equipado com transmissão automática com Overdrive e itens de segurança ainda raros naquele momento, como airbag e freios com assistência ABS.

Para a linha 1995 a Toyota lançou a carroceria Station Wagon do Corolla, com motor 1.8 16V. Para o sedã, chegou por aqui a versão de entrada, DX, com motor 1.6 de 106 cv, e opções de transmissão manual de cinco marchas ou automática de três marchas.

A partir daí, a Toyota do Brasil começou a planejar a fabricação do modelo em terras brasileiras, sendo 1996 um ano importante para que a fábrica de Indaiatuba, localizada no interior de São Paulo, começasse a sair do papel.

A chegada da 8ª geração do Corolla, em 1997, definiria os próximos passos da marca no Brasil. Responsável por abrir os caminhos do que seria o modelo brasileiro, os veículos – ainda importados – eram oferecidos nas versões GLi para o sedã, e XLi para a Station Wagon, ambos equipados com motor 1.6 16V de106 cv e opções de transmissões manual de cinco marchas e automática de quatro marchas com Overdrive.

Início da produção nacional do Corolla

Em setembro de 1998, seis anos após o lançamento no mercado brasileiro, o Corolla passou a ser nacional, fabricado em Indaiatuba. O sedã da época trazia uma configuração especialmente projetada para o mercado brasileiro, com um motor quatro cilindros 1.8 16V de 116 cv e opções de transmissão manual de cinco marchas e automática de quatro marchas com Overdrive, e versões XLi, XEi e SE-G (de entrada, intermediária e topo de linha, respectivamente).

Primeiro Toyota Corolla produzido no Brasil (Foto: Divulgação/Toyota)

Nesse época, o Corolla já trazia de série airbag duplo, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitadores de força, bem como cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros. No total, foram produzidas mais de 50 mil unidades até a chegada da próxima geração.

Toyota Corolla se tornou líder da categoria a partir da 9º geração

A 9ª geração do Corolla foi responsável por transformar o sedã em líder do segmento. Apresentado em 2002, o modelo reformulado trouxe novamente ao portfólio da Toyota a carroceria Station Wagon, com a perua Corolla Fielder, em 2004, que depois ficou conhecida apenas como Fielder.

Além disso, a nova geração também teve a série especial S, em 2006, que contou com apenas 1.800 unidades e trouxe detalhes estéticos exclusivos que proporcionavam um visual mais esportivo aos modelos.

Também foi na 9ª geração que ocorreu a introdução, em 2007, da tecnologia flexfuel nos motores da família 1.8 16V VVT-i, com 136 cv.

Já a próxima geração, a 10ª, lançada por aqui em 2008, marcou um novo patamar para o sedã da Toyota. A versão Altis, substituta da anterior SE-G, lançada em 2010, passou a contar com a inédita motorização 2.0 16V flex, de 153/142 cv quando abastecido com etanol ou gasolina.

Toyota Corolla de décima geração (Foto: Divulgação/Toyota)

Depois de um facelift na linha 2012, o três-volumes, além de receber melhorias técnicas no propulsor 1.8 16V, elevando a potência para 139 cv quando abastecido com gasolina e 144 cv quando abastecido com etanol, também contou com uma nova série especial esportiva, a XRS, na linha 2013.

Apresentada como linha 2015, a 11ª geração chegou ao mercado brasileiro em 2014 com um entre eixos 10 centímetros maior, assoalho plano e câmbio automático do tipo CVT. Outra novidade foi a chegada de duas versões inéditas, a GLi Upper, e a especial Dynamic, em 2016 e 2017, na ordem.

Em 2017, como linha 2018, o Corolla trazia design renovado, mais itens de conforto, conveniência e segurança, contando com a adição de controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e 7 airbags de série para toda a linha. Nesta época, o Corolla já havia recebido 5 estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.

Linha 2018 do Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

1 milhão de unidades produzidas e estreia de motorização híbrida

Com a marca de 1 milhão de unidades do Toyota Corolla produzidas no Brasil, a marca inovou mais uma vez e lançou, em 2019, a 12ª geração do sedã médio, que ficou marcada por ser o primeiro veículo híbrido flex do mundo.

O modelo a combustão foi apresentado nas versões GLi, XEi e Altis, com novo motor Dynamic Force 2.0 16V de 177 cv, com injeção direta, aliado à transmissão CVT Direct Shift de 10 marchas.

Já a inédita versão Altis Hybrid, chegou ao mercado com o motor 1.8 16V flex, com 101 cv e dois motores elétricos de 72 cv, com potência combinada de 122 cv, tudo isso aliado a transmissão Hybrid Transaxle, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com o motor, sem desperdiçar energia.

O Corolla é líder no segmento de sedãs médios desde 2014 e, em 2022, possui mais de 73% de participação no segmento (segundo dados da Fenabrave no acumulado até novembro de 2022).

A versão GR-Sport, lançada por aqui em 2021, é equipada com motor 2.0 flex Dynamic Force, suspensão com molas e amortecedores mais firmes e braços estruturais ligados ao chassi e defletores na parte inferior do carro, além de interior exclusivo.

Na linha 2023, todas as versões do Corolla passaram a trazer de série a tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), pacote que contempla recursos como o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

Toyota Corolla GR-Sport (Foto: Divulgação/Toyota)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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