Toyota Corolla 2023: tudo sobre nova linha chega ao Brasil no ano que vem

O Toyota Corolla 2023 traz poucas mudanças no visual. Mas conta com uma nova central multimídia e com um motor mais potente. Veja!

O sedã médio mais conhecido do mundo está de cara nova. A Toyota anunciou a reestilização da 12ª geração do Corolla no mercado europeu. O modelo traz poucas mudanças no visual. Já o interior passou a contar com uma nova central multimídia. Sem falar que o Toyota Corolla 2023 está mais potente. Saiba mais!

O Toyota Corolla 2023 europeu foi apresentado (Foto: Divulgação/Toyota)

Tudo sobre o novo Toyota Corolla 2023, que foi lançado na Europa

A reestilização do carro foi anunciada nesta última semana. Além da versão sedã, o modelo comercializado no continente europeu ainda traz as versões hatch e perua – que também passaram por mudanças. O Corolla é um dos carros mais conhecidos em todo o mundo. Lançado originalmente em 1966, o veículo está em sua décima segunda geração.

Toyota Corolla 2023 europeu (Foto: Divulgação/Toyota)

Toyota Corolla 2023 europeu (Foto: Divulgação/Toyota)

E as mudanças realizadas por lá podem interessar ao mercado brasileiro. Afinal, o modelo vendido no Brasil, lançado em 2019, também passará por mudanças em breve. No caso do carro que vocês estão vendo nas fotos, as mudanças no lado externo foram sutis. A grade inferior, por exemplo, ganhou uma malha no formato de colmeia.

Já as molduras dos faróis de neblina foram redesenhadas. O mesmo acontece com as rodas de liga leve do carro. De resto, o sedã segue sem alterações. No Velho Continente, o modelo hatchback e a perua ganharam novos faróis bi-LED. Veja na foto mais abaixo que os três veículos possuem diferenças pontuais.

Toyota Corolla 2023 europeu (Foto: Divulgação/Toyota)

Outras alterações importantes foram feitas no lado interno do veículo. Agora, a central multimídia possui uma tela de 10,5 polegadas. O equipamento traz uma tecnologia anti-reflexo. De acordo com a montadora, o item traz uma “excelente visibilidade em todas as condições de iluminação”.

Toyota Corolla 2023 europeu (Foto: Divulgação/Toyota)

Uma outra novidade aqui é que o motorista poderá consultar algumas informações importantes por meio do Toyota Smart Connect. O carro também passa a contar com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.

O acabamento interno também passou por transformações. Pensando na segurança, o Toyota Corolla 2023 conta com assistente de direção de emergência, Supressão de Aceleração, novo monitor de ponto cego e Safe Exit Assist.

Tecnologia híbrida de quinta geração

Toyota Corolla 2023 europeu (Foto: Divulgação/Toyota)

A motorização híbrida do Toyota Corolla 2023 também traz mudanças (em comparação ao modelo anterior). A marca diz que esta é a “quinta geração do sistema elétrico totalmente híbrido”. No caso, a unidade de controle de potência (PCU) e o motor transaxle ganharam um novo desenho. Já a bateria de íons de lítio está mais potente.

Ao todo, a marca oferece duas opções diferentes de motor. O motor 1.8, por exemplo, passou a gerar uma potência de 140 cv. Dados da marca mostram que o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. Já as emissões de CO2 não foram mudadas.

O Corolla europeu ainda contara com versões equipadas com um motor 2.0. Neste caso, a potência aumentou para 196 cv. Este carro pode atingir os 100 km/h em 7,5 segundos.

Reestilização no Brasil?

Ainda não se sabe se este novo Toyota Corolla será o mesmo do Brasil. Mas o modelo nacional deve realmente ganhar uma reestilização no ano que vem. No último mês de março, a fabricante japonesa anunciou que irá investir R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba-SP.

Ela diz que “o aporte será fundamental para aquisição de novas tecnologias na linha de montagem da unidade, visando projeto de renovação do ciclo de vida da atual geração do modelo”. Vamos esperar os próximos passos da empresa. Hoje, o Corolla está custando a partir de R$ 146.390,00 (versão GLI; preço nacional).

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile