Toyota Corolla 2023 passa por testes do Latin NCap; veja o resultado

O Toyota Corolla 2023 foi avaliado na 5ª rodada de testes de 2022 do Latin NCap, programa que avalia a segurança dos carros; veja o veredicto

A quinta bateria de resultados em 2022 do Latin NCap – Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe – apresenta resultados positivos para o Toyota Corolla 2023. O sedã, que é o mais vendido da história do mercado automotivo mundial, manteve o bom desempenho em termos de segurança veicular.

Veja como se saiu o Toyota Corolla 2023 nos testes do Latin NCap

O Toyota Corolla 2023, produzido no Brasil, alcançou cinco estrelas na análise do Latin NCap. O Corolla, que oferece sete airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamento padrão desde 2017, atingiu notas de 83,3% em ocupante adulto, 91,8% em ocupante infantil, 59,7% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,6% em assistência à segurança. 

O modelo foi avaliado nos testes do Latin NCap pela quinta vez por decisão voluntária da Toyota. A geração atual do Corolla já havia sido avaliada em 2019 pelo Latin NCap, também alcançando cinco estrelas para a proteção de ocupantes adultos e crianças, ainda sob o protocolo antigo.

Naquela época, foram avaliadas as tecnologias de assistência à segurança, bem como a proteção de pedestres, com o objetivo de avaliar o Corolla sob o próximo e mais exigente protocolo – que passou a exigir testes adicionais, além dos citados.

Agora, o modelo foi avaliado para impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) de cidade e de alta velocidade, sistemas de suporte de pista (LDW, LKA e RED) e ESC.

Latin NCap aprova o Toyota Corolla 2023 em testes (Foto: Divulgação/Latin NCap)

O impacto frontal mostrou proteção de marginal a boa para adultos. A estrutura foi estável e a área dos pés instável. O impacto lateral apresentou boa proteção e o impacto lateral de poste apresentou proteção de marginal a boa. No teste de chicotada cervical (whiplash) a proteção foi marginal, de acordo com relatório do Latin NCap.

Para o ocupante criança, o Toyota Corolla 2023 apresentou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação máxima na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). Na proteção de pedestres, o veículo apresentou níveis de proteção adequados e boa na maioria das áreas. A parte superior da perna e a parte inferior da perna receberem boa proteção. 

O Corolla oferece AEB, Proteção pra Usuários Vulneráveis de Estradas (VRU) para o mercado latino-americano, mas como não atende aos requisitos de disponibilidade do Latin NCap, esse item não foi avaliado. O modelo oferece Aviso de Cinto de Segurança (SBR) padrão em todos os assentos, mas não limitador de velocidade padrão. 

O Toyota Corolla 2023 vem de série com Sistema de Suporte de Pistas (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED), que apresentam desempenho aceitável de acordo com os requisitos do Latin NCap. AEB para cidade e alta velocidade apresentaram bom desempenho e atendem aos requisitos de disponibilidade do Latin NCap. 

O ESC de série apresentou bom desempenho e atingiu velocidade máxima de 90 km/h e 75 km/h nos testes ADAC (relativos à segurança das crianças) e de consumidores, respectivamente.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile