Toyota apresenta carro com tecnologia híbrida plug-in flex
Toyota apresenta carro com tecnologia híbrida plug-in flex. Veja como funciona o sistema e quais carros devem utilizá-lo no futuro.
A Toyota reafirma seu compromisso com a descarbonização da mobilidade no Brasil ao participar do evento da sanção do projeto de Lei “Combustível do Futuro”. Durante o evento, a montadora apresentou o carro com tecnologia híbrida plug-in flex.
Como funciona a tecnologia híbrida plug-in flex?
O modelo escolhido pela Toyota foi um protótipo do já conhecido Prius. Segundo a montadora, a tecnologia híbrida plug-in flex combina um motor a combustão interna flex a um motor elétrico e uma bateria recarregável com fonte externa.
O Prius apresentado também pode ser abastecido com etanol e antecipa o que a montadora está preparando para o Corolla, Corolla Cross e a nova picape intermediária que deve chegar ao mercado em 2027.
“Para seguir avançando na descarbonização da mobilidade precisamos de uma abordagem integrada que inclua combustíveis sustentáveis combinados a tecnologias automotivas.
Por isso, reconhecemos a introdução de políticas públicas como o Combustível do Futuro, que promovem o desenvolvimento de tecnologias limpas e a promoção de uma economia sustentável e socialmente responsável”, comenta Rafael Ceconello, diretor de assuntos regulatórios e governamentais da Toyota.
Testes no Brasil começaram em 2023
Há pouco mais de um ano, a Toyota iniciou os testes com o sistema híbrido plug-in flex. Na ocasião levantou a possibilidade de produção nacional de veículos época chamados de PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel).
Para os testes em laboratório utilizou um Toyota RAV4 PHEV, dando a entender que pode ser o primeiro modelo a ser equipado com a nova tecnologia.
O sistema híbrido full é semelhante ao sistema híbrido flex (HEV) presente no Corolla e Corolla Cross, no entanto conta com um motor elétrico mais robusto e uma bateria de maior capacidade.
Isso, segundo a montadora, pode representar um ganho em eficiência estimado é 70% maior quando comparado com modelos equivalentes exclusivamente a combustão.
“Partindo do princípio de que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro, estamos animados com os testes em um híbrido plug-in”, afirmou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Investimentos no Brasil
A Toyota ainda anunciou recentemente um investimento de R$ 11 bilhões até 2030. Entre as prioridades estão a expansão da capacidade produtiva e desenvolvimento de soluções de mobilidade.
Parte desse montante servirá para o desenvolvimento de produção de dois novos veículos híbridos flex. O primeiro deles, (possivelmente o Yaris Cross) será produzido em 2025.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.