Toyota anuncia lançamento do híbrido flex no Brasil; saiba mais

Toyota
O CEO da Toyota confirmou a chegada de um novo veículo com motor híbrido Flex. Ele pode ser o SUV compacto Yaris Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Parece que a Toyota vai mesmo levar adiante a ideia de ter mais um veículo com a tecnologia usada no Corolla Cross nos próximos anos. Isso porque o presidente da montadora anunciou que a marca irá lançar mais um carro com o sistema híbrido flex. A expectativa é que ele seja um SUV compacto. Além disso, deve começar em 2024.

 

Foto: (Divulgação/Toyota)

 

Lançamento do híbrido flex Toyota. Saiba mais!

Essa declaração foi feita pelo CEO da marca na América Latina de Caribe, Masahiro Inoue, durante uma entrevista do jornal “Folha de São Paulo”. Ele não chegou a dizer nomes ou o tipo da carroceria. No entanto, confirmou a intenção de fabricar um carro mais sustentável aqui no Brasil.

“A Toyota, mundialmente, vai oferecer produtos eletrificados, seja híbrido, híbrido plug-in ou com célula de combustível. No Brasil, teremos um carro pequeno com tecnologia híbrido flex.”, disse o executivo ao repórter Eduardo Sodré.

Apesar do mistério, algumas informações publicadas por sites especializados dão algumas pistas sobre o futuro lançamento. De acordo com os sites “Auto Segredos” e “Mobi Auto”, o veículo pode ser o Yaris Cross. Esse jipe foi lançado recentemente no mercado europeu. No entanto, por aqui, ele chegaria em 2024 e com um visual mais moderno que o modelo atual.

Foto: Divulgação/Toyota)

Os responsáveis pela produção seriam os trabalhadores da fábrica de Sorocaba-SP. O pequeno jipe faz parte da linha da nova geração do Toyota Yaris e, também, foi concebido sobre a plataforma TNGA-B. Aliás, o site “Mobi Auto” também adiantou que o modelo hatch e sedã chegariam ao Brasil no ano seguinte (2025).

Leia mais: Jeep pode lançar um novo SUV menor que o Renegade

Foto: Divulgação/Toyota Brasil)

Do mesmo modo que o Corolla Cross, o SUV compacto usaria o sistema híbrido Flex. No utilitário esportivo médio, ele é capaz de gerar uma potência combinada de 122 cv. O novo lançamento, assim, marcaria chegada da Toyota ao mercado dos aventureiros compactos. Além de aumentar o portfólio de SUVs da fabricante. Na linha atual, são oferecidos o SUV do Corolla, a RAV4 e a SW4.

Melhor escolha

Foto: Divulgação/Toyota Brasil)

Além disso, de anunciar o novo veículo produzido por aqui, o CEO da Toyota falou sobre outros assuntos que envolvem o mercado brasileiro. Perguntado, por exemplo, sobre a preferência por motores híbridos, falou o motivo da escolha da estratégia:

“A Toyota é a líder de mercado no segmento de carros híbridos, consideramos que essa é a melhor tecnologia no momento. Há a preocupação com a recarga, questão que pode estar resolvida na Califórnia ou na cidade de Xangai. Em países como o Brasil, entretanto, ainda não é possível ter uma estrutura ampla de carregamento das baterias. Por isso a aposta no híbrido flex para o mercado brasileiro”, disse Inoue ao jornal.

“O Brasil adotou o etanol há 40 anos, é praticamente carbono neutro, as emissões aparecem apenas na hora de produzir o combustível. Temos que aproveitar a tecnologia que já existe no país, não adianta investir muito dinheiro para produzir baterias.”, continuou o CEO.

Dentre outros tópicos discutidos, por exemplo, podemos destacar a crise dos semicondutores e exportação de veículos com o sistema híbrido Flex. Sobre isso, o executivo concluiu que a Índia está interessada na tecnologia.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar