Toyota encerra 2022 como a maior marca de carros do mundo; veja balanço
A Toyota encerrou o ano de 2022 como a maior marca de carros do mundo, com mais de 10,4 milhões de veículos vendidos; confira os números
A Toyota fechou o ano de 2022 como a maior marca de carros do mundo, com uma redução de apenas 0,1% em relação ao número de vendas registradas em 2021; confira os detalhes.
Pelo 3º ano consecutivo, Toyota é a maior a marca de carros do mundo
É certo que o ano de 2022 não foi um dos mais favoráveis para a indústria automotiva. Restrições causadas por novos avanços da Covid-19, bem como consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia, foram fatores responsáveis por impactar negativamente a venda e produção de diversas marcas.
Porém, em meio a um cenário de incertezas, em 2022 a Toyota conseguiu o feito de ser a maior marca de automóveis do mundo pelo terceiro ano consecutivo. No último ano, a empresa vendeu 10.483.024 automóveis a nível global, resultado basicamente igual ao obtido em 2021, com um recuo apenas de 0,1%.
Nesse caso, os resultados incluem as vendas tanto da Toyota, bem como das demais marcas do grupo japonês, como é o caso da Lexus, Daihatsu e Hino Motors.
Já na produção o resultado foi mais promissor: a marca fabricou 10.610.604 veículos em 2022, resultado 5,3% positivo sobre o ano anterior. Houve queda na produção da marca em seu país sede, o Japão, com recuo de 8%. Nos demais mercados, a produção aumentou 11%.
Se considerarmos apenas a Toyota, a marca registrou um crescimento de 5,2%, com mais de 9 milhões de unidades.
E válido lembrar que a Toyota, assim como muitas outras montadoras, foi extremamente impactada com os fatores externos que marcaram o último ano. Uma das ações que prejudicaram os resultados foi a paralisação das produções em sua fábrica na República Tcheca. Para 2023, a marca espera vender 10,6 milhões de automóveis.
A segunda posição com o Grupo Volkswagen. Nesse caso, a empresa registrou 8,3 milhões de veículos vendidos, uma queda de 7% em 2022 em relação ao ano de 2021. Este é o pior resultado da Volkswagen em mais de 10 anos.
Mudanças no comando da Toyota
E válido lembrar que, na última semana, a Toyota anunciou mudança em seu corpo executivo. A partir do dia 1º de abril deste ano, o atual presidente e CEO da empresa, Akio Toyoda, renunciará ao cargo. Nesta data estipulada, a posição será ocupada por Koji Sato, atual presidente da Lexus e da divisão esportiva da marca, a Gazoo Racing.
Toyoda ocupava o cargo desde 2009 e é neto do fundador do grupo japonês. Após a renúncia do cargo, ele passará a ocupar o cargo de presidente do conselho da empresa, posição que atualmente é ocupada por Takeshi Uchiyamada, um dos responsáveis por desenvolver o híbrido Prius.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.