Todos os carros conectados no Brasil e no mundo até 2025; veja planos da Hyundai
A Hyundai planeja desenvolver uma tecnologia de carros conectados. Os modelos poderão receber atualizações remotas.
A Hyundai anuncia o plano de desenvolvimento para Veículos Definidos por Software (SDV). A intenção da marca é transformar a experiência do cliente e entregar uma era sem precedentes de mobilidade conectada por meio de tecnologias de softwares em constante evolução.
Hyundai terá carros conectados até 2025
O Grupo Hyundai Motor anunciou nesta quarta-feira (12) uma nova estratégia global para transformar todos os automóveis em Veículos Definidos por Software (Software Defined Vehicles, SDV) até 2025.
Conforme anunciado pela marca, a iniciativa pioneira no setor, apresentada durante o fórum online global “Destravando a Era do Software”, promovido pelo Grupo, proporcionará uma era da mobilidade sem precedentes, oferecendo aos clientes a liberdade de atualizar remotamente o desempenho e as funcionalidades de seus veículos em qualquer lugar e a qualquer momento.
O Grupo também compartilhou planos para revolucionar a experiência do cliente durante toda a vida útil do automóvel e oferecer uma nova era de mobilidade por meio da tecnologia de software em constante evolução.
Essa tecnologia garantirá que todos os modelos, até mesmo aqueles já adquiridos, permaneçam atualizados. Isso permitirá que as funções do veículo, incluindo segurança, conveniência, conectividade, proteção contra roubo e desempenho de condução sejam aprimoradas por meio de atualizações de software totalmente remotas, conhecidas como Over-The- Air (OTA).
Tendo como base a plataforma de próxima geração para veículos elétricos, um novo controlador integrado e um Sistema Operacional de Carro Conectado (ccOS, em inglês) desenvolvido internamente, todos os veículos do Grupo serão equipados para receber atualizações de software via OTA até 2025.
De acordo com a montadora, a partir de 2023, todos os carros lançados pelo Grupo Hyundai Motor estarão equipados para receber atualizações de software Over-The-Air (OTA), permitindo que os clientes mantenham seus veículos em dia.
Essa transformação se aplicará não apenas aos modelos elétricos, mas também aos carros com motor a combustão interna. Todos os segmentos de veículos do Grupo vendidos ao redor do mundo evoluirão para serem definidos por software até 2025.
20 milhões de carros conectados em três anos
O Grupo espera que 20 milhões de veículos sejam registrados em seu serviço de carros conectados em todo o mundo até 2025. Os carros conectados e equipados com recursos de telecomunicação de ponta agregarão valor e possibilidades sem precedentes e fornecerão aos clientes serviços personalizados, como assinaturas de software.
Além disso, os dados dos carros conectados se interligarão com as futuras soluções de mobilidade do Grupo, incluindo Veículos com Propósito Definido, Mobilidade Aérea Avançada, robotáxis e outros tipos de robôs.
Ao estabelecer uma nova plataforma de dados, serviços inovadores serão oferecidos por meio da conexão e do processamento de vários dados gerados ao longo do ciclo de vida do veículo, promovendo também a criação de um ecossistema aberto em parceria com diversos setores, como logística e hospedagem.
Investimento de US$ 12,8 bilhões
O Grupo Hyundai Motor também investirá fortemente em tecnologias para integrar hardware e software, aprimorando e internalizando competências em mobilidade.
Até 2030, o Grupo planeja investir 18 trilhões de wons (US$ 12,83 bilhões) em um novo Centro Global de Software e acelerar o desenvolvimento de Veículos Definidos por Software.
“Ao transformar todos os automóveis em Veículos Definidos por Software até 2025, o Grupo Hyundai Motor redefinirá completamente o conceito de automóvel e liderará uma era de mobilidade nunca experimentada”, afirmou Chung Kook Park, Presidente e Chefe da Divisão de P&D do Grupo Hyundai Motor.
“Criar veículos visionários com a capacidade de evoluir por meio de softwares permitirá que os clientes mantenham seus carros atualizados com os mais recentes recursos e tecnologias mesmo muito tempo depois de saírem da fábrica.” Conclui o executivo.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.