TEVX Higer entrega novos ônibus elétricos em Belém

Belém ganhou as primeiras cinco unidades de ônibus elétricos, que foram fabricados pela TEVX. Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes sobre os veículos. Acompanhe!

Foto: divulgação

Como são os ônibus elétricos da TEVX? 

Foto: divulgação

Os ônibus elétricos AZURE A12BR saíram de fábrica com modelo padrão. São 12 metros de comprimento, sem emissão de poluentes e ruídos. Eles foram comprados pelo governo por meio do processo de licitação. 

De acordo com a companhia, o veículo elétrico tem uma autonomia de 270 quilômetros e é capaz de transportar até 76 passageiros. O seu carregamento total é completado em menos de 3 horas. 

Adicionalmente, vale citar a ótima performance que é potencializada pelo sistema de freios regenerativos. Na prática, ele consegue aumentar a autonomia dos ônibus em quase 30%.

Como resultado, a cidade ganha mais disponibilidade do veículo e economia em relação ao custo da operação. 

Leia também:

Interior dos veículos

Por dentro, o ônibus elétrico oferece um clima agradável, independentemente da estação do ano. 

Isso só é possível graças a um sistema de ar-condicionado ecológico sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais, que é completado por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo.

Outro diferencial é o sistema de ajoelhamento de suspensão associado a um veículo com piso baixo total. Dessa forma, o embarque e desembarque poderá ser feito sem problemas e sem o transtorno dos degraus. 

Também vale frisar os corredores largos e a porta com rampa de acesso. Tudo isso contribui para um deslocamento com mais autonomia, sobretudo para quem tem mobilidade reduzida. 

“O equipamento é extremamente silencioso. Um dos primeiros pontos é a redução do estresse do motorista. O passageiro também não vai ouvir barulho do motor dentro do ônibus e vamos ter o equipamento com ar condicionado funcionando para todo mundo usufruir. Isso mostra a preocupação da Prefeitura, do Prefeito Edmilson, na melhoria do transporte público coletivo da cidade”, explica Ana Valéria Borges, superintendente da SEMOB (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém.

Ela completa:

“Estamos falando de uma preocupação real com o meio ambiente. Já vimos o que aconteceu em outras cidades do Brasil. Esse é o primeiro passo, sabemos que o caminho é longo, mas o primeiro passo tinha de ser dado”.

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas não só sobre Belém, mas também em outros estados do Brasil. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Stellantis tem nova aliança para desenvolver tecnologia avançada de células de bateria

Fechar
Sair da versão mobile