Teste: Volvo C40 é elétrico com arranque divertido e carroceria estilosa
O Volvo C40 é um SUV cupê que alia motorização elétrica a um visual despojado, além de trazer diversos itens de segurança e conectividade
O Volvo C40 é o carro que alia a motorização elétrica já vista no XC40, mas com uma roupagem mais jovial, o que lhe dá o título de irmão mais novo e descolado.
Volvo C40 é muito mais que um carro elétrico
Há menos de um ano a Volvo lançou no mercado brasileiro sua nova aposta no segmento de elétricos, o C40. Um SUV cupê que divide motorização com o XC40, mas que, diferentemente dele, foi pensando para ser um elétrico desde o início.
Além disso, sua carroceria também o diferencia de seu irmão mais velho, um tanto quanto mais tradicional. No caso do C40 é perceptível como a marca sueca desenvolveu um visual mais jovem e despojado, justamente para atrair um público diferente do já conquistado pelo irmão.
Seu design é um dos pontos de destaque. A parte externa tem personalidade e, de acordo com a marca, a inspiração vem da arquitetura escandinava, com influência da luz e da natureza. E é justamente por isso que o modelo tem teto solar panorâmico fixo, sem a possibilidade de “fechamento”, para que a incidência de luz seja constante.
As laterais são bem marcadas e estão em harmonia com o estilo aplicado na traseira, por exemplo, parte em que o carro transmite mais personalidade, graças aos aerofólio e spoiler traseiros bem evidentes, que proporcionam maior aerodinâmica e autonomia com a menor resistência ao ar.
Outro destaque do visual fica por conta das rodas de liga leve de cinco raios com corte de diamante e superfícies contrastantes de alumínio polido bruto, com pintura preta brilhante.
Por dentro, o modelo traz acabamento Topography, com detalhes translúcidos em formas de mapas topográficos, inspirado no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia, que se ilumina no período noturno.
A sustentabilidade vai além do motor elétrico, já que não há o uso de couro no acabamento interno. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reutilizados.
Ainda no sentido do acabamento, o modelo conta com alguns detalhes que ao olhar mais atento não passam despercebidos, como o uso de um carpete sintético nas portas, o mesmo aplicado no assoalho do veículo, que pode destoar do restante do modelo.
Conforto e espaço interno
Se por um lado a carroceria de SUV cupê é um ponto positivo para o visual, ela pode pecar no quesito espaço interno. A inclinação do teto pode gerar maior desconforto aos ocupantes da segunda fileira dos bancos, que também podem ser prejudicados com a elevação do duto central.
De forma geral, o modelo é bem pensado para até quatro ocupantes. O transporte de um quinto já compromete o conforto geral.
Sem o motor à combustão na parte dianteira, a marca aplicou um bagageiro frontal no veículo, responsável por gerar mais 31 litros de capacidade volumétrica, além dos 413 litros já disponíveis no porta-malas, que tem a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.
O que o Volvo C40 entrega em relação à conectividade e segurança
Desde o primeiro acesso ao carro o modelo já mostra todos os itens de conectividade disponíveis. Para ligar o veículo, o C40 não tem botão de partida. O carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.
O C40 Recharge é equipado com o sistema multimídia do Google, que permite controlar a temperatura do ar-condicionado, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. Além disso, possui atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente.
Porém, aos que preferirem, a função Apple CarPlay também está disponível. Além disso, o carro tem alto-falantes da Harman Kardon e ar-condicionado digital de duas zonas.
No que diz respeito aos assistentes de condução, o carro conta com câmera 360 graus que, junto ao alerta de tráfego cruzado e à frenagem automática, evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento.
O Volvo XC40 conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa e sistema de alerta de ponto cego. Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e controle de cruzeiro adaptativo.
Conjunto motriz é o mesmo já aplicado no Volvo XC40
O Volvo C40 P8 tem dois motores elétricos, um em cada eixo, para tração AWD. Juntos, geram 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque.
O conjunto motriz faz o carro ter uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, que pode pegar os condutores e passageiros desprevenidos de surpresa. Já a velocidade máxima é de 180 km/h, limitada eletronicamente para preservar a autonomia e aumentar o nível de segurança do modelo.
Sobre o alcance, a carroceria cupê do C40 faz ele ter uma autonomia maior em relação ao XC40. O conjunto de baterias do SUV é de 78 kWh e, com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.
Atualmente, o site da Volvo informa que o C40 tem alcance de 247 km, mesmo sem alterações na mecânica. Essa nova informação está de acordo com as novas regras para elétricos entraram em vigor no mercado brasileiro.
Como é andar no Volvo C40
Os mais de 400 cv de potência deixam a direção leve, por mais que o carro tenha mais de 2.200 kg, o arranque também é divertido e se assemelha ao de esportivos. Porém, essa característica não é única do crossover e também pode ser vista em demais modelos 100% elétricos que possuem torque imediato.
Outra função interessante no veículo é o sistema One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e faz com que a aceleração e frenagem sejam acionadas através de um único pedal. Porém, as reduções não tão suaves fizeram com que o sistema fosse desabilitado em grande parte do período de teste.
Atualmente o carro é vendido por R$ 429.950, preço que, dentro do atual cenário automotivo e no comparativo com outros concorrentes, não chega a ser tão elevado. Os diversos recursos de segurança e o motor elétrico também podem ajudar a justificar o investimento.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.