Teste: Volkswagen Polo GTS é hot de verdade? Respondemos!
Será que o Volkswagen Polo GTS realmente é um carro hot ou sua esportividade se restringe ao visual diferenciado? Nós respondemos!
Atualmente, o líder em vendas do mercado automotivo brasileiro é o hatch da Volkswagen, o Polo. Com uma variedade de versões, desde a mais básica, a Track que veio para substituir o Gol, até a mais completa e apimentada, como é o caso da variante GTS, o veículo tem agradado cada vez mais o público. Mas será que essa última versão é hot de verdade?
Volkswagen Polo GTS é hot ou só quer enganar pelo visual diferenciado?
Sabemos que muitos modelos tradiconais acabam recebendo versões diferenciadas com pegada esportiva, seja com alguma moficação mecância, ou somente um apelo dierenciado no visual. Nesse caso, em qual dos cenários o Volkswagen Polo GTS se enquadra?
Uma coisa é certa, o compacto da montadora italiana tem sido responsável por quebrar padrões no País, uma vez que nos últimos meses ele tem conseguido desbancar até mesmo a Fiat Strada, que até então, era líder unânime em vendas.
Porém, focando somente na versão mais cara, que por sinal custa R$ 153.790, o Garagem360 testou o Polo GTS para responder para você leitor se o veículo realmente é quente na pista.
Para isso precisamos analisar: motorização, design e itens de séríe.
Volkswagen Polo GTS é o único da linha com motorização diferenciada
A versão mais básica do Polo conta com o motor 1.0 MPI. Já as demais configurações são impulsionadas pelo motor 1.0 TSI.
No entanto, para que o Polo GTS tem um lugar de real destaque, a marca equipou o modelo com o motor 1.4 TSI, que rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, independente do combustível.
Aliado ao motor está a transmissão automática de seis velocidades.
Dessa forma, o conjunto mecânico tem velocidade máxima de 206 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em pouco mais de 8 segundos.
Visual também recebe aprimoramentos que o tornam único
A aparcência da configuração já entrega o apelo esportivo da linha GTS. A versão tem a grande dianteira como destaque.
Com a tecnologia IQ.Light, os faróis LED Matrix recebem dois canhões de luz, DRL duplo e a conhecida linha de luz na grade, assim como a tecnologia presente no SUV Taos.
Ainda nos para-choques, o emblema GTS na grade superior acompanha o detalhe vermelho que cruza a dianteira de ponta a ponta, característica tradicional da linha GTS.
Na parte inferior, a tomada de ar conta iluminação auxiliar em LED e desenho mais agressivo, em estilo de colmeia.
Na traseira, os para-choques recebem um difusor mais imponente, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento.
O emblema GTS está centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. As lanternas possuem assinatura exclusiva em LED para a versão esportiva.
Completando o exterior, o GTS traz aerofólio esportivo exclusivo, retrovisores em preto piano e rodas de 18 polegadas pretas com acabamento diamantado.
Ao todo, são cindo cores disponíveis:
- Preto Ninja
- Branco Cristal
- Cinza Platinum
- Prata Sirius
- Vermelho Sunset
Com aspecto escurecido, a cabine do GTS transmite esportividade com teto e acabamentos em preto, costuras em vermelho no volante multifuncional, nos bancos esportivos inteiriços com emblema GTS e no detalhe do painel revestido em couro.
No console central, a nova manopla de cambio acompanha detalhe exclusivo em vermelho.
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Itens de série
A versão também entrega itens que facilitam e geram conforto ao motorista e aos ocupantes. Destaque para o carregador por indução, duas entradas USB-C (e outras duas no banco traseiro) e o ar-condicionado digital Climatronic Touch, com saída de ar para os ocupantes no banco de trás.
O carro também conta com a central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, que recebe roupagem esportiva, com interface em vermelho.
Através dela, o motorista pode alternar entre os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), exclusivo da versão GTS, além de desativar o controle de tração (ASR), abrir o porta-malas, entre outras funções.
O painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, o Active InfoDisplay, completa a ilha tecnológica da cabine, que também recebe grafismos e design exclusivos em vermelho dos modelos esportivos da marca.
Completam a lista:
HHC” (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas
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“Piloto automático” – controle automático de velocidade
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Airbag lateral dianteiro
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Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
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Alto-falantes (6)
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Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen
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Câmera traseira
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Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR) e Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
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Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB
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Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
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Direção elétrica
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Espelho retrovisor interno eletrocrômico
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Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito
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Fárois com função “coming/leaving home” e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina
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Iluminação do porta-luvas
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Iluminação no porta-malas
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Regulagem automática e dinâmica dos faróis
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Regulagem dinâmica do farol alto Dynamic Light Assist
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Sensor de chuva e crepuscular
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Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
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Sistema “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
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Sistema de reconhecimento de cansaço e de distração
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Sistema Start-Stop
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Sistemas de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “
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Volante multifuncional em couro com “shift-paddles”
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Qual é ponto fraco do Polo GTS?
Como nem tudo são flores, para que a performance seja valorizada, o Polo GTS cobra caro na hora de abastecer.
De acordo com o Inmetro, o veículo alcança um índice de:
- 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina na cidade.
- Já na estrada os dados são de 9,8 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.
Durante o período de teste com o veículo alcançamos uma média de 8 km/l em um misto de cidade e estrada abastecendo com etanol.
Porém, durante o percurso valorizamos a performance do modelo, ou seja, a condução tinha a intenção de conhecer veradeiramente a capacidade do hatch, não foram poupadas arrancadas mais agressivas, o que claro, vai contra a economia de combustível.
Outro fator que é válido ressaltar diz respeito aos itens de série e acabamento com relação ao valor cobrado. Por R$ 153.790, o veículo poderia receber detalhes em soft touch em seu interior para valorizar o conforto dos ocupantes.
O mesmo vale para a antena que ao invés da tradicional, o estilo barbatana de tubarão valorizaria o perfil esportivo que a versão deseja entregar.
Por fim, por um valor acima dos R$ 150 mil, o carro também poderia entregar a comodidade do freio de estacionamento eletrônico ao invés do freio manual.
No demais, o conjunto é extremamente interessanre cumpre a sua proposta, como revelamos a seguir:
O ponto positivo do Polo mais caro
De forma geral, o Polo GTS pode sim ser chamado de hot hatch. Ele entrega uma condução diverdita desde o trecho urbano, mas brilha de verdade na estrada, quando é possível conferir a agilidade das aceleradas e frenagens.
Diferente das versões mais básicas e até mesmo de outros compactos vendidos no mercado brasileiro, o Polo GTS dispensa aquele delay das arrancadas. Isso se dá pelo motor 1.4 turbo aliado ao câmbio puramente automático e não CVT, e claro, ao peso do veículo, que por ser um modelo leve, reforça ainda mais a porformance mecânica.
O conforto ao dirigir é outro atributo de destaque. É possível encarar uma viagem de longa distância sem muita dificuldade, já que o banco do motorista de perfil esportivo abraça o condutor e posiciona o corpo de forma adequada, quase que um abraço.
Por fim, vale destacar que o hatch tem porta-malas com 300 litros de capacidade volumétrica. Além disso, a distância entre os eixos é de 2.566 mm.
Em breve todos os detalhes do Volkswagen Polo GTS estrão disponíveis no Canal do Garagem360, no Youtube. Até lá confira:
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.