Teste: Omoda 5 promete fazer 21 km/l e ser melhor que Jeep Compass, mas vale os R$ 180 mil?
Teste: Omoda 5 promete fazer 21 km/l e ser melhor que Jeep Compass, mas vale os R$ 180 mil? Veja no post o que o modelo tem de bom.
A Omoda Jaecoo, marca premium do Grupo Chery, está prestes a lançar no mercado brasileiro o Omoda 5 híbrido. Com porte robusto, o SUV mira modelos já consolidados como o Jeep Compass, mas com uma vantagem: o consumo de combustível.
Omoda 5 promete fazer 21 km/l
O Omoda 5 traz a receita para o sucesso: robustez, design arrojado, motorização forte e economia de combustível.
Até agora não saiu os dados de consumo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), mas os nossos amigos do Auto Esporte fizeram o teste em mais de 300 km e chegaram as marcas de 21,3 km/l em circuito urbano e 18,2 km/l em ciclo rodoviário.
O SUV é mais econômico na cidade por conta de seu sistema de recuperação de energia, que utiliza a energia dissipada durante as frenagens para fazer alimentar a bateria. Como há menos frenagens na estrada, a recuperação é menor, impactando no consumo.
E vamos falar do conjunto mecânico do Omoda 5 híbrido. A princípio, a marca chinesa anunciou um sistema MHEV de 48V, mas acabou mudando de ideia e vai trazer para o Brasil uma versão HEV, com funcionamento semelhante ao do Corolla Cross.
O sistema é formado por um motor 1.5 turbo a gasolina de 143 cv de potência e 21,9 kgfm de torque, associado a um motor elétrico dianteiro e um câmbio CVT.
A montadora não informou a potência combinada, assim como a autonomia da bateria de íons de 1,83 kWh.
Itens de série destaque
Na China, o Omoda 5 oferece:
- ar-condicionado de duas zonas
- controle de cruzeiro
- frenagem autônoma de emergência
- teto solar
- assistente de manutenção de faixa
- carregador por indução
- central multimídia com tela de 10,25 polegadas
- sistema de iluminação ambiente de 64 cores.
Quanto vai custar o Omoda 5 híbrido?
Com 4,42 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, o Omoda 5 híbrido se enquadra na categoria de SUV médio, a mesma de Jeep Compass, VW Taos, Honda ZR-V, Chevrolet Equinox e o próprio Chery Tiggo 7.
Para conquistar o mercado desses rivais, será preciso posicioná-lo a um preço abaixo do Omoda 5 elétrico, vendido atualmente por R$ 209.990.
Nossa previsão é que chegue por pelo menos R$ 180 mil, já que diferente dos rivais, conta com a motorização híbrida e um consumo bem menor. A título de comparação, o Compass faz 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.
Eai, o que achou do Omoda 5 híbrido? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.