Teste: novo Haval H6 tem 115 km de autonomia elétrica e preço de R$ 229 mil para bater de frente com BYD Song Plus
A GWM acaba de lançar sua nova versão da família Haval H6 no Brasil e o Garagem360 testou o modelo. Confira a análise!
A GWM acaba de lançar sua nova versão da família Haval H6 no Brasil e o Garagem360 testou o modelo. Confira a análise!
Novo Haval H6
A Great Wall Motors promoveu nesta quinta-feira (13) a apresentação oficial do novo Haval H6 2025.
Trata-se da configuração PHEV19, ou seja, um modelo híbrido plug-in de nova capacidade (19 kWh) e 115 km de autonomia no modo elétrico.
Agora, a marca chinesa conta com 4 versões para a sua família de SUVs da linha com a mais recente delas chegando às concessionárias ainda neste mês.
O que também muda é a precificação do Haval H6, com a inserção do PHEV19 na posição intermediária, por R$ 229 mil, preço válido até o dia 20.
A partir de sexta que vem (21), ou quando acabar o estoque de 1.019 unidades, o modelo terá um acréscimo de R$ 10 mil.
Nesta quinta (13), o Garagem360 testou o novo Haval H6 sob convite da GWM do Brasil. Confira a análise!
Haval H6 PHEV19
A linha Haval H6, com a chegada da versão PHEV19, conta agora com quatro configurações:
Em termos de design, apenas as rodas de 19’’ com novo acabamento foram redefinidas para o Haval H6 PHEV19, assim como alguns detalhes internos em off-white e outros em bronze.
O GWM Haval H6 PHEV19 conta com 326 cavalos de potência e 55 kgfm de torque, que o permitem ir de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.
Os interessados pelo novo SUV podem adquiri-lo através de reserva no Mercado Livre pelo preço de R$ 9 mil.
A nova aposta da GWM chega para competir principalmente com o BYD Song Plus e até o preço será praticamente igual, já que o SUV concorrente custa atualmente R$ 239.990.
Itens de série
O Haval H6 PHEV conta com equipamentos de condução semi autônoma ADAS nível 2, com:
-
Piloto automático adaptativo com Stop & Go
-
Frenagem automática de emergência
-
Frenagem automática de tráfego cruzado traseiro
-
Monitoramento de pontos cegos
-
Centralização de permanência de faixa
-
Alerta de perigo de abertura de portas
-
Reconhecimento de placas de trânsito
-
Auto Reverse Assistance
-
Parking Assist para vagas paralelas e em 45° e 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador)
-
Câmera 360°
Entre os itens de tecnologia e conforto, o modelo traz:
-
Software pela nuvem (OTA – Over The Air)
-
Controle remoto do veículo pelo celular
-
Central multimídia de 12,3’’
-
Android Auto e Apple CarPlay sem fio
-
Comandos por voz em português
-
Teto solar panorâmico elétrico
-
Ar-condicionado de duas zonas
-
Bancos dianteiros elétricos com ventilação
-
Seis airbags
-
Porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença
Medidas e capacidades
-
4,68 metros de comprimento
-
1,88 m de largura
-
1,72 m de altura
-
2,73 m de distância entre-eixos
Impressões ao dirigir
O Garagem360 teve a oportunidade de testar o novo GWM Haval H6 PHEV19 em um circuito de cerca de 20 km nesta quinta-feira (13), na capital paulista.
A sensação a bordo do SUV é de estar destoando da maioria dos veículos que dividem a via em uma grande metrópole.
Isso porque estamos falando de um modelo robusto que não passa despercebido por onde anda.
Assim, é necessário recorrer de vez em quando aos equipamentos de condução do modelo que tornam a vida do motorista facilitada, sobretudo em grandes centros.
Por falar nisso, os retrovisores com ajuste elétrico tem porte avantajado, como não poderia ser diferente, já o espelho central interno poupa tamanho, centralizado a informação visual da traseira.
Comunicação com o motorista
Ao dirigir o Haval H6 PHEV19, naturalmente recorremos à tecnologia de interação com o condutor, emitida principalmente na central multimídia de 12,3’’ e no painel de controle.
A central multimídia que interage com Android Auto e Apple Car Play funciona facilmente no espelhamento de trajeto e funções audiovisuais, além das predefinições para comodidade, como ar-condicionado e tantos outros mecanismos.
Já no painel de controle, algumas informações chaves são compartilhadas, além do velocímetro digital e outras funções clássicas.
É o caso, por exemplo, visualização da próxima etapa do trajeto, na parte superior do painel e do perfil de áudio na parte inferior direita.
O que pode ser confuso antes de uma adaptação é o surgimento das imagens em tempo real da câmera 360º do SUV, que servem de alerta para aproximações frequentes do veículo.
No entanto, a aparição, que até solidifica o senso de urgência, pode deixar o condutor confuso ou de mãos atadas, já que o monitoramento emite imagens reais dos veículos que dividem a pista mas virtualiza o Haval H6 PHEV19, o que pode distorcer alguns aspectos.
Acelerações e retomadas
A cidade de São Paulo no horário de pico não é assim o melhor dos cenários para se testar as acelerações e retomadas de um veículo, mas até mesmo os desafios de vias mais frenéticas dão lições sobre um modelo.
E assim foi com o Haval H6 PHEV19, que nos curtos trechos livres mostrou que precisa de espaço para progredir de forma mais ousada, muito por conta do seu tamanho e robustez, mas ainda assim, não deixa de entregar boa potência e torque, principalmente em acessos estendidos.
Nas curvas, o SUV se comporta muito bem, colocando em prática seus mecanismos de segurança e transformando as manobras em ocasionalidades de uma condução, sem encruzilhadas.
Ambiente interno
Na cabine do novo Haval H6, o que não falta é conforto e espaço.
Dessa maneira, viajar a bordo do modelo da GWM em estradas limpas, sem dúvidas, é uma vivência que todos deveriam ter a oportunidade de testar.
O conforto, no que se refere ao motorista, é entregue sobretudo pelo assento que ‘’abraça’’ o condutor, seja ela mais slim ou mais robusto como o carro.
O descansa braço e o volante com base achatado também entregam bom aspecto de condução, que melhoram ainda mais a experiência, embora o primeiro tenha acesso muito fácil ao seletor de marchas, o que pode ser perigoso em algum nível.
Um ponto de ajuste que pode ser melhorado nas próximas atualizações é a inserção de um apoia braço esquerdo vinculado com a forma em um padrão mais elevado para o motorista não se deslocar tanto para repousar.
Outro desafio de trafegar em cidades movimentadas é a poluição sonora que deixa qualquer um maluco. No entanto, o Haval H6 PHEV19 protege bem os ocupantes contra esse problema, com um isolamento acústico satisfatório.
No quesito som, o modelo entrega um sistema tímido no início da experiência, nos primeiros volumes, mas não deixa a desejar quando as escalas maiores são selecionadas.
Vale a compra?
Se você busca por um SUV preponderante para uma família não sentir falta de espaço e conforto, esse pode ser, sem dúvidas, o modelo ideal.
Do mesmo modo, o condutor do Haval H6 PHEV19 precisa estar ciente de que o veículo entrega, principalmente, tecnologia avançada de condução e comodidade, o que é mais do que bem-vindo em viagens mais estendidas.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.