Teste: Nissan Sentra 2025 traz mudanças pontuais e mostra que os sedãs ainda são ótima escolha

A Nissan promoveu nesta quinta (20), em São Paulo, a apresentação do Sentra 2025 e o Garagem360 testou o novo sedã médio da marca. Confira!

A Nissan promoveu nesta quinta-feira (20), em São Paulo, a apresentação oficial do Sentra 2025 e o Garagem360 acompanhou o evento assim como testou o novo sedã médio da marca. Confira! 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Novo Nissan Sentra 2025

Nesta semana, a Nissan atualizou um de seus principais modelos para o mercado brasileiro, o Sentra. 

O modelo passou por alterações de design pontuais e na versão 2025 passa a contar com mais itens de série. 

Aposta da marca japonesa para melhorar seu desempenho no top 10 de sedãs mais vendidos do país, o novo Nissan Sentra mantém aspectos esportivos e acabamento interno mais sofisticado do que o irmão Versa. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Versões e preços do Nissan Sentra 2025

O novo Nissan Sentra 2025 chega sob duas versões: Advanced e Exclusive. 

  • Advanced: R$ 156.390

  • Exclusive: R$ 176.690 

A versão Exclusive com interior premium adiciona R$ 1.700 ao preço do modelo, que fecha em R$ 178.390. 

Qual o motor do Nissan Sentra 2025?

Ambas as configurações mantém o motor de 3ª geração MR20DD que produz 151 cavalos de potência e 20 kgfm de torque.

O propulsor é espelhado e utiliza o Ciclo Atkinson com válvula de admissão, além de câmbio CVT Xtronic que simulta até oito marchas e conversor de torque. 

São quatro modos de condução: Normal, Sport, Manual e ECO. A suspensão é do tipo McPherson com tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Itens de série 

Entre as principais novidades tecnológicas do Sentra 2025, estão alguns equipamentos de série, como: 

  • Monitoramento de Ponto Cego (BSI)

  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)

  • Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP)

  • Faróis Automáticos Inteligentes (HBA)

  • Nova chave I-Key

A linha ainda traz: 

  • Sistema de travamento automático das portas com o carro em movimento

  • Destravamento das portas em caso de acidente

  • Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)

  • Alerta de Atenção do Motorista (I-DA)

  • Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS)

  • Piloto Automático (Versão Exclusive)

  • Visão 360º com Detecção de Objetos em Movimento (Exclusive)

  • Assistente de Frenagem 

  • Controle Dinâmico de Chassi Integrado

  • Seis airbags 

  • Sistema Isofix 

  • Partida remota do motor

  • Alerta de objetos no banco traseiro 

Medidas e capacidades 

  • 4,64 metros de comprimento

  • 1,81 m de largura

  • 1,45 m de altura

  • 2,70 m de entre-eixos 

As dimensões do Nissan Sentra 2025 permitem que o sedã seja uma opção interessante do ponto de vista de ocupação nas vias. 

O porta-malas possui capacidade para 466 litros e o tanque de combustível, 47 litros. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Design refinado e jovial 

As linhas de design do novo Sentra alteraram em pouca coisa o visual externo do modelo. 

As mudanças ficaram a cargo do para-choque, grade e logo, que agora tem caráter mais requintado e menos robusto. 

A lateral e a traseira do sedã médio não tiveram mudanças e o modelo traz teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17’’ e grade inferior no para-choque traseiro. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Impressões ao dirigir o Novo Nissan Sentra 2025

À convite da Nissan do Brasil, o Garagem360 foi chamado para testar o novo Sentra 2025 em um percurso de São Paulo até Morungaba, em pouco mais de 100 km de trajeto. 

O novo Nissan Sentra se comporta bem, sobretudo quando falamos de viagens por vias contínuas, onde é possível explorar a veia esportiva do sedã. 

Em trechos de pista mais instáveis, a suspensão entrega o que dela se espera, reduzindo os impactos com o solo de forma eficaz. 

A agilidade é outra característica marcante do sedã médio que não promete nada do que não entregue nesse quesito. 

O modelo é bastante confortável para o motorista, tanto pelo assento bem ajustado na posição lombar que não incomoda na busca pelo melhor ajuste na condução, como também pelo posicionamento do volante e acessórios de condução ordenados de forma clássica e funcional, sem inventividades. 

Nas curvas mais acentuadas durante os percursos, o controle de estabilidade entrega o necessário assessoramento para um modelo leve, inclusive com mecanismo pontual de alerta em caso de evasão de faixa. 

Levando em conta especificamente a relação entre aceleração e retomada, o Sentra é um prato cheio para quem curte o ronco característico de um motor com ajustes esportivos. 

No entanto, o ajuste inicial para rotações maiores pode exigir um esforço mais notório, dependendo do perfil do motorista. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Ambiente interno 

O ambiente interno do novo Sentra 2025 traz acabamento satisfatório, de fato. 

Não que estejamos falando de um veículo premium, mas o sedã japonês não desaponta, sobretudo por itens sucintos e precisos, como apoia braço eficaz com console de 7,7 litros, três entradas USB na frente e uma atrás.  

No quesito tecnologia, a câmera 360° mais os sensores e radares do sedã, exercem comunicação, principalmente, em situações mais caóticas como a aproximação agressiva de outros veículos (o que fica mais evidente no trânsito). 

Ainda levando em conta o perfil moderno e segurança, os comunicadores embarcados alertam de forma pontual com apoio de sinais sonoros para não se perder a atenção em uma condução fiel à faixas e distâncias responsáveis. 

Somente a câmera de ré que aparece mais do que devia, já que seu sistema detecta a necessidade de manobra com frequência, mesmo em paradas no trânsito, normais em uma cidade como a capital paulista. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Comunicação e experiência ao conduzir 

Os elementos internos do Sentra 2025 alternam comunicação intuitiva/digital com alguns botões de controle. 

No painel de controle de 7’’, o velocímetro digital aparece centralizado com as companhias laterais dos tradicionais dados de computador de bordo e velocidade média na configuração inicial. 

Já na central multimídia a mescla entre configuradores (digital e físicos) fica ainda mais evidente. 

Na tela central, funções como GPS integrado e funções audiovisuais, além de informações de rotina ficam em destaque. 

Os botões, por sua vez, são liderados pelo item de volume, com o complemento, abaixo, de teclas próprias para o menu inicial, ligação, multimídia e câmera. 

O volante multifuncional traz base achatada para realçar, mais uma vez, o perfil esportivo tão mencionado pela montadora. 

O perfil moderno, mas nem tanto, pode ser um problema na busca por novos ares, já que alguns ocupantes podem sentir falta de mais interatividade e comandos do específicos como vidro automático além do uso do motorista. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Vale a pena comprar o Novo Nissan Sentra 2025? 

Se a busca for por um modelo bem específico, ou seja, um sedã médio com certa pitada de ousadia, o Sentra pode atender. 

Porém, não espere um modelo premium em nenhum aspecto, já que o acabamento não compromete, mas também não se destaca em relação aos rivais. 

Outra característica definidora é o quanto se está disposto a pagar por um sedã que não emplaca como seus ‘’concorrentes’’ e não custa tão barato assim, a partir de R$ 156.390. 

Por fim, se a ideia de um novo veículo estiver atrelada à um veículo eficaz e com design preciso, o Sentra 2025 se torna uma opção inerente também na configuração de entrada Advanced com novos itens de série que podem ajudar nos emplacamentos. 

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile