Teste: Nissan Frontier Pro-4X vale o investimento de quase R$ 330 mil?

A nova Nissan Frontier foi lançada no primeiro semestre do ano passado. Com a chegada da reestilização, a marca apresentou uma segunda versão topo de linha, a Pro-4X, que se iguala em preço ao acabamento Platinum. Veja a seguir o teste da picape e descubra se ela vale a pena.

Conheça os detalhes da picape Nissan Frontier Pro-4X
Nissan Frontier Pro-4X tem estilo exclusivo, com ganchos dianteiros e outros itens na cor vermelha (Foto: Divulgação/Nissan)

Conheça os detalhes da Nissan Frontier Pro-4X

A nova picape topo de linha da gama da montadora japonesa é ofertada pelo preço inicial de R$ 326.890, mesmo valor da versão Platinum, que conta com o mesmo nível de equipamentos.

Nesse caso, a estratégia é ofertar dois modelos completos para perfis diferentes de consumidor. Sobre o modelo testado, ele agrega um perfil mais aventureiro. Dessa forma, no comparativo com a versão com quem compartilha o topo de linha da gama, a Frontier Pro-4X incorpora o bloqueio de diferencial traseiro.

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Versão também adota visual único

Outra modificação fica por conta do visual da versão, que tem cor exclusiva, além de detalhes em vermelho e adesivos pela carroceria que enfatizam o estilo aventureiro.

Ela traz grade com acabamento na cor cinza e faróis com projetores em LED quádruplos, além de luzes de rodagem diurna em LED. Na traseira, as lanternas também são em LED.

Na versão Pro-4X da Frontier, as roda são de liga leve de 17 polegadas, em alumínio, com pneus todo terreno. Ainda no visual, ela tem para-choques exclusivos e molduras ao redor das caixas de roda.

No interior, há acabamento exclusivo dos bancos, que aparecem em couro preto com costuras em branco e vermelho, além da inscrição da versão, com o “4X” destacado em laranja.

Ainda sobre os bancos, os dianteiros contam com o já tradicional sistema “Zero Gravity”, que reduz os sintomas de fadiga em viagens mais longas. O quadro de instrumentos tem tela TFT, de 7 polegadas, que atua em conjunto com a tela de 8 polegadas do sistema multimídia no console central, com pareamento via Android Auto e Apple CarPlay.

Conheça os detalhes da picape Nissan Frontier Pro-4X
Interior traz central multimídia com tela de 8″ (Foto: Divulgação/Nissan)

Ainda nesse sentido, a picape passou a integrar novo volante, já usado no SUV Kicks, por exemplo. Outros itens de conveniência incluem o teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas e três entradas USB (sendo uma delas tipo C).

Itens que auxiliam na condução do motorista

A versão aventureira é uma das mais completas da linha e conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW), Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDP), Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA), Alerta de Ponto Cego (BSW), Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI) e a Visão 360º Inteligente integrada com o sistema de Detecção de Objetos em Movimento.

Conheça os detalhes da picape Nissan Frontier Pro-4X
Versão agrega bancos com acabamento exclusivo (Foto: Divulgação/Nissan)

Nissan Frontier Pro-4X tem motor 2.3 biturbo

Com exação da versão de entrada (S), todas as configurações da picape possuem motor 2.3 biturbo diesel. Este propulsor rende 190 cv de potência a 3.750 rpm e torque de 45,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm. No comparativo com a Ford Ranger FX4, versão concorrente da Pro-4X da Nissan, a picape japonesa perde por 10 cv de potência.

Aliada ao motor está a transmissão automática de sete marchas com modo sequencial. A tração é 4×4 com reduzida e opção de bloqueio manual do diferencial traseiro, exclusivo da Pro-4X.

De acordo com dados do Inmetro, o consumo da Frontier Pro-4X é de 9,1 km/l na cidade e de 11 km/l, na estrada.

Dimensões e capacidades

A picape tem um peso bruto total de 3.250 kg e 1.030 kg de capacidade de carga. Já a capacidade de reboque com freio é de 2.750 kg.

Todas as versões têm em comum o comprimento (5.260 mm), a largura (1.850 mm) e a altura (1.860 mm), com exceção da versão de entrada. Já o ângulo de ataque do modelo aventureiro é de 31,6°, apenas 0,4° de diferença em relação às demais versões.

Já o ângulo de saída é de 25,7°, enquanto as outras versões da Frontier têm 25,8°. Já a altura de solo é 4,3 mm maior.

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Versão topo de linha tem diferentes ângulos de entrada e saída (Foto: Divulgação/Nissan)

Vale o investimento na versão topo de linha?

A Nissan Frontier Pro-4X roda bem e entrega os principais itens de conforto e assistentes de condução necessários. Por mais que seja um modelo pesado e de grandes dimensões, a condução não é cansativa.

No comparativo com as demais versões da linha, a picape é capaz de entregar maior nível de assistentes de condução e segurança, porém, eles também são oferecidos na versão Platinum, de mesmo preço.

Nessa forma, seus destaques se limitam ao visual diferenciado, que realmente torna-se um atrativo, e ao bloqueio do diferencial traseiro.

Já no comparativo com outros modelos, como a já citada Ford Ranger FX4 (R$ 308.190), o preço da Frontier Pro-4X (R$ 326.890) acaba sendo quase R$ 19 mil mais elevado.

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Nissan Frontier Pro-4x custa o mesmo que a versão Platinum: R$ 326.890 (Foto: Divulgação/Nissan)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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