Teste: Mercedes-AMG A 35 Sedan é esportivo de luxo com pegada jovial
Confira os atributos do Mercedes-AMG A 35 Sedan, o esportivo de luxo da marca com pegada jovial e alto desempenho.
A reportagem do Garagem360 experimentou por alguns dias como é conduzir o A35 Sedan. O sedã da marca desenvolvido em conjunto do a divisão esportiva, a AMG, é uma boa opção de veículo de luxo e pegada jovial.
Mercedes-AMG A 35 Sedan garante experiência emocionante ao volante
A Mercedes-Benz apresentou o veículo no mercado brasileiro em 2019, e desde então, ele é uma opção para quem procura luxo e esportividade. O modelo foi desenvolvido pela AMG e é baseado na plataforma da Mercedes-Benz para veículos compactos. Esse pacote pode ser adquirido por um preço de R$ 465.900.
Com um potencial que reforça sua identidade como membro da família de alto desempenho, o superesportivo vem equipado com um novo motor de dois litros turbo e quatro cilindros fabricado em série, que entrega uma potência máxima de 306 cv e até 40,8 kgfm de torque.
Além do motor, uma grande vantagem do A 35 AMG é que desde o ínicio dos processos de desenvovilmento as tecnologias são elaboradas em conjunto com o veículo. Da mesma forma, elementos importantes da família Classe A, como os itens de segurança ativa e passiva e características de utilização diária foram mantidos, além de ter possibilitado injetar o DNA da AMG em cada detalhe.
A alta potência e torque, combinados com a transmissão integral AMG 4MATIC, feita para alto desempenho, levam o modelo a um comportamento emocionanete: o A 35 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e sua velocidade máxima é 250 km/h (limitada eletronicamente).
Já o sistema de escapamento esportivo AMG traz de série um flap de exaustão controlado automaticamente. Dependendo do modo de condução selecionado, o escapamento esportivo AMG emite um som ou uma partida silenciosa.
A transmissão com dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G também contribui para a personalidade ágil e dinâmica do novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC. As relações das marchas foram configuradas para que o condutor experimente uma aceleração muito espontânea, combinada com rápidas mudanças e ótimos engates nas trocas ascendentes.
A função RACE-START de série permite máxima aceleração desde a imobilidade e proporciona uma experiência altamente impressionante. Outro item criado para aumentar a performance, é o “Modo M momentâneo”: quando o carro é usado nos modos C ou S, ele permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mãos do volante, pressionando qualquer uma das aletas de comando do câmbio.
No modo M momentâneo, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais sem deixar de contar com trocas automáticas.
O A 35 Sedan tem tração integral de série. A distribuição do torque é infinitamente variável, para se adequar às necessidades de uma condução dinâmica. A variação vai da tração dianteira pura até uma distribuição 50:50 do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.
Design entrega toda a capacidade do veículo
O design exterior adiciona elementos característicos da AMG à linguagem de estilo do Classe A. O design do Mercedes-AMG A 35 deixa claro seu posicionamento como um automóvel de alta performance. O visual dianteiro é caracterizado pela grade do radiador exclusiva da AMG, com lâminas duplas e a identificação esportiva.
Em uma visão lateral, os painéis da AMG Line atraem o olhar, juntamente com as rodas de liga leve de 19 polegadas na cor preta, com acabamento fosco.
Já o conjunto traseiro AMG é dominado pelo avental posterior, com um novo inserto difusor, quatro lâminas verticais e duas ponteiras redondas do escapamento esportivo que dá um toque ousado ao acabamento.
O modelo conta também com faróis Full LED que garantem um apelo emocional e uma aparência atrativa.
Interior conectado e confortável
O interior do A 35 4MATIC segue a lógica de desempenho da Mercedes-AMG. A combinação do design esportivo com detalhes sofisticados também está presente no sistema multimídia MBUX, que pode receber funções por meio do comando de voz.
Visualmente, os dois displays de 10,2″ cada, se unem sob uma cobertura de vidro formando um cockpit panorâmico que, como um elemento central, reforça a orientação horizontal do design interno do modelo.
O display central possui a interface com todos os demais controles e informações, rádio, mídia, telefone e dados do veículo. O grande mapa ocupando toda a tela possibilita ótima legibilidade em todas as situações de condução.
O console exclusivo da AMG com acabamento black piano, possui teclas adicionais que controlam as funções ESP, modo manual da transmissão e troca dos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT.
Além disso, o cliente pode escolher entre três estilos de mostradores AMG para o conjunto de instrumentos: “Classic”, “Sport” ou “Supersport”. Os diferentes estilos podem ser trocados a qualquer momento usando as teclas Touch Control presentes no volante. O modo Supersport é especialmente marcante, com um conta-giros central e informações adicionais em forma de barras à sua esquerda e direita, com uma perspectiva tridimensional.
Por meio do menu AMG, o motorista pode verificar informações esportivas adicionais, tais como o mostrador de marchas, menu de aquecimento (temperatura do óleo do motor e do fluido da transmissão), menu set-up (modos AMG DYNAMIC SELECT), além de um medidor de forças G e dados do motor.
Como é conduzir o Mercedes-AMG A 35 Sedan
Nos grandes centros urbanos, onde há interferências de uma grande quantidade de automóveis na via, semáforos e outros empecilhos, acaba não sendo o suficiente para entender a performance do modelo.
Sua identidade e emoção ao volante podem ser sentidas de forma mais certeira quando ele é colocado em testes na estrada. Já as aceleradas são quase que imediatas e a sensação de pisar um pouco mais fundo é inconfundível.
Por ser um sedã esportivo seu uso acaba não sendo muito recomendado para todo tipo de ambiente. A distância mínima do solo reduzida pode dificultar o uso em cidades como São Paulo, por exemplo, com ruas esburacadas e desníveis de solo. Porém, nada que um cuidado a mais não resolva o problema, afinal, ele merece.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.