Teste: Ford Ranger FX4 tem visual off-road e atributos de picape requintada

Confira os principais atributos da Ford Ranger FX4 e veja se vale o investimento na versão em relação aos demais modelos da gama

Sem dúvidas, um dos produtos mais consagrados da Ford no mercado brasileiro é a Ranger. Mas, entre a vasta gama de versões, vale o investimento na Ford Ranger FX4, uma das mais caras da linha?

Confira os principais atributos da Ford Ranger FX4 (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Afinal, qual o diferencial da Ford Ranger FX4?

A Ford Ranger é uma das picapes mais consagradas em seu segmento. Dentro do portfólio da montadora, é um dos modelos que mais traz variedade de versões.

Ao todo, são nove opções, com preços que variam entre R$ 230.490 e R$ 329.990. Entre elas está a FX4, configuração lançada no primeiro trimestre do ano passado e que atualmente é comercializada por R$ 308.190.

Na gama, ela se posiciona abaixo da versão topo de linha, a Limited, e compartilha preço com a XLT. Mas, afinal, o que ela tem de diferencial?

Quando lançada, a picape teve a função de preencher uma lacuna no portfólio da montadora com a intenção de atender clientes de perfil aventureiro, porém, sem abrir mão de itens mais requintados. Dessa forma, ela agrega atributos já conhecidos na linha, como o motor 3.2 turbo diesel, com um apelo a mais no visual.

Design aventureiro

Ao olhar para a picape já fica evidenciado qual é a proposta do modelo. O visual também é realçado pelo jogo de cores, que combina partes foscas e brilhantes.

Na parte frontal, a grade tem desenho exclusivo para a versão e traz o logotipo oval da marca em destaque no centro. Assim como a parte central inferior do para-choque, ela tem acabamento em preto brilhante, e se conecta aos faróis com máscara escura. Outro diferenciais são os faróis full-LED com projetores, exclusivos da versão.

O destaque da traseira é a inclusão de um distintivo vermelho FX4 em alto relevo e o nome Ranger em letras grandes em preto. E, assim como os faróis, as lanternas têm máscara escurecida.

Detalhes em preto brilhante são vistos nos retrovisores e maçanetas e para-choque traseiro. A picape também agrega um santantônio tubular que, além de agregar ao visual, também dispõe de pontos de ancoragem para amarração de equipamentos.

Na lateral, a versão tem alargadores de paralama em preto fosco e uma faixa cinza na região inferior das portas, logo acima dos estribos tipo plataforma, que é complementada pela assinatura FX4 em vermelho.

Versão tem como diferencial o apelo off-road (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

As rodas de 18” têm visual exclusivo para a versão e são calçadas com pneus Pirelli Scorpion 265/60 R18 All Terrain. Como acessórios, a Ranger FX4 oferece um snorkel, bem como caixas organizadoras da caçamba com 42 litros.

O interior da nova picape conta com bancos de couro com costuras vermelhas e o emblema FX4 em relevo nos encostos. O mesmo acabamento é visto na alavanca do câmbio e no descansa-braço central. Outro detalhe é o aplique com acabamento escuro brilhante no painel em frente ao passageiro, no volante e nas molduras das maçanetas internas.

Equipamentos são os mesmos da versão XLT (Foto: Nicole Santana/ Garagem360)

Ainda no interior, o conjunto de segurança inclui sete airbags, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Entre os itens de conforto, a picape oferece ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay, com a necessidade de cabos e assistente de fechamento da tampa da caçamba.

O que a picape tem embaixo do capô

A Ranger FX4 tem o motor mais forte da linha, o Duratorq 3.2 turbodiesel com potência de 200 cv e torque de 47,9 kgfm, transmissão automática de seis marchas, direção elétrica, tração 4×4 e diferencial traseiro blocante.

O conjunto motriz faz a picape ter uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos, e ter velocidade máxima de 180 km/h. De acordo com o Inmetro, o consumo médio da picape é de 8,6 km/l na cidade e de 9,6 km/l, na estrada.

Versão tem a motorização mais potente da linha Ranger (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Dimensões e capacidades da Ford Ranger FX4

A picape tem comprimento de 5.354 mm, 2.163 mm de largura, e 1.821 mm de altura. A distância entre eixos é de 3.220 mm. Ao todo, ela tem uma capacidade máxima de carga de 1.023 kg, 800 mm de capacidade de imersão, 750 kg de capacidade de reboque sem freio e 2.720 de capacidade de reboque com freio.

Vale o investimento?

No quesito mais técnico, ela conta com o mesmo sistema de suspensão já aplicado na Storm – que tem valor de R$ 275.590 – o que de forma geral, gera uma condução confortável na estrada.

E em relação aos equipamentos, ela agrega os mesmos itens da versão XLT, com a qual divide o preço. Dessa forma, seu diferencial fica com a exclusividade do perfil mais aventureiro, aplicações extras que alteram apenas o aspecto visual.

Ou seja, dentro do portfólio da montadora, a FX4 literalmente mescla características de outras versões para chegar ao resultado final. Nesse caso, se o interessado busca por um veículo com mais requinte e perfil off-road, ela pode ser uma boa escolha. Mas para quem deseja economizar, a Storm não deixa de ser uma boa opção, também.

Por fim, ao comparar com modelos de outras marcas, como a Nissan Frontier Pro-4X, que tem a mesma proposta de unir design aventureiro e sofisticação, o modelo da Ford tem 10 cv de vantagem e é vendido por R$ 18.700 a menos.

Versão é mais potente e mais barata que a mesma proposta da Frontier (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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