Teste: Fiat Strada Turbo é o carro ideal pensado para pessoas inteligentes
Conheça todos os atributos da Fiat Strada 2024 na versão Ranch turbo e veja porque ela é a picape para pessoas inteligentes.
Uma coisa é certa: comprar um carro 0 km no Brasil não é para qualquer um. Já que o veículo mais barato parte dos R$ 70 mil.
Dessa forma, quem precisa de um modelo para o trabalho e outro para o lazer com a família aos fins de semana, tem que ser inteligente e optar por um carro versátil, 2 em 1. E a Fiat Strada Ranch de cabine dupla e novo motor turbo pode ser a saída perfeita.
A Fiat Strada pode ser seu próximo veículo
Imagine a seguinte situação: você precisa de um carro com espaço para carga para trabalhar durante a semana. Além disso, precisa de um outro modelo que comporte e gere conforto para toda sua família. Nesses dois casos os carros também devem ser econômicos e práticos.
O ideal nesse cenário seria ter dois carros. No entanto, ao pesquisar os preços praticados no mercado atual, você percebeu que seria inviável adquirir dois modelos 0 km que entregasse tudo o que deseja, uma vez que o carro mais simples e mais barato do mercado já passa dos R$ 70 mil, o Renault Kwid, e que por mais que ele tenha uma proposta interessane, não atende suas necessidades.
Pensando em tudo isso, chegou a hora de pesquisar o modelo ideal. Ou seja, um carro dois em um, que enttegue tudo isso que foi citado.
E é nesse momento que você encontra a Fiat Strada 2024.
Porém, é bom dizer que esse modelo ideal não é encontrado nas versões mais básicas do carro. A Fiat Strada inicialmente foi uma picape compacta desenvolvida para ser um modelo pensado no trabalho.
No entanto, com o passar do tempo, a Fiat percebeu a necessidade de entregar um pouco mais. Foi a partir daí que surgiu o câmbio automático tipo CVT em meados de 2020 e de forma mais recente, o motor turbo, nas versões mais completas.
A configuração Ranch, por exemplo, é vendida por R$ 135.990. Por esse preço você terá um veículo de cabine dupla, capaz de comportar 5 pessoas, além de bom espaço de carga, e claro, a transmissão automática e o motor 1.0 turbo, já citado e grande novidade da linha 2024.
Desing modificado na linha 2024
Na última atualização, que aconteceu em agosto de 2023, o modelo passou a ter nova grade frontal, novo para-choque integrado, novos faróis de neblina em LED e novo skidplate, que conferem um visual muito mais robusto e agressivo.
Além disso, a versão também integra o distintivo da Fiat, bem como ganhou novas rodas de 16″.
Por dentro, a picape compacta ganhou uma dose extra de conforto com novos bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro.
Outro ponto que ganhou mais destaaque foi o novo volante com Fiat Script em todas as versões e botão Sport integrado.
Itens de série
- Badge externo RANCH
- Skidplate Cinza
- Ar-condicionado Digital Automático
- Badge Turbo
- Badge interno RANCH
- Bancos em vinil premium
- Barras de teto longitudinais Cinza
- Design exclusivo Ranch
- Detalhes em costura marrom exclusivos Ranch
- Estribo lateral
- Faróis de neblina em LED
- Multimídia com detalhes em marrom
- Novo motor Turbo 200 Flex 12V com 130 cv
- Painel com detalhes em marrom metálico
- Pneu 16″ ATR (Uso Misto)
- Retrovisor preto brilhante
- Welcome movement Ranch
- 4 Portas
- Air bag lateral
- Airbag duplo (motorista e passageiro)
- Ajuste do banco do motorista
- Alarme antifurto
- Alerta de uso do cinto de segurança passageiro
- Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
- Alça de segurança lado passageiro
- Apoia-pé para o motorista
- Apoio de braço banco motorista
- Apoios de cabeça com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
- Barra de proteção do vidro traseiro
- Barras longitudinais no teto
- Central Multimídia com tela de 7
- Chave com telecomando
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Comandos de áudio no volante
- Computador de bordo
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Controle eletrônico de estabilidade
- Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
- Câmera de ré
- Detalhes externos na cor do veículo
- Direção elétrica
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Faróis em LED
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Função Sport
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade frontal na cor preta
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do ve ículo em subida)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Indicador de combustível
- Indicador de troca de marcha
- Limpador e lavador do para-brisas
- Luz de iluminação da caçamba
- Luz de leitura
- Luzes de posição diurnas
- Moldura dos para-lamas
- Paddle-shifters
- Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
- Porta USB adicional
- Porta objetos nas portas
- Porta-luvas iluminado
- Protetor de caçamba
- Protetor de cárter
- Retrovisores externos elétricos
- Rádio com entrada USB
- Santoantonio
- Saída de ar preto brilhante
- Sensor de estacionamento
- Sensor de monitoramento da pressão dos pneus
- Suspensão elevada
- Suspensão traseira com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais
- Tampa da caçamba com nova tecnologia
- Terceira luz de freio
- Travas elétricas
- Vidro traseiro térmico
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros
- Visor de 3,5′ TFT
- Volante com regulagem de altura
- Volante em Couro
- Wireless Charger
Dimensões e capacidades
A picape compacta tem uma capacidade de carga de 650 kg. Além disso, o volume útil da caçamba é de 844 litros.
No que diz respeito a condução, a Fiat Strada 2024 também consegue encarar trechos off-road, já que tem bons angulos de entrada e saída, além de altura mínima do solo de 185 mm.
- Em ordem de marcha: 1.253 kg
- Capacidade de carga: 650 kg
- Comprimento: 4.448 mm
- Largura da carroceria: 1.732 mm (s/espelhos)
- Altura do veículo: 1.577 mm / 1.601 mm (com barra de teto)
- Distância entre eixos: 2.737 mm
- Altura mínima do solo: 185 mm
- Ângulo de entrada: 23°
- Ângulo de saída: 29º
- Tanque de combustível: 55 litros
- Comprimento máximo da caçamba: 1.178mm
- Largura máxima da caçamba: 1.310 mm
- Altura máxima da caçamba: 606 mm
- Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 844 litros
Novo motor 1.0 turbo
O grande destaque da nova linha fica por conta do novo motor turbo 200 Flex. E não para por aí: com o novo motor, a Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo.
O propulsor, que estreou no Pulse, faz parte família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis.
Com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm, o propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes.
A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).
Ainda no quesito dirigiblidade, há ainda o TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores.
Para completar a Fiat Strada é equipada com recursos como controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras.
Você vai gostar: Top 5 picapes por até R$ 150 mil para comprar em 2024
Conforto e tecnolgia
A picape também conta com sistema multimídia UCONNECT 7, que oferece conectividade avançada com Wireless Android Auto e Apple CarPlay.
Para completar, conta traz ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio.
Sensor de estacionamento e câmera de ré também faz parte dos itens de série da versão.
Qual o preço da Fiat Strada 2024?
A Fiat Strada 2024 tem preço inicial de R$ 101.990. Porém, o valor pode chegar a R$ 135.990, de acordo com a versão e itens opcionais.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.