Teste: Fiat 500e tem os atributos para competir com os carros elétricos mais baratos do País?
O Fiat 500e é um dos carros elétricos mais baratos do Brasil. O compacto icônico da montadora italiana chegou com uma proposta de um carro urbano, de fácil dirigibilidade, e claro, com bons itens de tecnologia embarcada.
No entando, o espaço limitado e o visual diferenciado faz com que o carro tenha uma público bem definido: ou gostam ou simplesmente torcem o nariz para ele.
Tudo que você precisa saber sobre o Fiat 500e antes de comprar
Para responder essa pergunta é precido citar os principais pontos do carro, como autonomia, capacidades e itens de série. Então continue nesse post para conhecer tudo sobre o Fiat 500e.
Atualmente o carro é comercializado em versão única, a Icon.
Qual o preço do Fiat 500e?
O Fiat 500e tem preço de R$ 214.990, o que faz dele um dos carros elétricos mais baratos do País. Porém, como diferencial, ele tem um desing único.
Desing
A atualização eletrica do carro aconteceu em 2021, quando o compacto deixou de vez o motor a combustão. Na época, o veículo passou por atualizações em seu visual. Mas é claro, sem deixar de lado o DNA intrínseco em seu visual.
As superfícies simples e sinuosas tornam o veículo ainda mais elegante e escultural.
O carro tem um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal. O atual logo na parte traseira mantém seu vínculo com o passado, embora transformado na configuração elétrica: diferenciada por uma borda em azul claro, com um design e cor que transforma o zero final na letra “e”.
O Fiat 500 elétrico é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque.
A iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica.
Nova grade frontal, inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais e adoção do fecho eletrônico em vez do mecânico, dando a oportunidade de redesenhar a maçaneta, totalmente integrada com uma solução inteligente dentro da porta, são outros elementos de destaque e elegância, que aumentam a percepção de qualidade no visual do modelo.
Já no interior o foco nas linhas horizontais enfatiza o aumento real do espaço interno. Por dentro, o destaque é por conta do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazem uma conexão clara com o veículo original de 1957.
Com concepção de última geração, um sistema de infoentretenimento com uma grande tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7”, fornece conectividade e informações para uma experiência única do usuário.
Os integrantes do veículo podem parear o smartphone sem a necessidade de cabos, bem como carregar o aparelho via indução.
As soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorou significativamente o conforto percebido.
Um novo console central surpreendente oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço para maior conforto de condução.
Além disso, a maçaneta mecânica tradicional desaparece, substituída pelo botão e-latch. O painel da porta foi pensado em torno desta novidade, o que dá uma percepção da tecnologia e um visual mais racional e essencial.
Itens de série
- Controle de cruzeiro adaptativo;
- Lane Centering;
- Assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre;
- Detector de placas de limite de velocidade;
- Detector de fadiga;
- Monitoramento de ponto cego;
- Sensores de estacionamento 360°;
- Assistente de estacionamento (Park Assist).
Motor, desempenho e autonomia
O Fiat 500 elétrico apresenta uma autonomia de 320 quilômetros. Se considerarmos o ciclo PBEV do Inmetro, o alcance oficial é de 227 km.
No entanto, testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais.
Para se ter uma ideia do que isso representa, comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível.
O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. Já o torque é de 220 Nm.
Isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60 km/h a 100 km/h em 4,8 segundos. Já a velocidade máxima é de 150 km/h.
Para facilitar o carregamento o 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.
A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua).
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Modos de condução
Ainda no que se refere a condução do Fiat 500e, o carro tem os seguintes modos de condução:
- Normal: oferece um estilo de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. Toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. Esse modo apresenta a função “Creeping”, no qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal do freio;
- Range: ativa a função “One Pedal Driving”. Melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Ao selecionar este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance;
- Sherpa: ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.
Quais são as medidas do Fiat 500e?
Ainda em 2021, o veículo cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura, privilegiando o espaço interno, mas mantendo o modelo compacto e ágil na cidade.
Dessa forma, o carro tem as seguintes medidas:
- Comprimento: 3632 mm
- Largura: 1683 mm
- Distância entre-eixos: 2322 mm
- Altura: 1527 mm
- Porta-malas: 185 litros
- Carga útil: 400 kg
Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro garantem um visual dinâmico mais ousado.
O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 l). O resultado é um ambiente bem pensado e com menos botões.
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Vale comprar um Fiat 500e?
Sem dúvidas o hatch é um carro elétrico cheio de identidade e personalidade, algo que “falta” em muitos veículos. No entanto, suas medidas e capacidades fazem dele um carro unicamente voltado ao uso urbano.
Além disso, ele tem um foco principal no uso individual ou para até duas pessoas. Por mais que a segunda fileira tenha espaço para dois ocupantes, o espaço interno não gera conforto para quatro passageiros.
Dessa forma, se você procura um carro com itens de tecnolgia que auxiliam a condução, não te ferá gastar uma gota de gasolina, com foco principal no uso urbano e para duas pessoas, o Fiat 500e pode ser uma boa opção.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.