Teste de segurança colide carro novo com modelo antigo e resultado é decepcionante

Teste de segurança entre dois carros: um vendido na Europa e outro vendido na Argentino mostra a diferença de proteção.

O Latin NCAP, entidade independente que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina, trouxe à tona uma preocupante disparidade dos carros vendidos na Argentina e Chile. Em um teste de segurança dois modelos da Peugeot receberam “zero estrelas”.

Testes Latin Ncap

Teste Latin Ncap mostra disparidade entre os dois modelos – Foto: Divulgação

Teste de segurança zera avaliação 

Os modelos Peugeot Partner Patagônica e Peugeot Rifter foram avaliados em um teste de colisão frontal.

Os dois carros, comprados anonimamente na Argentina e no Chile, respectivamente, evidenciando um duplo padrão da empresa. 

O intuito foi apresentar as diferentes estruturais e tecnológicas gritantes entre os dois carros, já que o mercado europeu, o Rifter é considerado o sucessor das versões de passageiros do Partners. 

Apesar das duas gerações de diferença entre o Rifter e o antigo Partner vendido e produzido na Argentina.

O Peugeot Partner Patagônica conta apenas com dois airbags frontais, bem como o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como itens de segurança padrão.

De acordo com o Latin Ncap, o modelo produzido desde 1990 não oferece os recursos de segurança adequados. 

Durante o teste de colisão, o dummy (boneco que imita a forma humana) do motorista adulto médio do Partiner não apresenta proteção satisfatória no tórax e no pescoço, além de uma estrutura instável. Assim como o dummy feminino pequeno, que também mostrou proteção inadequada no tórax e no pescoço.

Por outro lado, o Peugeot Rifter europeu oferece uma proteção maior. O modelo conta com seis airbags e controle de estabilidade como item de série, dessa forma demonstrou uma estrutura estável. 

Diferente do antecessor, o dano ao dummy ao motorista adulto médio não representa grave risco. 

Além disso, os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) instalados no Rifter, utilizando as ancoragens ISOFIX e virados para trás, ofereceram uma proteção total para o dummy de um ano e médio, e boa proteção para o dummy de três anos.

Assista o teste de colisão

Lacuna não deveria existir

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP e do Global NCAP, disse:

“Este resultado alarmante, para um veículo desenvolvido há mais de 25 anos e ainda vendido como novo na Argentina, põe em dúvida a liderança global da Peugeot em segurança veicular”.

De acordo com o secretário, os direitos de segurança não estão sendo respeitados. Ele finaliza dizendo que todos os consumidores, independente de onde moram, têm direito ao mesmo padrão de segurança veicular.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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