Teste: conhecemos o Volvo EX30, sensação elétrica de 338 km de autonomia

Ele chegou! Principal aposta mundial da Volvo para o segmento de veículos elétricos, o EX30 já está no Brasil. Confira o teste realizado pelo Garagem360. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Novo Volvo EX30 

Demorou, mas chegou. Essa é a sensação do público que esperava pelo novo Volvo EX30. 

Na última semana o Garagem360, à convite da Volvo Brasil, participou da apresentação do SUV elétrico premium em São Paulo. 

O crossover eletrificado chega ao mercado brasileiro após muita expectativa e lançamentos em mercados estrangeiros. 

Confira a seguir os detalhes do novo Volvo EX30 e o teste realizado pelo Garagem360. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Atributos do EX30 

O Volvo EX30 terá como foco principalmente a parcela da população mais jovem e novos clientes do mercado premium.

Responsável pela missão de dobrar o número de emplacamentos da marca sueca no país, o EX30 já foi adquirido por cerca de 2 mil compradores na pré-reserva. 

O modelo com a menor pegada de carbono da história da marca, traz diversos materiais recicláveis e está disponível desde já sob quatro versões, o SUV elétrico premium tem preço entre R$ 229.950 e R$ 293.950:

  • Core: R$ 229.950

  • Core Extended Range: R$ 249.950

  • Plus: R$ 277.950

  • Ultra: R$ 293.950 

A versão de entrada Core, conta com bateria de 51 kWh, enquanto as demais configurações são equipadas com bateria de 69 kWh da KTL.  

Em termos de potência, todas as versões possuem motor traseiro com 272 cavalos de potência e 35 kgfm de torque. 

A autonomia é de 250 km na versão Core e de 338 km nas demais configurações. 

No modelo de entrada, o EX30 vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. 

Já nas demais versões, o crossover leva 5,3 segundos para a mesma aceleração. 

De acordo com a própria Volvo, a configuração mais completa deve receber 50% dos pedidos. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Itens de série 

Desde a versão mais acessível, a Core, o Volvo EX30 conta com: 

  • Cartão de acesso NFC

  • Assistente de partida em rampas

  • Controle de Cruzeiro Adaptativo

  • Assistente de manobras evasivas

  • Suporte para mitigação de colisões

  • Alerta de tráfego cruzado

  • Sistema de alerta de mudança de faixa

  • Sensor de chuva

  • Volvo EX30 App

  • Ar-condicionado digital

  • Espaço de armazenamento traseiro removível

  • Faróis LED com acendimento automático

  • Compartimento de bagagem frontal

  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus 

  • ISOFIX 

Veja o teste de outro modelo da marca sueca, o SUV cupê 100% elétrico C40 no Canal do Garagem360 no Youtube!

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Medidas e capacidades

O Volvo EX30 conta com: 

  • 4,23 m de comprimento

  • 2,03 m de largura (com retrovisores)

  • 1,54 m de altura

  • 2,65 m de distância entre-eixos 

O porta-malas do SUV conta com capacidade para 318 litros e pode chegar a 1.000 litros com os bancos traseiros rebatidos, por exemplo, em uma viagem sozinho, ou em duas pessoas.

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Impressões ao dirigir 

À convite da Volvo Cars Brasil, o Garagem360 realizou o teste do EX30 em um percurso de São Paulo à Campos do Jordão. 

A bordo do novo EX30, realizamos um percurso de aproximadamente 200 km, no qual foi possível ter uma experiência mais do que positiva ao conduzir a versão mais completa da linha, Ultra. 

Sem dúvidas estamos falando de um modelo que chega para fazer jus à toda expectativa nele depositada de dobrar o número de vendas da Volvo no país. Veja os pontos que saltaram nossos olhos no lançamento!

Dirigibilidade

O principal aspecto na avaliação de qualquer carro, naturalmente, é como ele se comporta nas acelerações e retomadas. 

E nesse sentido o Volvo EX30 Ultra se impõe, já que sai da inércia para uma baita velocidade e vice e versa de forma muita astuta, graças ao torque instantâneo.

A arrancada do SUV elétrico é tão imediata que quem não estiver bem acomodado nos assentos, corre o risco de ‘’ser empurrado’’ pela velocidade do veículo. 

A parte boa é que os assentos (principalmente dianteiros) que abraçam os ocupantes dão o conforto necessário caso o motorista seja ousado. 

Como ponto de ajuste, talvez um apoio de braço mais elevado na porta do motorista geraria uma sensação ainda melhor ao volante. 

Nas curvas e em trechos com mudanças de sentido mais frequentes, fica evidente a eficácia e utilidade do assistente de manutenção em faixa, que em alguns casos, praticamente toma o volante do condutor como forma de mitigar riscos de colisão. 

Isso sem falar no sistema de estacionamento autônomo que pratica a manobra pelo motorista ao identificar uma busca por vaga em velocidade reduzida, seja ela paralela, perpendicular ou diagonal. 

Este porém, está limitada à configuração topo de linha, Ultra. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Experiência digitalizada

Ao adentrar no Volvo EX30, alguns condutores desacostumados com tanta digitalização podem levar alguns minutos para se adaptarem ao modelo. 

A começar pela entrada no veículo que se dá com o cartão NFC em simples encostada na porta. 

Para ligar, basta posicioná-lo no local específico no console central e o carro liga (mesmo sem parecer, pois não tem barulho algum). 

O EX30 conta com aspecto interior clean com as funções integradas quase que exclusivamente à tela touchscreen de 12,3’’. 

Até mesmo o posicionamento dos retrovisores e ajuste do ar-condicionado é realizado pela central multimídia. 

Também é pela tela central que o condutor recebe as comunicações de assistência do EX30, sejam eles sonoros ou por meio de alertas em texto de fácil leitura e compreensão.

Ouse você desviar a atenção do caminho e o sensor logo acima do volante te flagra antecedendo um ‘’puxão de orelha’’ onde? Na tela central!

Até o velocímetro fica na parte superior da tela de 12,3’’, o que não agrada a gregos e troianos pelo fato de não estar na posição natural do olhar na condução. 

Unificação organizada

Tudo num lugar só poderia gerar confusão, mas o mecanismo não tira de destaque (topo da tela) as principais informações como o caminho selecionado, e principalmente, a vida útil da bateria, assim como dados primordiais do veículo.

O GPS atribuído ao novo EX30 é o Maps, assim como outros pacotes do Google Assistance.

E assim a viagem segue, com alertas e auxílio de câmeras e sensores se fazendo presente quando algo ou alguém se aproxima do veículo, assim como medindo os espaços para ultrapassagens ou distância segura de automóveis, caminhões e motos. 

Para não falar que tudo é só alegria no Volvo EX30, o carregamento por indução não funciona caso seu aparelho smartphone tenha um tamanho menos convencional (com o de um iPhone). 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Viagem silenciosa ou não… 

Só quem se desloca em meio ao trânsito das grandes cidades sabe o quanto é estressante toda a poluição sonora que esse ambiente possui. 

E nesse sentido, o EX30 entrega um isolamento acústico que realmente funciona e causa até certa estranheza. 

O quesito silêncio interno fica ainda mais impactante quando se abre o vidro nas estradas em uma velocidade mais alta, acima dos 100 km/h. 

Com os vidros fechados, sem chances de incômodo por esse fator, a não ser que você esteja num autódromo a 200 km/h, ou melhor, a 180 km/h, velocidade máxima do modelo. No entanto, nem tudo é calmaria no EX30. Pelo menos não precisa ser, caso você queira escutar o som no talo. 

Aí é só aumentar o volume do som Harman Kardon através do comando no volante e bom progresso rumo à surdez para você!

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

Vale a compra? 

O novo Volvo EX30 tem um público bem definido: jovens entre 18 e 45 anos em busca da inserção no segmento de veículos elétricos premium. 

Dessa forma, a compra para esse tipo de perfil é mais do que válida, já que, de fato, o preço inicial de R$ 229.950 é uma redução notória no padrão de preços da própria Volvo. 

De quebra,o(a) proprietário(a) ainda leva para casa um belo modelo elétrico com diversão garantida ao volante e cada vez mais assistido no país, isso sem falar da boa relação com a sustentabilidade.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
Fechar
Sair da versão mobile