Teste: conheça o carro elétrico com maior alcance do mercado brasileiro

Lançado em novembro do último ano, o Mercedes EQE é o carro elétrico que une excelente nível de autonomia, e todo o luxo e conforto dos automóveis da marca; veja os detalhes.

Confira os detalhes do carro elétrico de maior autonomia do mercado brasileiro e veja como é possóvel aliar sustentabilidade e performance
Confira os detalhes do carro elétrico de maior autonomia do mercado brasileiro e veja como é possóvel aliar sustentabilidade e performance (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

 

MercedesEQE é exemplo de carro elétrico luxuoso (e de alta performance)

A Mercedes-Benz é um das marcas que aposta em um portfólio cada vez mais eletrificado. Para isso, a montadora lançou no mercado brasileiro durante novembro do ano passado, o EQE, um sedã executivo, de caráter esportivo, luxuoso e que combina excelente performance elétrica com alta sustentabilidade.

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O novo EQE é mais aerodinâmico e eleva o conceito de sedã executivos para um nível superior. A linha de design da marca chamada de “Sensual Purity” é refletida em superfícies cuidadosamente modeladas e transições suaves e perfeitas, com grande destaque a exclusiva grade frontal com acabamento brilhante e que traz a estrela Mercedes-Benz multidimensional.

Em suas dimensões externas, o EQE é comparável a outros modelos da marca como a Classe E ou ao CLS. Assim como este último, ele possui vidro traseiro fixo junto a tampa do porta-malas.

A versão escolhida para o Brasil é o EQE 300 com 245 cv e equipado com a transmissão elétrica (eATS), com todo o conjunto montado no eixo traseiro. O motor elétrico é do tipo motor síncrono permanente (PSM).

Com o PSM, o rotor do motor é equipado com ímãs permanentes e, portanto, não precisa ser alimentado com energia. As vantagens deste design incluem alta densidade de potência, alta eficiência e alta constância de potência. O motor no eixo traseiro é particularmente potente devido ao seu design de seis fases que possui dois enrolamentos com três fases cada.

A bateria de íons de lítio é composta por dez módulos e possui um conteúdo de energia útil de 89 kWh. O inovador software de gerenciamento de bateria, desenvolvido internamente, permite o gerenciamento inteligente de energia do EQE. Com a atual geração de baterias, um passo importante foi alcançado em termos de sustentabilidade da química das células.

Confira os detalhes do carro elétrico de maior autonomia do mercado brasileiro e veja como é possóvel aliar sustentabilidade e performance
Carro tem um dos maiores alcances do País (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

De acordo com a marca o carro tem uma autonomia que varia entre 550 km, porém, pode chegar a 639 km, conforme o modo de condução. Tais dados fazem do EQE o carro elétrico de maior alcance do Brasil.

Os demais atributos do sedã elétrico

O motorista pode selecionar manualmente a desaceleração em três estágios (D+, D, D-), bem como a função de deslizamento através das borboletas atrás do volante.

O ECO Assist também oferece recuperação otimizada para diversas situações em que a desaceleração pode ser mais intensa ou mais sutil, o que acaba resultando no estilo de condução mais eficiente. Se possível, a desaceleração de recuperação também é usada para veículos detectados à frente.

Isso ocorre até mesmo quando eles param, por exemplo, nos semáforos. O motorista não precisa pressionar o pedal do freio para isso – literalmente é uma condução utilizando apenas um pedal.

Como um sedã com tampa do porta-malas integrado, o EQE foi desenvolvido para oferecer um alto nível de conforto NVH (ruído, vibração, aspereza). Inúmeras medidas contribuem para isso. Nas transmissões elétricas (eATS), os ímãs são dispostos dentro dos rotores de maneira otimizada para NVH. Além disso, o eATS possui um acabamento especial ao redor como cobertura NVH.

A vida a bordo no EQE se torna também uma experiência acústica: o sistema de som surround Burmester® apresenta dois perfis sonoros, a Silver Waves e a Vivid Flux. Silver Waves traz um som mais limpo.

Com o objetivo de aumentar o conforto, o novo EQE conta com a suspensão pneumática AIRMATIC e o sistema de amortecimento adaptativo ADS+. E como todos os outros modelos da marca, o EQE possui uma célula de passageiros rígida, zonas de deformação especiais e sistemas de retenção modernos com PRE-SAFE, aumentando a segurança ativa e passiva do modelo.

Confira os detalhes do carro elétrico de maior autonomia do mercado brasileiro e veja como é possóvel aliar sustentabilidade e performance
Interior do veículo é um dos pontos altos do modelo (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

O fato de o EQE ser baseado em uma arquitetura totalmente elétrica também abriu novas possibilidades de design para seu conceito de segurança. Isso significa, por exemplo, que uma posição mais favorável pode ser escolhida para a instalação da bateria, em uma área protegida contra colisão na parte inferior da carroceria.

E como não há cárter a bordo, o comportamento em uma eventual colisão frontal pode ser ainda melhor. Além dos testes de colisão padrão, o desempenho do modelo em várias situações de carga adicional foi verificado e extensos testes de componentes realizados no Vehicle Safety Technology Center (TFS).

A última geração de sistemas de assistência à condução inclui inúmeras funções de apoio ao condutor. A tela de assistência no visor do motorista mostra a operação dos sistemas de assistência à condução em uma visão de tela cheia facilmente compreensível.

A produção do EQE ocorre na fábrica alemã da Mercedes-Benz em Bremen e as primeiras unidades do modelo começam a desembarcar no Brasil em novembro ao preço público sugerido de R$ 709.900.

Confira os detalhes do carro elétrico de maior autonomia do mercado brasileiro e veja como é possóvel aliar sustentabilidade e performance
Carro elétrico é importado e tem valor superior de R$ 700 mil (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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