Teste: BYD Yuan Pro será capaz de roubar vendas de T-Cross, Tracker, Creta e outros SUVs compactos?
Confira os detalhes do BYD Yuan Pro, novo SUV compacto e elétrico da maca chinesa que promete roubar vendas de gigantes do mercado.
A dona BYD não está para brincadeira. Prova disso, a marca chinesa acaba de lançar um novo produto no mercado brasileiro. Porém, de forma audaciosa, ela agora compete no segemento que mais cresce no País, o de SUVs compactos. Mas será que o veículo elétrico, Yuan Pro, tem atributos o suficientes para competir com os líderes da categoria?
BYD Yuan Pro será capaz de bater de frente com os SUVs compactos do mercado? Já avaliamos o veículo elétrico
Não há como negar, a BYD é audaciosa e sua estratégia tem dado muito certo no mercado brasileiro. Tanto que a marca já detém 2,97% das vendas do mercado em 2024, segundo dados da Fenabrave, e é a décima montadora que mais emplaca no País.
No caso do Yuan Pro, SUV compacto e elétrico, apresentado semana passada, e com coberura completa do Garagem360, a disputa será bem acirrada, já que ele compete com nomes fortes e de grandes números de vendas.
Entre os SUVs de entrada que mais emplacam estão Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Jeep Renegade.
No entanto, o Yuan Pro da BYD tem diferenciais que podem atrair a atenção do público, como é o caso do motor 100% elétrico, e claro, o alto nível de tecnologia embarcada, já conhecida nos demais veículos da montadora.
Como é dirigir o BYD Yuan Pro?
Aqui no Garagem360 já falamos dos diversos atributos do SUV chinês, mas o que também precisa ser ressaltado é sua dirigibilidade.
Isso porque, mesmo sendo um carro elétrico, ele é capaz de entregar boa performance na pista. Em testes realizado pela reportagem e em circuito fechado, pode-se colocar à prova os números citados pela montadora.
Aproveite e confira: Novo SUV 100% elétrico da BYD promete dominar o mercado: é o fim do T-Cross, Renegade, Creta e Tracker?
De acordo com a marca o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e tem uma velocidade máxima de 160 km/h.
Ao todo, são 177 cv de potência e 29 kgf,m de torque. Mas o que esses dados representam? De forma geral, o Yuan Pro consegue entregar uma boa resposta, seja na estrada, ou na cidade, onde de fato é o habitat natural do veículo.
Mesmo em aceleradas mais fortes e freadas mais bruscas, o veículo responde de forma ágil e esperta, sem perder a dirigibilidade leve.
Além disso, é válido ressaltar a o nível de segurança que o carro é capaz de entregar ao condutor, mesmo em um primeiro contato.
Porém, é importante o destaque: quanto mais “pesada” a condução, menos autonomia terá.
Qual é a autonomia do BYD Yuan Pro?
Também segundo a BYD, o Yuan Pro atingiu um alcance de 390 km em testes no circuito urbano e 316 km na estrada. Dessa forma, a autonomia combinada é de 356 km. Porém, levando em consideração a redução de 30% aplicada pelo PBEV, o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a autonomia oficial é de 250 km.
Na prática, caso seja comaprado com um carro a combustão, o BYD Yuan Pro tem um consumo equivalente a 56 km/l.
Quanto custa o BYD Yuan Pro?
Nesse primeiro momento, o BYD Yuan Pro tem um valor de R$ 182.800.
BYD Yuan Pro consegue competir com os demais SUVs do mercado?
Para método de comparação, o Volkswagen T-Cross, líder em vendas da categoria tem um preço de R$ 119.890 e chega a R$ 180.690. Nessa configuração mais cara, o veículo entrega 150 cv de potência e 25,9 kgf,m de toque.
Ou seja, o SUV elétrico entrega um pouco mais. Porém, em termos de velocidade máxima, o T-Cross ganha, afinal, pode chegar a 202 km/h.
Porém, a escolha final vai muito além dos dados máximos, afinal, dificilmente eles serão colocados a prova no dia a dia.
Quer saber mais sobre o SUV?
- BYD YUAN PRO: conheça o SUV 100% elétrico, a nova aposta da marca para o mercado brasileiro
- BYD Yuan Pro entra em fase de pré-lançamento e tem 1 ano de seguro DE GRAÇA
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.