Testamos: Volvo XC60 híbrido por R$ 492.950; vale o investimento?

Afinal, com tantos outros modelos "mais baratos" disponíveis, vale investir quase R$ 500 mil no Volvo XC60 Hybrid?

O segmento de carros híbridos e elétricos está em mais acesnção do que nunca! Porém, além das marcas chinesas, como  BYD, outras montadoras já têm um certo legado no mercado brasileiro, como é o caso da Volvo, que tem no seu portfólio o XC60 Hybrid.

Vale investir quase R$ 500 mil em um carro híbrido?

Há quem ainda não confie 100% nos carros puramente elétricos. Nesse caso, vale voltar os olhares para um outro segmento, o dos híbridos. Como vantagem, eles conseguem aliar a confiança dos motores a combustão com a eficiência dos elétricos.

No caso do modelo de teste, o Volvo XC60 híbrido é ofertado em três versões, com preços que variam entre R$ 449.950 e R$ 525.950. A configuração avaliada pelo Garagem360 é a intermediária Ultimate, que tem preço de R$ 492.950.

Porém, o que um veículo precisa ter para fazer valer quase meio milhão de reais? Design sofisticado? Alto nível de segurança? Boa performance? Alto nível de autonomia? E pacote bem completo de itens de assistência ao motorista? Confira!

Design sofisticado

Em relação ao visual, o Volvo XC60 exala sofisticação que fica ainda mais evidente graças a altura de 1.651 mm.

A grade frontal recebe um acabamento em black piano, que é complementado pelo logo da marca ao centro. Os faróis tammbém chamam atenção e possuem DRL em led integrado. As rodas são de 20″ com acabamento diamentado.

Outro fator que valoriza o visual do modelo são as linhas por toda a carreceria, que dão ao XC60 um ar ainda mais imponente. 

A traseira entrega ainda mais identidade, com as tradicionais lanternas da marca. O SUV recebe um perfil ainda mais esportivo graças ao spoiler posicionado acima da tampa do porta-malas e a antena estilo barbatana de tubarão.

O interior também não deixa a desejar. Com um acabamento mais escurecido, os bancos possuem costuras brncas aparentes para combianar com a parte externa.

Porém, nesse quesito o que realmente se destaca é a manopla do câmbio cristal sueco trabalhado à mão fabricada exclusivamente para a Volvo pela Orrefors.

Volvo XC60 Hybrid Ultimate (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

 

Espaço é o que não falta

Para quem deseja um veículo familiar espaçoso o Volvo XC60 também pode ser uma boa escolha. Sendo:

  • Altura: 1.651 mm
  • Largura: 1.902 mm
  • Comprimento: 4.708 mm
  • Distância entre eixos: 2. 865 mm

O porta-malas tem capacidade volumétrica de 485 litros, porém, essa capacidade aumenta para 1.395 litros caso os bancos da segunda fileira sejam rebatidos.

Além disso, outro fator que valoriza o armazenamento de grandes objetos é o fato de que os bancos da segunda fileira, quando rebatidos, ficam nivelados com o porta-malas, formando uma única plataforma sem desníveis.

O mesmo vale para a carroceria e o próprio porta-malas, que também não possui desnível, o que facilita a iserção e retirada de objetos mais pesados.

Por fim, ainda nesse quesito vale ressaltar a tecnologia que permite abrir ou fechar a porta traseira pelo lado de fora de forma conveniente, usando o controle remoto.

Também é possível usar os botões localizados na porta traseira ou no painel. Os sensores em torno da abertura da porta traseira ajudam a aumentar a segurança ao fechá-la.

A porta traseira elétrica também pode ser programada para abrir a uma altura mais baixa do que o seu máximo, muito útil se você estacionar em uma garagem com a altura do telhado limitada.

Para uma maior comodidade durante o carregamento, a iluminação integrada ilumina a área sob a porta traseira.

Volvo XC60 Hybrid Ultimate (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Facilitando a abertura da porta traseira quando suas mãos estão ocupadas, a conveniente função de abertura e fechamento sem o uso das mãos possibilita que você mova o pé sob o para-choque traseiro para abrir ou fechar a tampa traseira.

Alto nível de segurança

Outro ponto que merece destaque são os altos níveis de segurança, atributo que já é enraizado e faz parte do DNA da montadora.

Para o XC60 Ultimate, a Volvo agrega:

  • Câmera 360
  • Sinal de advertência de mudança de faixa
  • Adaptive Cruise Control (Controle de cruzeiro adaptativo)
  • Pilot Assist
  • BLIS e Alerta de tráfego transversal
  • Espelhos retrovisores antiofuscantes automáticos
  • Monitoramento da pressão dos pneus
  • Suporte de mitigação de colisão dianteira
  • Aviso de Colisão Traseira
  • Direção assistida adaptativa
  • Assistente de estacionamento, dianteiro e traseiro
  • Câmera de estacionamento traseira
  • Assistente de estacionamento, dianteiro, traseiro e lateral

Boa performance

O veículo de motorização mista tem 55 km de alcance no modo 100% elétrico. Quando combinados, os moteores geram potência de 462 cv e 709 Nm de torque. 

A transmissão é automática e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos. Para método de comapração, o XC40, carro 100% elétrico da Volvo acelera em 4,7 segundos.

Por fim, a velocidade máxima é de 180 km/h limitada eletronicamente tanto por questões de segurança, bem como para preservar a autonomia.

Volvo XC60 Hybrid Ultimate (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

 

Conforto e tecnologia que elevem o Volvo XC60 para outro patamar

O alto valor do XC60 também pode ser justificado através dos itens que fazem ele ir além do que um veículo comum. Ele também entrega muito em termos de conforto e tecnologia.

Nesse caso, destaque para:

  • Google Assistant, Google Maps e Google Play Store
  • Carregamento sem fio para telefone
  • Apple CarPlay
  • Controle remoto no volante de direção
  • Conexão Bluetooth
  • Sistema de som premium da Harman Kardon
  • Sistema de climatização de duas zonas
  • Climatização de estacionamento pós-condução
  • Ar-condicionado e aquecedor elétrico de cabine
  • Sensor de Umidade
  • Volante aquecido
  • Assento elétrico do motorista e passageiro com função de memória
  • Suporte lombar elétrico com dois níveis de ajuste
  • Bancos dianteiros Comfort
  • Ventilação para banco dianteiro
  • Apoio lateral elétrico
  • Assentos frontais com aquecimento
  • Suporte lombar elétrico com quatro níveis de ajuste

Vale o investimento?

Por fim, ainda é preciso lembrar que independente do modelo em si, muitas vezes o o “valor da marca” também está incluso no preço do modelo, e o nome da Volvo custa caro.

Dessa forma, é quase impossível comparar com outras montadoras que por mais que entreguem carros bem equipados e tecnologias semelhantes, possuem uma proposta distinta do que a montadora sueca possui.

Ou seja, dentro do semgneto premium no qual a Volvo está inserida, o valor do XC60 Hybrid faz sentido.

O vídeo com todos os detalhes do SUV estarao em breve o Canal do Garagem360 no Youtube, enquanto isso, assista o nosso teste com o Volvo C40:

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile