O Volvo XC40 Recharge Pure Electric, é um SUV com todas as qualidades da marca escandinava, como nível superior em segurança, design harmônico e boa tecnologia. No entanto, o grande destaque fica por conta da motorização 100% elétrica, com autonomia de 400 km. Além disso, a arrancada de 0 a 100 km/h é de 4,9 segundos, veja. Já a tecnologia One Pedal Drive é um ponto não muito eficaz. Veja nosso teste.
Volvo XC40 Recharge Pure: modelo prova que carro elétrico também pode entregar condução dinâmica
Por um preço de R$ 409.950, você pode levar para casa um Volvo XC40 100% elétrico. Mas por que investir em um modelo nessa faixa de preço?
No caso desse modelo em especifico a resposta pode ser um tanto quanto simples: além da motorização elétrica que gera economia com o passar do tempo, o SUV é capaz de entregar uma condução dinâmica e divertida, com arrancadas fortes e nível de resposta aprimorado.
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Além disso, ele conta com atributos como design original, tecnologia de ponta, segurança, e compromisso com o futuro, tendo em vista que ele foi desenvolvido para fortalecer o compromisso da Volvo em tornar-se totalmente elétrica até 2030.
Dirigir o XC40 Recharge Pure Electric é esquecer que está a bordo de um elétrico
Se não fosse pela condução silenciosa, ao conduzir o Volvo XC40 Recharge Pure Electric é fácil esquecer que trata-se de um modelo zero emissão de carbono. Tendo em vista a condução dinâmica.
Com 408 cv de potência e 660 Nm de torque, o modelo faz um de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, e a velocidade máxima é de 180 km/h.
Ponto que deixa a desejar no Volvo XC40 Recharge Pure Electric: One Pedal Drive
Como nada é perfeito, o One Pedal Drive, utiliza o freio motor até fazer com que o carro pare. O recurso poupa os freio, sem dúvida, mas é algo um tanto desagradável para o uso no dia a dia. Além disso, não foram percebidos benefícios energéticos em seu uso. Ou seja, em nada alterou a economia de energia – aliás, pode piorar em algumas situações.
Autonomia 400 km é um dos pontos positivos
Outro ponto de destaque fica por conta da autonomia de 400 km derivadas do conjunto de bateria de 78 kWh, que impulsiona os dois motores elétricos P8 AWD.
Em um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos. Além do bom nível de alcance, o veículo demonstra a todo momento, através do painel de controle, o nível de carregamento de baterias, o tempo de percurso restante.
Um ponto interessante e que gera mais segurança na condução, é o sistema Google Automotive Services, integrado ao veículo. Ao inserir o trajeto no aplicativo de GPS do veículo, o motorista tem a visualização do quanto de autonomia será consumida até o fim do percurso.
Design entrega a eletricidade presente no modelo
Com o inconfundível estilo escandinavo dos SUVs da marca, o XC40 Pure Electric traz ainda mais requinte e sofisticação em cada detalhe. No local onde estariam as grades de entrada de ar ao motor foi incluído um painel com o logo da Volvo Cars e que remetem à originalidade do modelo.
Na parte externa o destaque fica para a charmosa inscrição Recharge, nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20” também agregam ao visual do carro, além de trazer o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, o TPMS.
O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com autodirecionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED.
Por dentro, o SUV impressiona ainda mais. O carro manteve o layout limpo destacando os belos detalhes que estão por todos os cantos. O revestimento dos bancos em microtech faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium.
Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável, mais uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.
Tecnologia e segurança no Volvo XC40 Pure Electric? Tem também!
O Já citado Google Automotive Services repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável. Um dos recursos é o reconhecimento de voz, que foi aprimorado para fornecer uma experiência única e conectada.
Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens.
Para ligar o veículo, a Volvo traz mais uma boa novidade: sem botão de partida, o carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.
No quesito segurança, o Volvo XC40 Pure Electric oferece as mais avançadas assistências à condução, tendo em vista que o modelo sempre foi referência nesse seguimento.
Ele conta com a câmera 360 graus que por sinal tem uma ótima definição, que junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento.
O Volvo XC40 Pure Electric conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).
Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias.
Também pensando em segurança, o XC40 Pure Electric possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.
Outro destaque é o sistema One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida.
Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.
Espaço para compartimento também foi bem pensado
No interior, soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.
A retirada do motor também proporcionou mais espaço para os que amam viajar, já que o carro ganha um porta-malas frontal, além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.
Além da eletrificação e sustentabilidade, esse SUV ainda faz história ao inaugurar o novo sistema de infoentretenimento com o inédito sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google.