Testamos: Toyota SW4 é o carro ideal para quem faz viagens off-road em família

Se você busca por um carro com disposição para enfrentar o fora de estrada e que comporte toda a família, o Toyota SW4 pode ser a escolha ideal. O carro conta com bom conjunto mecânico, alta performance na estrada, condução firme em trechos fora de estrada e bom espaço interno para os ocupantes.

Toyota SW4 SRX 2021: ideal para aventuras em família

A montadora japonesa atualizou a linha do SW4 em novembro de 2021, quando o carro passou a ser comercializado já como linha 2022. A atualização foi importante porque trouxe ao modelo importantes itens de conectividade.

Porém, a reportagem do Garagem360 conheceu de perto alguns detalhes da linha 2021 do carro, em sua versão SRX de sete lugares. O modelo alto, robusto e de alta performance e que é capaz de causar boas experiências tanto na estrada, quanto em trechos off-road.

VEJA TAMBÉM

Design imponente e sofisticado

Por mais que o modelo tenha a força e robustez, ele não abre mão da sofisticação. As linhas laterais do grande capô levam o olhar para a parte frontal do veículo que conta com grade em acabamento preto e faróis com DRL integrado. Além disso, o para-choque conta com detalhes em cinza também está presente.

As laterais contam com estribos laterais que reforçam a aptidão do SUV para o fora de estrada, bem como seu tamanho elevado. As rodas são de 18”.

A traseira conta com detalhes com cromo e um spoiler acima da tampa do porta-malas, o que gera um ar de esportividade ao SUV e valoriza o comprimento de 4.795 mm.

Sobre o assunto dimensão, o porta-malas que conta com abertura e fechamento de forma eletrônica tem 500 litros de capacidade volumétrica na configuração de cinco lugares e de 180 litros quando configurado para sete lugares.

Quando os bancos da última fileira não são usados, eles podem ser rebatidos, o que valoriza o armazenamento de bagagens.

Conheça os detalhes do Toyota SW4 SRX 2021 e veja o que mudou com a atualização da linha 2022
Toyota SW4 2021 SRX (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Interior acomoda até sete ocupantes

A sofistação permanece no interior com a adoção de um acabamento com materiais premium, como couro nos bancos e portas e madeira em detalhes do volante e painel.

No quesito tecnológico o carro em sua linha 2021 e na versão SRX dispõe de central multimídia de 8” com pareamento através do Android Audo e Apple CarPlay com a necessidade de cabo, ar-condicionado digital, sistema de som JBL, painel analógico com um pequeno computador de bordo ao centro e ajuste do banco do motorista e passageiro de forma eletrônica.

O conjunto não deixa a desejar tendo em vista que outras características do veículo se sobressaem, como o conforto interno.

Os ocupantes da segunda e terceira fileiras contam com tomada 12V e saída do ar-condicionado, dessa forma ninguém passará calor.

Sobre o espaço interno o carro tem um total de 2.745 mm de entre-eixos, o que gera um bom nível de conforto para os ocupantes da primeira e segunda fileira.

A terceira fileira também não é ruim e possui as características padrões de carros de sete lugares, ou seja, mais estreita que as demais. Porém, é injusto dizer que não há conforto.

O acesso para os dois últimos bancos é feito através do rebatimento manual dos bancos laterais da segunda fileira.

O que mudou entre as linhas 2021 e 2022

Como mencionado o carro já é vendido pela montadora com linha 2022, porém a versão de teste foi com a linha 2021. Dessa forma é possível conferir com exatidão o que altera de uma linha para outra.

A partir da atualização mais recente a marca adicionou à versão o sistema de câmera 360º, onde a linha 2021 conta apenas com câmera de ré e sensores de estacionamento frontais e traseiros.

Além disso, a linha 2022 também conta com ar-condicionado de duas zonas, sistema de carregamento de smartphone por indução, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de ponto cego.

Sobre os preços, o Toyota SW4 SRX 2022 vendido pela marca tem preço de R$ 390.790, enquanto a linha 2021 ainda pode ser encontrada por um valor médio de R$ 363.959.

Conheça os detalhes do Toyota SW4 SRX 2021 e veja o que mudou com a atualização da linha 2022
Linha 2022 introduziu novos equipamentos de conforto e conectividade (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Carro é movido pelo motor 2.8 diesel de 204 cv de potência

Embaixo do capô está o motor 2.8 turbo diesel de 204 cv de potência e 50,9 kgf,m de torque. O conjunto motriz atua em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades.

O de 0 a 100 km/h é feito em 11,8 segundos enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h.

Em relação ao consumo de combustível o carro faz 10,5 km/l no ciclo rodoviário e 9 km/l na cidade, e a autonomia chega a 840 km sendo que o tanque de combustível tem 80 litros de capacidade volumétrica.

O carro conta com três modos de condução: sport, normal e eco, além de ter tração integral. O motorista pode ajustar os comandos para configuração com tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.

Como é a experiência atrás do volante da Toyota SW4

Por mais que o veículo tenha proporções generosas (1.835 mm de altura, 1855 de largura e 4.795 mm de comprimento), o veículo é capaz de gerar segurança ao motorista mesmo em altas velocidades graças ao sistema de tração e estabilidade.

Quem dirige não sente o peso e porte de um carro de sete lugares, e o conforto do espaço do motorista faz com que seja possível encarar viagens de longas distâncias sem grandes problemas. Os trechos fora de estrada também são encarados com facilidade.

Conheça os detalhes do Toyota SW4 SRX 2021 e veja o que mudou com a atualização da linha 2022
Condução do modelo é ágil e eficiente (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar