Testamos: Toyota SW4 é o carro ideal para quem faz viagens off-road em família
Conheça os detalhes do Toyota SW4 SRX 2021 e veja o que mudou com a atualização da linha 2022; confira as informações.
Se você busca por um carro com disposição para enfrentar o fora de estrada e que comporte toda a família, o Toyota SW4 pode ser a escolha ideal. O carro conta com bom conjunto mecânico, alta performance na estrada, condução firme em trechos fora de estrada e bom espaço interno para os ocupantes.
Toyota SW4 SRX 2021: ideal para aventuras em família
A montadora japonesa atualizou a linha do SW4 em novembro de 2021, quando o carro passou a ser comercializado já como linha 2022. A atualização foi importante porque trouxe ao modelo importantes itens de conectividade.
Porém, a reportagem do Garagem360 conheceu de perto alguns detalhes da linha 2021 do carro, em sua versão SRX de sete lugares. O modelo alto, robusto e de alta performance e que é capaz de causar boas experiências tanto na estrada, quanto em trechos off-road.
Design imponente e sofisticado
Por mais que o modelo tenha a força e robustez, ele não abre mão da sofisticação. As linhas laterais do grande capô levam o olhar para a parte frontal do veículo que conta com grade em acabamento preto e faróis com DRL integrado. Além disso, o para-choque conta com detalhes em cinza também está presente.
As laterais contam com estribos laterais que reforçam a aptidão do SUV para o fora de estrada, bem como seu tamanho elevado. As rodas são de 18”.
A traseira conta com detalhes com cromo e um spoiler acima da tampa do porta-malas, o que gera um ar de esportividade ao SUV e valoriza o comprimento de 4.795 mm.
Sobre o assunto dimensão, o porta-malas que conta com abertura e fechamento de forma eletrônica tem 500 litros de capacidade volumétrica na configuração de cinco lugares e de 180 litros quando configurado para sete lugares.
Quando os bancos da última fileira não são usados, eles podem ser rebatidos, o que valoriza o armazenamento de bagagens.
Interior acomoda até sete ocupantes
A sofistação permanece no interior com a adoção de um acabamento com materiais premium, como couro nos bancos e portas e madeira em detalhes do volante e painel.
No quesito tecnológico o carro em sua linha 2021 e na versão SRX dispõe de central multimídia de 8” com pareamento através do Android Audo e Apple CarPlay com a necessidade de cabo, ar-condicionado digital, sistema de som JBL, painel analógico com um pequeno computador de bordo ao centro e ajuste do banco do motorista e passageiro de forma eletrônica.
O conjunto não deixa a desejar tendo em vista que outras características do veículo se sobressaem, como o conforto interno.
Os ocupantes da segunda e terceira fileiras contam com tomada 12V e saída do ar-condicionado, dessa forma ninguém passará calor.
Sobre o espaço interno o carro tem um total de 2.745 mm de entre-eixos, o que gera um bom nível de conforto para os ocupantes da primeira e segunda fileira.
A terceira fileira também não é ruim e possui as características padrões de carros de sete lugares, ou seja, mais estreita que as demais. Porém, é injusto dizer que não há conforto.
O acesso para os dois últimos bancos é feito através do rebatimento manual dos bancos laterais da segunda fileira.
O que mudou entre as linhas 2021 e 2022
Como mencionado o carro já é vendido pela montadora com linha 2022, porém a versão de teste foi com a linha 2021. Dessa forma é possível conferir com exatidão o que altera de uma linha para outra.
A partir da atualização mais recente a marca adicionou à versão o sistema de câmera 360º, onde a linha 2021 conta apenas com câmera de ré e sensores de estacionamento frontais e traseiros.
Além disso, a linha 2022 também conta com ar-condicionado de duas zonas, sistema de carregamento de smartphone por indução, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de ponto cego.
Sobre os preços, o Toyota SW4 SRX 2022 vendido pela marca tem preço de R$ 390.790, enquanto a linha 2021 ainda pode ser encontrada por um valor médio de R$ 363.959.
Carro é movido pelo motor 2.8 diesel de 204 cv de potência
Embaixo do capô está o motor 2.8 turbo diesel de 204 cv de potência e 50,9 kgf,m de torque. O conjunto motriz atua em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades.
O de 0 a 100 km/h é feito em 11,8 segundos enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h.
Em relação ao consumo de combustível o carro faz 10,5 km/l no ciclo rodoviário e 9 km/l na cidade, e a autonomia chega a 840 km sendo que o tanque de combustível tem 80 litros de capacidade volumétrica.
O carro conta com três modos de condução: sport, normal e eco, além de ter tração integral. O motorista pode ajustar os comandos para configuração com tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.
Como é a experiência atrás do volante da Toyota SW4
Por mais que o veículo tenha proporções generosas (1.835 mm de altura, 1855 de largura e 4.795 mm de comprimento), o veículo é capaz de gerar segurança ao motorista mesmo em altas velocidades graças ao sistema de tração e estabilidade.
Quem dirige não sente o peso e porte de um carro de sete lugares, e o conforto do espaço do motorista faz com que seja possível encarar viagens de longas distâncias sem grandes problemas. Os trechos fora de estrada também são encarados com facilidade.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.