Testamos: Renault Oroch 1.3 CVT; picape compacta tem atributos versáteis

Veja os detalhes da Renault Oroch 2023 em sua versão topo de linha, que conta com motor 1.3 e câmbio CVT; confira.

A versão topo de linha da nova Renault Oroch 2023 tem preço de R$ 142.900, por esse valor, a picape compacta para até cinco passageiros tem motor 1.3 flex, câmbio automático CVT e capacidade de carga para até 680 kg.

Renault Oroch Outsider: picape tem preço de R$ 142.900 e é opção para quem busca um veículo versátil

No início de 2022 a montadora francesa Renault apresentou a nova linha da Oroch. A picape compacta se distanciou do SUV Dsuter e agora é um modelo independente dentro do portfólio da marca.

A versão topo, é a única que conta com o motor TCe 1.3 flex que rende até 170 cv de potência à 5.500 rpm e 27,5 kgfm de torque entre 1.600 e 3.750 rpm. Esse motor é combinado com o moderno câmbio automático CVT XTRONIC de oito velocidades simuladas.

Também é possível a troca manual na alavanca de câmbio. Para isso, basta posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.

Com essa combinação a Oroch Outsider 2023 traz um ótimo desempenho com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h. Com uma elástica curva de torque, a picape oferece força máxima em diferentes faixas de rotação, favorecendo ultrapassagens seguras, mesmo com carga.

Sobre os dados de consumo, com gasolina, na estrada o carro faz 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.

Os dados foram obtidos através da inclusão de tecnologias como o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este sistema, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.

Renault Oroch 2023 (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação / Renault)

Picape recebeu importantes aprimoramentos no design

As atualizações no visual deixaram a picape mais robusta. A dianteira ganhou mais personalidade com a nova grade frontal e para-choque, bem como recebeu elementos redesenhados como o ski frontal e faróis de neblina.

Além de ampliar o visual forte da picape, as novas linhas também ampliaram o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, aumentando ainda mais a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada.

O modelo recebeu ainda novas barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com visual inédito.

Atrás, novas lanternas com acabamento fumê e o novo logo Oroch destacado na tampa completam o visual renovado do modelo. Em todas as versões, o protetor de caçamba é de série, aumentando a versatilidade e a proteção do compartimento de carga.

A versão Outsider traz ainda um exclusivo conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais, que tornam o modelo ainda mais robusto.

Interior

A cabine também foi modificada com a renovação de linha. O modelo conta com novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos, que reforçam o conforto, bem como novas tecnologias para conectividade e Easy Life.

A versão Outsider traz acabamentos internos na cor laranja Corail, no painel e costuras dos bancos, que faz alusão ao universo moderno dos consumidores.

O quadro de instrumentos traz novo design, com velocímetro digital ao centro, enquanto o volante também é novo.

Nova Renault Oroch

Renault Oroch 2023 (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação / Renault)

Conectividade

A configuração também apresenta a nova central multimídia de 8” flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay.

Ela também agrega retrovisores com regulagem elétrica e sensores traseiros, ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, que permite o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bem como a iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30 s a 120 s, aumentando a segurança ao sair do veículo.

Mais segura

A Oroch 2023 recebeu um completo pacote de segurança ativa que garante a segurança dos ocupantes em diferentes condições de rodagem e que está presente em todas as versões do modelo.

A picape é equipada com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Assistente de Partida em Rampas (HSA), Sistema Anti-Capotamento (RMI) e freios ABS com BAS (Brake Assist System) que mantém a pressão máxima de frenagem em situações de emergência.

Capacidade de carga

A Oroch 2023 tem 2.829 mm de entre-eixos, que garante espaço amplo para todos os ocupantes. Cinco passageiros viajam confortavelmente graças ao bom espaço para pernas e cabeças.

Ao volante, o motorista encontra facilmente uma posição ideal de dirigir graças aos ajustes de altura do banco e da coluna de direção.

A caçamba comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg.

Renault Oroch ou Fiat Strada?

Sem dúvidas, as modificações da Renault Oroch são importantes para posicionar o modelo de melhor forma dentro do segmento. O design está mais atraente, a motorização é eficiente e agora está mais confortável com a inclusão do câmbio CVT e o conjunto de equipamentos é completo para a categoria.

Porém, a líder das picapes compactas, Fiat Strada, também recebeu melhoramentos na linha 2023, quando passou a contar com o sistema de carregamento e pareamento do smartphone sem a necessidade de cabos.

A versão topo da Strada é comercializada por R$ 125.990, ou seja, quase R$ 17 mil mais em conta que a nova Oroch.

Nova Renault Oroch

Renault Oroch 2023 (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação / Renault)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA