Testamos o Hyundai HB20 Platinum Plus 2022: ele vale o título do mais vendido de 2021?
O Hyundai HB20 foi o carro mais vendido em 2021. O Garagem360 testou e conheceu os detalhes da versão topo de linha do modelo, confira!
O Hyundai HB20 é um hatch que possui diversos pontos positivos a seu favor, como a motorização ágil, o bom nível de acabamento para a categoria e o bom espaço interno, mesmo sendo um compacto. Confira os detalhes do carro mais vendido de 2021, em sua versão topo de linha, a Platinun Plus.
Hyundai HB20 Platinum Plus: conheça a configuração topo do carro mais vendido do último ano
Em 2021, o Hyundai HB20 conseguiu o feito de ser o carro mais vendido do ano, após emplacar mais de 86 mil unidades. O modelo passou grandes nomes, como o Fiat Argo, que também ficou bem posicionado durante todo o ano.
O hatch também ficou melhor posicionado no comparativo com o Chevrolet Onix, um de seus principais concorrentes, que terminou o ano em quarto lugar, entre os mais vendidos.
O modelo da montadora é vendido em um total de seis versões, (sete se contar a Platinun em duas opções de transmissão), com preços entre R$ 70.690 e R$ 104.690. Esse último é o valor da versão testada pela reportagem, a Platinum Plus, a mais completa.
Versões e preços do Hyundai HB20
Sense MT 5 – R$ 70.690
Vision MT5 – R$ 73.690
Evolution MT5 – R$ 78.090
Platinum MT6 – R$ 91.290
Platinum AT6 – R$ 96.590
Sport AT6 – R$ 100.190
Platinum Plus AT6 – R$ 104.690
Design divide opiniões, mas bom acabamento é visto no exterior e interior do hatch
É certo que desde a última atualização do Hyundai HB20, o novo design externo do modelo divide opiniões. No entanto, o que não pode ser questionado é o bom nível de acabamento integrado no veículo.
O carro conta com faróis com projetor e light guide em Led e grade dianteira em formato de cascata com contorno em preto brilhante. As rodas de 15” com acabamento diamantado e o teto com estilo flutuante conferem ao Hyundai HB20 Platinum Plus, um visual mais esportivo.
Por fim, os retrovisores externos contam com rebatimento elétrico e as lanternas possuem um perfil Clear Vision.
No interior o modelo também conta com itens que destacam o HB20 frente aos seus concorrentes. No quesito conveniência, o carro conta com ar-condicionado digital, chave presencial smartkey, partida do motor por botão, sistema Stop&Go e alavancas atrás do volante para troca de marchas para uma condução mais divertida.
Além disso, a versão topo de linha conta com direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, USB para carregamento rápido de celular, acendimento automático dos faróis e piloto automático com limitador de velocidade.
A central multimídia é de 8” e conta com conectividade para Android Auto e Apple CarPlay. A configuração também conta com sistema Bluetooth e reconhecimento por voz.
Para encerrar o interior, o modelo confere bom espaço para todos os cinco ocupantes na categoria de compactos, graças ao entre-eixos de 2.530 mm.
O porta-malas tem capacidade volumétrica é de 300 litros, com os bancos rebaixados, o número aumento para 930 litros.
Tecnologia e conectividade é um ponto alto do modelo
O Hyundai HB20 Platinum Plus também conta com o sistema BlueLink, assim como outros modelos da montadora.
Através do aplicativo, o condutor pode controlar através do celular alguns comandos do carro. Entre as funções está ligar e desligar o motor, abrir as janeiras, conferir a autonomia e localização do modelo.
Hyundai HB20 também confere boa performance e eficiência
A configuração conta com motor 1.0 Turbo GDI de três cilindros flex, que gera potência de 120 cv em ambos os combustíveis. O torque é de 17,5 kgf,m entre 1.500 rpm e 3.500 rpm.
O modelo conta com injeção direta de combustível e câmbio automático de seis velocidades.
O conjunto motriz tem velocidade máxima de 190 km/h e o de 0 a 100 km/h é feito em 10,7 segundos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.