Testamos: bem equipado, Nissan Sentra SL prova que ainda é sério concorrente entre sedãs médios
Em 2018, o Nissan Sentra é apenas o sétimo colocado em seu segmento. Porém, com o VW Jetta prestes a trocar de geração, a tendência é que o modelo japonês.
Em 2018, o Nissan Sentra é apenas o sétimo colocado em seu segmento. Com o VW Jetta prestes a trocar de geração, a tendência é que o modelo japonês assuma a sexta colocação. Apesar desse cenário, o modelo tem muitas virtudes, como foi notado pela equipe do Garagem360.
Esta geração já tem algum tempo de estrada. Seu lançamento foi em 2012, passando por um leve redesenho em 2016. Trata-se de um modelo experiente que tem um visual agradável e atual. O interior não está datado e mostra que o Sentra ainda tem lenha para queimar.
Bom de guiar
O sedã também agrada ao volante. Seu motor 2,0l de 140 cv é associado ao câmbio automático do tipo CVT e dá conta do recado. Não espere por um desempenho primoroso, já que esta nem é a proposta deste tipo de veículo.
Ele é um carro bem acertado e bom de guiar. A direção responde bem e a suspensão mantém a carroceria firme, mesmo sendo mais voltada para o conforto.
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O modelo foi razoável em termos de consumo. Ele fez apenas 4,5 km/l sob tráfego pesado abastecido com etanol. Em um outro trajeto na cidade, dessa vez com menos trânsito, o computador de bordo apontou 7 km/l. A média final do teste ficou na casa dos 5 km/l, já que o Sentra rodou a maior parte do tempo em fluxo intenso.
Espaçoso e equipado
O espaço interno do Sentra é bom – algo comum nesta categoria. Pessoas mais altas podem ter dificuldade na traseira, por conta do teto baixo. Mesmo assim, o espaço para cabeça é melhor que o do Civic e praticamente igual ao do Corolla. Até quatro adultos conseguem viajar sem sufoco no modelo. Um quinto passageiro fica mais apertado, mas ao menos o assoalho é quase plano.
[info_box title=”Raio-X”]Nissan Sentra SL 2.0
Motorização: 2,0l 16 válvulas 140 cv a 5.100 RPM (etanol/gasolina)
Torque máximo líquido: 20 kgfm a 4.800 RPM (etanol/gasolina)
Transmissão: automática do tipo CVT – infinitamente variável
Dimensões: 4,63 m x 1,76 m x 1,50 m (comprimento x largura x altura)
Distância entre eixos: 2,70 m
Tanque de combustível: 52 L
Consumo médio: 7 km/l cidade com etanol (pelo computador de bordo)
Porta-malas: 503 L
Peso em ordem de marcha: 1.360 kg
Preço: R$ 106.350
Pontos positivos: boa lista de equipamentos, design atual, espaçoso
Pontos negativos: consumo razoável, bancos poderiam ter melhor apoio
[/info_box]Um dos pontos favoráveis ao sedã médio da Nissan é sua relação custo-benefício. A versão avaliada é a mais completa e conta com mimos como o sistema de som assinado pela Bose e que tem quatro alto-falantes, dois tweeters e dois subwoofers, teto solar elétrico, faróis em LED e alerta de colisão frontal.
Há ar-condicionado digital de duas zonas, seis airbags, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. Mesmo se tratando da versão mais completa, o Sentra é bem recheado desde a de entrada, que custa R$ 83 mil e utiliza o mesmo conjunto mecânico.
Vale a compra?
Por mais que esteja um pouco esquecido no segmento, o três volumes mostrou que tem seus méritos. Ele oferece uma boa gama de equipamentos pelo preço das versões intermediárias de alguns concorrentes.
O Sentra pode até não ser o mais moderno ou o mais vendido, mas é competente em tudo que propõe. Tem um bom acabamento e um conjunto mecânico equilibrado.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.