Testamos: Mercedes-Benz GLC 300 4Matic Coupé, vale R$ 540 mil?
O Mercedes-Benz GLC 300 4Matic Coupé é um SUV com estilo coupé de luxo que tem preço de R$ 540.900, conheça mais os atributos do modelo.
O que faz um carro valer R$ 540.900? Quais os atributos necessários para considerar esse um valor justo? Para a Mercedes-Benz, o conjunto do GLC 300 4Matic Coupé valem esse custo. Conheça o modelo.
O GLC 300 4Matic Coupé
O SUV premium foi apresentado ao público já no final de 2019. Na época, seu preço era de R$ 362.900. Hoje, passados quase dois anos, o modelo continua a tirar o fôlego de quem o conhece de perto. Isso não dá para negar – apesar de ser um dos carros da Mercedes que não chega ao modelo mais luxuoso.
Design externo com estilo crossover e a grade 3D
Por fora, o modelo é harmonioso e chama atenção por dois detalhes principais, o estilo coupé que a carroceria adota, mesmo sendo um SUV, e a grade frontal 3D.
O primeiro item não é novidade no GLC 300, a Mercedes-Benz, assim como outras marcas, aderiu ao crossover de carroceira, ou seja, a junção entre SUV e Coupé para desenvolver uma opção mais esportiva aos modelos mais tradicionais. E quem pensa que esse estilo de teto caído rouba o espaço dos passageiros da segunda fileira, se engana. Mas depois falamos disso.
Ainda no design exterior, o SUV conta com uma grande grade frontal 3D que rouba o olhar de quem olha o GLC 300. Ela consegue esse efeito através dos dois tons usados no interior e exterior. Nesse caso, preto e cromo. O efeito nos leva ao centro da grade, que possui o logo da Mercendes-Benz em um grande círculo em preto brilhante.
Para completar a parte frontal, o conjunto óptico usado no modelo conta com tecnologia Full Led High Performance, tanto para os faróis, quanto para o DRL. Dessa forma, mesmo oferecendo o máximo de visibilidade para o condutor do Mercedes-Benz GLC 300, a luz do conjunto não ofusca o motorista que está em sentido contrário.
O grande capô possui vincos que deixam o veículo visualmente dinâmico, e as rodas de 20” de liga leve, representam as grandes dimensões do carro como um todo.
Os retrovisores externos possuem repetidores de seta e rebatimento automático ao desligar o veículo. Eles também contam com sistema de aviso de ponto cego.
Integrando a parte lateral com a traseira, as lanternas horizontais também são em LED. Aqui, para combinar com o teto rebaixado, as saídas do escapamento são duplas e cromadas.
Tamanhos e capacidade
Pessoalmente as dimensões impressionam, o SUV tem 1.600 mm de altura, 2.096 mm de largura, e 4.731 mm de comprimento. O entre-eixos é de 2.873 mm, o que gera bastante espaço e conforto para todos os ocupantes, inclusive para as da segunda fileira.
O porta-malas também garante bom espaço, são 500 litros de capacidade. Com os bancos da segunda fileira rebatidos, o volume de carga aumenta para 1.400 litros.
O bagageiro é todo forrado, conta com luz auxiliar, ganchos e porta objetos. Além disso, a Mercedes-Benz entrega junto ao carro, botão de rebatimento dos bancos e da porta do porta-malas de forma elétrica.
Veja também: Testamos: Hyundai Creta geração 2022 versão Ultimate 2.0
Motor potente e com som esportivo
O GLC 300 4Matic conta com motor 2.0 turbo à gasolina, quatro em linha, de 16 válvulas. A potência é de 258 cv e o torque é de 370 Nm.
O conjunto motriz faz um de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 240 km/l limitada eletronicamente por motivos de segurança.
A transmissão é automática de nove velocidades. Porém, para uma condução mais esportiva, a marca também disponibiliza aletas atrás do volante para a troca de marchas. Ao todo, são cinco modos de condução.
Segundo a marca, o consumo misto é de 7,5 km/l. Por fim, a autonomia do tanque é de cerca de 880 km.
A motorização encaixa bem com o veículo, e nas aceleradas, o ronco do motor te lembra que trata-se de um carro esportivo.
A suspensão Sport é sensível e evidencia cada emenda ou buraco do asfalto em que o carro passa.
Interior sofisticado e com muitos itens de tecnologia e conforto embarcados
O teto solar do veículo gera um conforto a mais para todos os cinco ocupantes devido à iluminação que invade do interior do carro.
Como já mencionado, o teto rebatido não rouba o espaço interno dos ocupantes, no entanto, a segunda fileira está adaptada para acomodar dois passageiros. Isso porque o local do terceiro passageiro pode ser comprometido com o duto central elevado, as saídas de ar-condicionado traseiras que também roubam o espaço das pernas e o encosto das costas, que servem de encosto de braço e porta objetos na ausência da terceira pessoa. Fora isso, o conforto é garantido.
Já na primeira fileira, a marca não economizou e itens de tecnologia, acabamento e auxilio ao motorista.
O banco do condutor possui ajustes eletrônicos, incluindo o de lombar e memorizador para até quatro condutores. A opção de alterar a luz ambiente também se faz presente através da central de multimídia de 10,25”. É possível controlar a mesma através da tela sensível ao toque, do touchpad no console central, do volante multifuncional com acabamento em couro, ou através de comandos de voz.
Aliado à central de multimídia, está o painel de controle de 12,3” totalmente digital.
Por fim, o ar-condicionado é dual zone e os acabamentos internos são em couro e madeira escura, que evidenciam a sofisticação do Mercedes-Benz GLC 300 4Matic Coupé.
Mercedes-Benz GLC 300 4Matic Coupé | |
---|---|
Motor | 4 em linha |
Potência/Torque | 258 cv / 370 Nm |
Transmissão | automática de nove velocidades |
Suspensão | Sport / Coil springs |
Consumo | 7,5 km/l |
Roda e Pneus | 255 / 45 R 20 (F) / 285 / 40 R 20 (T) |
Freios | Discos ventilados |
Peso | 1.825 kg |
Dimensão | comprimento: 4.731 mm / largura: 2.096 mm / altura: 1.600 mm / entre-eixos: 2.873 mm |
Capacidade | porta-malas: 500 litros / tanque de combustível: 66 litros |
Preço | R$ 540.900 |
Mercedes-Benz GLC 300 4Matic Coupé | |
---|---|
Conjunto mecânico | ★★★★☆ |
Espaço interno | ★★★★☆ |
Tecnologia | ★★★★★ |
Conectividade | ★★★★☆ |
Acabamento | ★★★★★ |
Impressões ao volante | ★★★★☆ |
Vale a pena comprar? | ★★★☆☆ |
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.