Testamos: Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive, confira os detalhes
Conheça todos os detalhes bem como a performance do sedã premium da Mercedes-Benz, o Classe E 300 Exclusive.
O Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive é o sedã premium da montadora alemã. O carro conta com atributos que auxiliam a condução do motorista, geram conforto para todos os ocupantes. E claro, desenvolve uma experiência única. Confira os detalhes do modelo.
O Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive
O Exclusive no nome não é por acaso, afinal, o preço faz com que o carro seja destinado para poucos. São R$ 557.900 (preço tem como base o mês de setembro). O valor está acima da média estipulada pelos concorrentes. Dessa forma, para chegar à conclusão se vale a pena ou não ter um desses na garagem, só conhecendo de perto.
Motorização do Classe E 300 Exclusive
O sedã premium conta com um motor 2.0 de quatro cilindros em linha. Movido a gasolina, ele gera potência máxima de 258 cv entre 5.800 e 6.100 rpm. O torque é de 370 Nm entre 1.800 e 4.000 rpm. O propulsor atinge velocidade máxima de 250 km/h. O 0 a 100 é feito em 6,2 segundos.
Aliado ao motor está a transmissão automática de nove velocidades, a 9G-TRONIC. Ao todo, são cinco modos de condução.
A autonomia do modelo tem uma média de 600 km no trecho urbano e 850 km na estrada. Por litro, o Classe E 300 Exclusive tem uma capacidade de rodar cerca de 8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. O tanque de combustível é de 66 litros.
Dimensões e capacidades
Como um bom sedã, espaço é algo que não falta no Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive. O carro tem 4.935 mm de comprimento, 2.065 mm de largura e 1.4.60 de altura. O entre-eixos é de 2.939 mm.
Ainda nesse quesito, um dos pontos positivos do sedã é o porta-malas, que tem capacidade de 540 litros, o maior da categoria.
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
Design limpo e sofisticado
O exterior do modelo já exibe o conceito geral do interior: luxo e sofisticação. A parte frontal conta com grade em linhas retas em cromo, detalhe que também é encontrado na parte inferior do para-choque, no contorno das janelas e maçanetas.
O conjunto óptico conta com faróis em LED Multibeam. Por fim, na ponta do longo capô, o a Mercedes-Benz integra o logo da marca em relevo.
A traseira conta com grandes lanternas que receberam novo desenho e que invadem tanto a parte lateral, quanto a tampa do porta-malas. Para completar, as rodas são de liga leve de 19”.
O Classe E 300 Exclusive tem ao todo, cinco opções de cores, sendo três metálicas: Preto Osidian, Azul Cavansite e Cinza Selenite. Além de duas sólidas: Preto e Branco Polar.
Classe E 300 Exclusive: interior dedicado ao conforto
A parte interna do Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive exibe muito luxo e conforto. Os ocupantes da segunda fileira conseguem enfrentar uma longa viagem sem preocupação ou incômodo.
O duto central nessa região é bem alto e largo, dessa forma, o carro que tem capacidade para cinco ocupantes, gera todo esse conforto apenas quando possuir até quatro passageiros.
Ainda na segunda fileira, os bancos possuem acabamento em couro, disponíveis em duas cores: preto e marrom. Eles contam com apoio de braço ao centro. Além disso, a segunda fileira conta com saída do ar-condicionado e entrada USB e tomada 12V. Por fim, há várias opções e pontos de luz dentro do veículo.
Em todas as portas existe o acabamento também em couro na cor dos bancos e um material que imita madeira escura. Ambos também são encontrados na parte frontal do veículo. As janelas e o para-brisa traseiro contam com redes que garantem mais privacidade aos passageiros.
O teto solar panorâmico abrange tanto os ocupantes da primeira quanto os da segunda fileira, o que aumenta bem a sensação de amplitude.
Indo para a primeira fileira, é possível ter acesso a todos os sistemas eletrônicos e de conectividade do sedã premium. O destaque principal fica por conta da tela compartilhada entre o painel de controle e a central multimídia. O objeto único possui um tamanho de 12,4” em cada lado.
A central multimídia tem espelhamento via Android Auto e Apple Car Play, no entanto, ainda é necessário o uso de cabo para o espelhamento. O carro também não conta com carregamento para smartphone via indução e também deixou a desejar com a falta da câmera 360º. O Classe E 300 Exclusive só conta com câmera traseira.
Auxiliar ao painel e à central, está o volante multifuncional, que possui controles sensíveis ao toque, bem como atalho ao comando de voz do veículo. Atrás do volante existem aletas para trocas de marcha para desenvolver uma condução mais esportiva caso necessário.
Outros itens que merecem destaque é o ar-condicionado dual zone, os ajustes elétricos do banco e volante com memorizador, e a iluminação interna configurável que consegue transformar o ambiente em poucos toques. Ainda nesse quesito, o carro possui iluminação e projeção do logo da marca no chão ao abrir as portas frontais.
Considerações finais
O sedã garante diversos itens de auxilio a condução, como assistente de estacionamento, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e diversos outros que tornam a condução fácil e divertida.
Além disso, o conjunto como um todo entrega bons resultados. Tanto as aceleradas quanto as frenagens respondem de forma rápida e dinâmica. No entanto, como nem tudo são flores, a suspensão é bem sensível, algo que não é adaptado para as estradas brasileiras.
Por fim, deixo o questionamento, vale os R$ 557.900?
Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive | |
---|---|
Motor | 2.0 a gasolina |
Potência/Torque | 258 cv / 370 Nm |
Transmissão | Automática de 9 velocidades |
Suspensão | Comfort |
Consumo | 8 km/l cidade - 13 km/l estrada |
Roda e Pneus | 245/40 R19 (F) / 275/35 R19 (T) |
Freios | Disco ventilado |
Peso | 1.730 kg |
Dimensão | 4.935 mm de comprimento, 2.065 mm de largura ,1.4.60 de altura, entre-eixos de 2.939 mm |
Capacidade | porta-malas: 540 litros e tanque de 60 litros |
Preço | R$ 557.900 |
Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive | |
---|---|
Conjunto mecânico | ★★★★☆ |
Espaço interno | ★★★★★ |
Tecnologia | ★★★★☆ |
Conectividade | ★★★★☆ |
Acabamento | ★★★★★ |
Impressões ao volante | ★★★★☆ |
Vale a pena comprar? | ★★★☆☆ |
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.