Testamos: Mercedes-Benz CLA 250; cupê também sofreu com a escassez de semicondutores

O cupê de luxo, Mercedes-Benz CLA 250 2022 perdeu importantes itens de conforto e tecnologia, devido a escassez de semicondutores.

Ter um Mercedes-Benz CLA 250 em mãos significa ter acesso a um veículo eficiente, com condução dinâmica e diversos itens de tecnologia. No entanto, o cupê de luxo perdeu itens importantes devido a falta de semicondutores.

Mercedes-Benz CLA 250 2022 perdeu importantes itens de tecnologia e conforto

Assim como os demais modelos da marca testados pelo Garagem360, o CLA 250 exala atributos que são pilares dos veículos como o nível de conforto, tecnologia, motorização eficiente e o design marcante.

Sobre esse último, o veículo possui visual esportivo realçado pelo estilo cupê da carroceria, que alia elegância sem abrir mão da jovialidade. Suas proporções esportivas, dinâmicas e contornos arredondados, tornam o CLA um modelo inconfundível.

A parte frontal conta com grade com formas geométricas e o grande logo da marca ao centro. O veículo também possui faróis alongados com tecnologia full LED.

O modelo é visualmente estendido pela grande distância entre eixos e pela linha lateral suave. O capô se inclina mais acentuadamente, enfatizando uma dianteira dinâmica e imponente que valoriza a elegância característica do modelo.

Os largos arcos das rodas de 18 polegadas com cinco raios reforçam a esportividade e fazem com que ele tenha ainda mais equilíbrio na estrada.

Veículo tem faróis Full Led (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Já o interior conta com visual moderno. A arquitetura do painel possui acabamento visual de fibra de carbono e é composta por duas telas de 10,2’’ cada, sendo a tela central sensível ao toque.

As saídas de ar da ventilação com visual de turbina e o volante multifuncional revestido em couro, reforçam a proposta do modelo.

O Mercedes-Benz CLA 250 conta também com o sistema multimídia inteligente e intuitivo MBUX – Mercedes-Benz User Experience. Por meio de gráficos de máxima resolução, via toque no próprio display de mídia e controle vocal inteligente, o condutor possui maior integração com o seu veículo.

A personalização do carro também fica por conta do sistema de iluminação interna que é configurado através da central multimídia do modelo.

Painel de controle e central multimídia dividem a mesma tela envidraçada (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Segurança e conforto

O carro conta com bom conforto durante a rodagem, sua estabilidade é fruto da suspensão confort independente tanto na dianteira quanto na traseira cuidadosamente desenvolvidas.

Por meio do DYNAMIC SELECT, o sistema possibilita diferentes modos de condução, que vão desde um modo confortável, até o mais esportivo ou econômico.

O novo CLA 250 conta com várias funções de assistência ativadas pela unidade de controle do ESP (programa eletrônico de estabilidade).  Entre elas estão o contra esterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais.

O modelo também conta com o Assistente de Frenagem Ativo. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parados ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando.

E, para auxiliar em manobras, o CLA 250 é equipado com câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas e 12 sensores de estacionamento.

Motorização para quem gosta de velocidade

Embaixo do capô está o motor 2.0 litros de quatro cilindros em linha capaz de gerar 224 cv de potência e 350 Nm de torque. Aliado ao propulsor está a transmissão 7G-DCT de dupla embreagem.

Juntos, o sistema faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atingir velocidade máxima de 250 km/h.

As aceleradas do veículo são quase que instantâneas, o que garante uma condução mais do que divertida em estradas. Já durante circuitos urbanos não é possível sentir toda a capacidade do veículo uma vez que a carroceria baixa não combina com o nível de acabamento das ruas brasileiras.

O que o CLA 250 perdeu

O veículo de teste não contava com teto solar panorâmico, head-up display e até mesmo o ajuste elétrico dos bancos com memória, itens que originalmente compõem o conjunto final ofertado por R$ 331.900.

Porém, assim como diversos carros – seja de preço mais acessível ou até mesmo os mais equipados e luxuosos  – o veículo também foi vítima da escassez de semicondutores.

Com a baixa disponibilidade dos chips usados em diversos equipamentos do veículo, a marca teve que diminuir a lista de equipamentos do CLA 250 2022.

A retirada momentânea dos equipamentos fazem falta no conjunto como um todo. O falta de incidência de luz proveniente do teto solar panorâmico, por exemplo, deixa o interior do modelo mais escurecido mesmo durante o dia.

Carro é dotado de motor 2.0 (Foto: Nicole Santana/ Garagem360)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile