Testamos: Mercedes-Benz A 200 é um dos sedãs mais divertidos da atualidade

O Mercedes-Benz Classe A 200 Sedan Advance impressiona – confortável, tecnológico, potente, imponente e bonito, muito bonito. O preço, alto para os padrões brasileiros, até que é em conta quando comparado com outros modelos premium. Versão mais completa do sedã, a Advance cobra R$ 169.900 por ser pacote. A Style, de R$ 139.900, não tem comando de voz e apresenta diferenças, minimas, visuais.

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O que primeiro chama a atenção no modelo avaliado pelo Garagem360 é seu design – linhas que misturam visual agressivo e luxuoso ao mesmo tempo. Veja no álbum (sob ele, o restante do review).

Mercedes-Benz A 200 Advance: conforto e esportividade

O modelo, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, tem motor 1.3 turbo de 163 cv. Apesar de ser um Mercedes “de entrada”, ele agradou mais que o GLC, que é maior e mais caro. Ele tem uma pegada mais esportiva e é vendido por um preço que não é tão astronômico – tem carros nacionais, como o Jeep Compass, que são mais caros.

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Mercedes-Benz A 200 Advance

Motorização: 1.3 Turbo a gasolina com 163 cavalos de potência a 5.500 rpm

Torque: 25,5 kgfm entre 1.620 e 4 mil rpm

Transmissão: Automatizada de sete marchas de dupla embreagem

Dimensões: 4,54 m x 1,79 m x 1,44 m (comprimento x largura x altura)

Distância entre eixos: 2,72 m

Peso: 1.385 kg

Tanque de combustível: 43 L

Consumo: 8,5 km/l cidade/estrada (gasolina)

Porta-malas: 430 L

Preço: R$ 169.900

Pontos positivos: posição de dirigir excelente, estabilidade acima da média, conforto e tecnologia embarcada

Pontos negativos: espaço traseiro razoável e com o banco muito baixo, sistema de reconhecimento de voz indeciso

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O sistema multimídia MBUX merece destaque. Além dos comandos práticos, ele tem um visual bem bonito e moderno, com as duas telas de 10,25 polegadas. A personalização do tema é uma coisa boba, mas bem legal. Porém, há falhas. Vendido como o diferencial da versão mais completa, o sistema de reconhecimento de voz mostrou-se confuso e pouco prático. Em tese, ele seria capaz até de abrir o teto solar. Entretanto, o único comando que ele compreendeu foi o de ligar o ar-condicionado.

Ao volante

O motor é muito esperto e o volante é um dos melhores que já passou pelas mãos da equipe do Garagem360. Muito firme e com botões bem posicionados. A direção é precisa sem deixar de ser confortável e leve nas manobras. Nas curvas o modelo também se destaca, já que a suspensão é firme e segura bem a carroceria, transmitindo confiança ao condutor. O A 200 tem uma estabilidade que honra as tradições da Mercedes-Benz, contornando curvas sem a menor dificuldade.

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Vida a bordo

O espaço interno não deixa a desejar na parte dianteira. Entretanto, os passageiros que vão no banco traseiro podem se sentir apertados. O teto baixo também não colabora. Quem tem mais de 1,80 m e for sentado na janela, por exemplo, vai encostar a cabeça no teto. O porta-malas tem um espaço bem bacana para um carro desse tamanho, com 430 litros. Pode não ser o maior dentre os sedãs, mas vale lembrar que este é o menor dos três volumes da marca alemã. Assim como no GLC, há um kit de reparo no lugar do estepe.

Vale a compra?

Quem busca entrar no segmento premium e está de olho em um sedã da Mercedes, deve considerar o A 200. O sedã de entrada da marca entrega um bom conteúdo, é bonito e divertido de dirigir. Caso preciso de espaço interno, a solução é partir para o Classe C ou observar os rivais Audi A4 e BMW Série 3. Entretanto, se o tamanho mais compacto não é um problema, dificilmente haverá arrependimentos com o primeiro três volumes da família Classe A.

*Colaboraram com o texto: Maria Beatriz Vaccari e Luchelle Furtado

Escrito por

Sérgio Vinícius e Leo Alves

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