Testamos: Jeep Renegade perdeu a coroa, mas ainda é sinônimo de boa compra

Não tem como negar, se o segmento de SUVs é o que é hoje muito se dá por conta do sucesso do Jeep Renegade, principalmente anos atrás, mais precisamente, em 2021, quando o utilitário esportivo ganhou o título de carro mais vendido em sua categoria.

Mas será que hoje ele ainda vale o investimento?

Jeep Reengade Série S é aposta certa em quem procura SUV compacto completo e “pau para toda obra”

Para ajudar a responder essa pergunta o Garagem360 rodou por alguns dias com a versão mais sofisticada do SUV a Série S, que divide o posto com a Trailhawk.

Quanto custa um Jeep Reengade em 2024?

O Jeep Renegade tem preço inicial de R$ 118.890. No entanto, a versão mais completa custa R$ 187.990.

Por ser um valor de alto investimento, a pergunta se vale o investimento acaba tendo um peso ainda maior. 

Jeep Renegade Série S
Design carrega o DNA da marca (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

 

O histórico de vendas do SUV

Para começar a falar do modelo nos dias atuais é preciso ir um pouco no passado, quando o modelo era o queridinho do momento.

De acordo com os dados da Fenabrave, em 2021, o Renegade foi o SUV mais vendido do mercado e o terceiro carro de passeio mais emplacado. 

O bom resultado foi fruto das 73.913 vendas feitas naquele período.

Já em 2022, o SUV compacto da Jeep perdeu muitas posições, e em sua categoria ficou atrás de nomes como Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Jeep Compass.

Porém, os números também eram expressivos, 51.398 emplacamentos realizados naquele ano.

De forma mais recente, em 2023, além dos rivais já citados que ultrapassaram as vendas em 2022, no último ano, nomes como Nissan Kicks, Volkswagen Nivus e Honda HR-V também obtiveram resultados melhores.

Com um histórico de queda em vendas muitos passaram a se perguntar se o sucesso do Jeep Renegade foi apenas um “delírio coletivo”.

E de forma bem direta a resposta é um curto não.

Hoje o carro ainda é um modelo de importância no mercado brasileiro e de grande valor no portfólio da Jeep. 

Por ser um SUV compacto é a porta de entrada para muitos que desejam um carro de maior conforto.

E entregando uma análise ainda mais opinativa, só fala mal quem  não tem ou quem não o conheceu verdadeiramente. 

Agora sem mais demora, vamos aos pontos:

Desing expressivo

Aos fãs da marca, o Jeep Renegade carrega o DNA da montadora norte-americana.

Seu perfil e visual quadrado são reconhecidos até por aqueles que não conhecem muito de carro.

Sobre a versão Série S, a configuração carrega um toque de sofisticação que pode agradar aqueles que gostam de mesclar o perfil aventureiro off-road com uma pegada mais urbana. 

Nesse caso, destaque para as rodas de 19″ com acabamento diferenciado das demais versões. 

Outro ponto de destaque são os detalhes perceptíveis aos mais atentos, como os easter eggs presentes no modelo, tanto por dentro, quanto por fora.

Jeep Renegade Série S
Interior segue o visual do exterior (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

 

Um bom exemplo é o Jipinho no canto do para-brisa, nas etiquetas dos bancos e a data 1.941 impressa no apoio de braço do motorista, que representa o ano de início da marca.

Ainda sobre o interior, a versão mais cara os bancos recebem um acabamento em couro, com custura aparente para realçar a esportividade.

Tecnologia embarcada

Como já mencionado o carro tem a dose certa de perfil off-road com uma sofisticação urbana.

Essa mistura também é representada nos itens que compõem o modelo.

Destaque para:

  • Central multimídia de 8,4″ com pareamento via Android Auto e Apple CarPlay
  • Carregamento do ceular por indução
  • Comandos do sistema de áudio e bluetooth no volante
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Entrada USB para os ocupantes do banco traseiro
  • Faróis Full LED com assinatura em LED
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Iluminação do porta-malas
  • Controle de Estabilidade (ESC)
  • Controle de Tração
  • Controle eletrônico anti capotamento
  • Detector de fadiga do motorista
  • Direção elétrica
  • Encosto de cabeça traseiro central
  • Quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7″ personalizável
  • Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
  • USB Tipo C
  • Volante com acabamento em couro
  • Sistema de áudio com 6 alto falantes , USB e Bluetooth

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Segurança é ponto forte do modelo

Outro fator que deve ser levado em consideração são os bons assisntes de condução e itens de segurança que deixam a vida do motorista muito mais fácil. Como por exemplo:

  • Freios a disco nas 4 rodas
  • Frenagem autônoma de emergência (car to car)
  • HSA (Hill Start Assist)
  • Isofix
  • Limitador de velocidade
  • Piloto automático
  • Reconhecimento de placas de trânsito
  • Repetidor lateral nos retrovisores
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus

Motorização eficiente

A versão é dotada do motor 1.3 turbo, a já conhecida T270, que renda 180/185 cv de potência e 27,5 kgf,m de torque, independente do combustível.

Ela atua em conjunto com a transmissão automática de 9 marchas.

Além disso, a configuração também conta com tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista).

Esse conjunto faz dele uma boa opção para quem deseja usar o carro no dia a dia no ciclo urbano mas não abre mão de um off-road nos finais de semana. 

Já em termos de desempenho o Jeep Reengade Série S tem velocidade máxima de 200 km/h (gasolina)/ 202 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,8 s (gasolina)/ 9,5 s (etanol).

Sobre o consumo, de acordo com os dados no Inmetro o carro faz no ciclo urbano: 9,1 km/l (gasolina)/ 6,3 km/l (etanol). Já na estrada sobe para 10,8 km/l (gasolina)/ 7,6 km/l (etanol).

Durante nosse período de teste usamos o modelo em diversos terrenos, cidade com congestiomanento, estrada com velocidades mais altas e até mesmo trechos de terra. A média de consumo foi de 8,5 km/l abastecido com gasolina. 

Como é dirigir o Jeep Reengade?

Por mais que seja um SUV compacto o carro é capaz de entrega uma boa dose de conforto, principalmente para o motorista. 

Independente da ser cidade ou estrada, ele também gera alta sensação de confiança. Ou seja, ele responde muito bem tanto em arrancadas, quanto em frenagens mais bruscas.

A transmissão automática de 9 marchas não é falha, nem mesmo na estrada.

A posição boa de dirigir torna tudo mais confortável, sendo possível encarar viagens mais longas sem muita fadiga.

Qual o tamanho do Jeep Reengade?

  • Comprimento: 4.268 mm
  • Largura da carroceria: 1.805 mm
  • Altura do veículo: 1.706 mm
  • Distância entre eixos: 2.570 mm
  • Bitola dianteira: 1.550 mm
  • Bitola traseira: 1.552 mm
  • Altura mínima do solo: 187 mm
  • Ângulo de entrada: 29,0°
  • Ângulo de saída: 32,0°
  • Ângulo de rampa: 21,0°
  • Volume do porta-malas: 385 litros
  • Tanque de combustível: 55 litros
Jeep Renegade Série S
Dimensões são de SUV compacto (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

 

Conclusão

Caso ainda lhe reste dúvidas, o carro é sim uma boa opção de compra mesmo após ter caído nos últimos rankings de vendas.

A versão mais completa é uma boa opção para quem deseja um SUV com tração nas quatro rodas e capacidade de uso misto.

Sobre o preço, ele (assim como basicamente todos os veículos 0 km vendidos no Brasil atualmentne), segue a tendência de supervalorização.

Logo, por não ser um ponto exclusivo do SUV compacto, não pode ser considerado defeito.

 

Jeep Renegade Série S
Carro continua sendo sinônimo de boa compra (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

 

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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