Testamos: Hyundai HB20 2023; modelo adota novos itens de segurança

O novo Hyundai HB20 2023 já foi lançado e o Garagem360 testou a versão topo de linha, veja o resultado da avaliação do modelo.

A versão topo de linha do hatch está mais segura a partir da adoção dos novos equipamentos integrados. O visual também foi completamente repaginado. No entanto, o conjunto motriz permanece inalterado. Veja todos os detalhes do Hyundai HB20 2023 Platinum Plus.

Hyundai HB20 2023 Platinum Plus: configuração mais completa do hatch tem preço de R$ 114.390

Essa semana, a Hyundai apresentou no mercado nacional a linha 2023 do Hyundai HB20. O hatch está disponível em um total de sete configurações. Dessas, o Garagem360 testou a versão topo de linha, que agora é comercializada por R$ 114.390.

No comparativo com a linha anterior, o veículo adota um visual mais esportivo, para atrair o público mais jovem. Além disso, uma das grandes novidades fica por conta da adoção de novos itens de segurança embarcada.

Versão topo permanece disponível com motor 1.0 turbo GDI

A mecânica de um dos carros mais vendidos do país não mudou, e a versão Platinum Plus continua equipada com o motor Kappa 1.0 Turbo GDI, que gera potência de 120 cv  e torque de 17,5 kgf,m independente do combustível. Ele atua em conjunto com a transmissão automática de seis marchas.

O conjunto motriz é responsável por gerar uma velocidade máxima é de 190 km/h e o de 0 a 100 km/h é feito em 10,7 segundos.

Visual externo foi totalmente modificado e carroceria está ligeiramente mais comprida

A principal modificação do carro fica por conta da nova carroceira, que está mais esportiva e dinâmica.

Na parte frontal, a nova grade frontal conta com elementos paramétricos, faróis com DRL de série e versão em LED, para-choque mais volumoso que agora abriga as luzes de seta, e para-lamas e capô mais horizontais, que trazem sensação de esportividade e robustez.

O novo design, mais retilíneo e geométrico, aumenta a percepção de tamanho do carro, que teve seu comprimento aumentado em 75 mm, sendo 50 mm no balanço dianteiro e 25 mm no balanço traseiro.

A lateral conta com linhas evidenciadas pelo aumento do comprimento. As maiores dimensões externas estão em harmonia com as novas rodas de liga leve de 16” com acabamento diamantado na versão topo.

Hatch ficou mais comprido (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

A traseira ganhou nova lanterna em formato de L invertido e tecnologia Led. Elas são interligadas por uma faixa que passa por toda a largura da tampa do porta-malas.

O novo para-choque tem elementos em preto fosco, que atua de forma harmoniosa com as luzes de seta e de ré e a tampa do porta-malas de maiores dimensões.

Dimensões do novo Hyundai HB20 2023:

Largura: 1.720 mm

Altura: 1.470 mm

Comprimento: 4.015 mm

Entre-eixos: 2.530 mm

Capacidade do porta-malas: 300 litros / 930 litros com os bancos rebatidos

Capacidade do tanque de combustível: 50 litros

Interior do Hyundai HB20 2023 realça o conforto do modelo

O visual do interior permanece em harmonia com as demais características do veículo. A linha 2023 foi projetada para garantir mais conforto para todos os ocupantes.

A parte interna do hatch traz uma harmonia de cores predominantemente escura, que remete a um ambiente sofisticado e esportivo.

Exclusivamente para o HB20 Hatch Platinum Plus, os bancos contam com uma mistura de couro e tecido pretos com outros elementos revestidos em couro, como volante, manopla, apoio de braço no console central e acabamento das portas.

Interior recebeu novos acabamentos em couro (Foto: Nicole Santana / Garagem)

Pacote de tecnologia deixa o modelo ainda mais interessante

O acabamento também mudou e está mais escurecido, para se aliar ao novo perfil externo. Novos recursos tecnológicos também estão disponíveis no modelo, como a adoção de sistema de carregamento por indução e a central multimídia blueMedia de 8” com possibilidade de pareamento sem a necessidade de cabo.

A versão Platinum Plus também conta com o novo Supervision Cluster, trata-se de um painel de instrumentos totalmente digital, colorido, interativo e personalizável, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e possibilita a configuração de itens de segurança e conforto.

Além disso, para a configuração tem ar-condicionado digital automático, com três níveis de intensidade.

Outro destaque é o recurso de Partida Remota, disponível na chave presencial. Essa tecnologia dá ao consumidor a conveniência de ligar o motor e climatizar o carro a distância, pressionando na chave o botão de partida remota antes de chegar ao veículo.

São três entradas USB disponíveis, onde uma delas é Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido da bateria, das quais uma está disponível para os passageiros traseiros.

Hyundai HB20 2023 Platinum Plus está mais segura e auxilia a condução do motorista

Durante o tempo de avaliação do modelo foi possível testar os novos comandos de segurança que estão disponíveis na nova linha.  Tais funções foram acrescentadas no pacote SmartSense.Com essas novas funções, o novo HB20 é o veículo compacto que mais oferece itens de segurança ativa no seu segmento.

Um dos destaques é a nova função de Assistente de Centralização em Faixa (LFA), que monitora a posição do veículo em relação a sinalização horizontal de trânsito e em relação ao veículo a frente e atua de forma autônoma no volante para manter o novo HB20 centralizado na faixa de rodagem.

Ele atua em conjunto e é uma extensão do Assistente de Permanência em Faixa (LKA), que emite sinais sonoros e eventualmente atua de forma autônoma no volante ao identificar que o carro está trocando de faixa de forma imprevista, para reduzir o risco de uma eventual colisão.

Também há o Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA), que ajuda a evitar colisões ao sair de ré de uma vaga, usando radares que detectam quando um obstáculo se aproxima, emitindo avisos sonoros e visuais e até mesmo aplicando os freios de forma autônoma, se necessário.

Já Assistente de Ponto Cego (BCA) usa sensores para indicar ao motorista a existência de veículos nos pontos cegos. Essa indicação é feita diretamente nos espelhos retrovisores externos. O BCA é uma função ativa, e, se necessário, pode automaticamente controlar o veículo, reduzindo o risco de colisão ao mudar de faixa.

Outro alerta inédito é o de Saída Segura (SEW), que busca prevenir acidentes que podem ser causados por portas abertas quando outros veículos se aproximam. O sistema emite um aviso se um carro, ao se aproximar por trás, for detectado no momento que o motorista ou passageiro abra a porta para sair.

Além disso, o Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA), atua na prevenção de acidentes, primeiro alertando o motorista com alertas visuais e sonoros sobre potenciais riscos à frente, reduzindo a velocidade automaticamente, e até mesmo parando completamente o veículo. Uma novidade do novo HB20, é que o FCA passa a detectar também ciclistas, além de pedestres e outros veículos adiante.

Outros recursos disponíveis são o Alerta de Presença nos Bancos Traseiros (ROA), Detector de Fadiga (DAW), o Farol Alto Adaptativo (HBA) e o Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Como equipamentos de série em todas as versões, o novo HB20 passa a contar com seis airbags, incluindo airbags laterais de cortina. Também fazem parte da lista freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).

Modelo ganhou nova traseira (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Como anda o novo Hyundai HB20

O modelo manteve a motorização, que permanece eficiente, mesmo com ligeira redução de potência no início do ano, necessária para se manter dentro das novas regras do Proconve L7.

Viagens de longa distância com o modelo não são um problema, tendo em vista o bom nível de conforto ao dirigir.

Não há dificuldades no que diz respeito as aceleradas, e o bom nível de estabilidade também gera maior segurança nas freadas e curvas fechadas.

Modelo é confortável para viagens longas (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile