Testamos: Hyundai Creta Platinum é interessante, mas motorização 1.0 TGDI é fraca para o veículo

O Hyundai Creta Platinum é vendido por um preço inicial de R$ 143.890 e tem motor 1.0 TGDI de 120 cv de potência.

O Hyundai Creta é um dos SUVs mais vendidos do mercado nacional. O carro que desde setembro do ano passado ganhou nova geração é bem equipado desde a versão de entrada. No entanto, a motorização 1.0 TGDI, a mesma usada no Hyundai HB20, é fraca para o veículo.

Hyundai Creta Platinum tem preço de R$ 143.890, mas fica mais interessante por R$ 152.090, com a adoção do teto solar

No segundo semestre do ano passado o Hyundai Creta ganhou nova geração. Na época, o veículo passou por atualizações bem significativas em seu design e conjunto de equipamentos. O carro é ofertado em seis versões, entre elas a Platinum com motor 1.0, a qual o Garagem360 teve um tempo de experiência com o veículo.

Por aqui também já testamos o Hyundai Creta em sua versão topo de linha, a Ultimate com motor 2.0, bem como o novo Hyundai HB20 2023, que compartilha motorização com a versão testada de forma mais recente.

De volta ao SUV, a versão Platinum é comercializada em duas configurações, com e sem o teto-solar panorâmico que por sinal é bem amplo. Os valores são de R$ 143.890 e R$ 152.090, respectivamente.

Mesmo com uma diferença de preço de quase R$ 10 mil, a introdução do item faz total diferença dentro do habitáculo do veículo. Ela gera uma alta incidência de luz dentro do carro, devido o seu tamanho generoso, o que consequentemente gera maior conforto para todos os ocupantes.

Além do valor do veículo a cor da carroceria também deve ser contabilizada. Ao todo são 11 cores disponíveis, sendo que apenas uma delas não tem custo adicional, a Preto Onix. As demais opções contam com um valor que varia entre R$ 700 e R$ 1.600. No caso da versão de teste, a carroceria tem cor Prata Stand, que tem preço adicional de R$ 1.600.

Do lado de fora a parte frontal conta com grade frontal hexagonal prata com borda cromada, e faróis com projetor e luzes diurnas em Led.

As rodas são de liga leve de 17” com acabamento diamantado e as maçanetas são cromadas para harmonizar com os detalhes frontais.

Na traseira as lanternas possuem design bem diferenciado sendo divididas em até três partes. Outro destaque fica por conta da tampa do porta-malas que conta com uma projeção para fora da carroceria. Esse detalhe inclusive foi roubado pelo Hyundai HB20 2023 que adota o mesmo visual.

Ainda no tema porta-malas, a capacidade volumétrica do bagageiro é de 422 litros. O compartimento interno é nivelado em relação ao tamanho da carroceria, o que facilita o armazenamento e retirada de itens mais pesados.

Porta-malas é de 422 litros (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Interior é confortável e tem bom nível de acabamento

O interior do modelo tem um bom nível de acabamento e consegue gerar bom nível de conforto para cinco ocupantes adultos. A segunda fileira conta, por exemplo, com saída do ar-condicionado.

Tantos os bancos dianteiros, quanto os traseiros contam com acabamento em couro em tom marrom. Na parte frontal o acabamento é em plástico que imita a textura e a costura em couro.

Na versão Platinum o painel de instrumentos conta com um computador de bordo de 7” que entre os diferenciais conta com a visualização de ponto cego das laterais ao dar a seta, o que aumenta o nível de segurança. A central multimídia é de 10,25” com pareamento para Android Auto e Apple CarPlay com a necessidade de cabos.

O volante é multifuncional, e conta com limitador de velocidade, além de controles de comando de voz, volume atendimento de chamadas. A versão também tem sistema de carregamento por indução e freio de estacionamento eletrônico.

Para reforçar a segurança e condução, o carro tem câmera 360º de ótima visibilidade e sensor de estacionamento traseiro.

Motorização 1.0 TGDI é eficiente, mas não no Creta

A versão é dotada de motor 1.0 TGDI, que gera 120 cv de potência e 11,5 kgf,m de torque. Ela atua em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades. O conjunto motriz é interessante, e inclusive equipa o Hyundai HB20 2023, onde é bem aproveitado.

No entanto, não é possível dizer o mesmo do propulsor no Creta. Nas aceleradas falta força e o carro demora para ganhar velocidade. 0 de 0 a 100 km/h é feito em 11,5 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h.

No que diz respeito ao consumo de combustível o carro também não é dos mais eficientes. De acordo com o Inmetro, o carro faz 8,3 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina na cidade. Na estrada os dados são de 8,7 km/l e 12 km/l, respectivamente. Durante o período de avaliação, a reportagem atingiu um consumo médio de 8,2 km/l em um circuito misto com o carro abastecido com etanol.

Interior do Hyundai Creta Platinum (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile