O Hyundai Creta foi lançado a menos de uma semana. E nesse meio tempo conhecemos o SUV de perto e temos uma opinião sincera sobre o modelo.
A geração 2022 do Hyundai Creta conta com uma gama de quatro versões, porém, aqui focaremos em apenas uma, a versão topo de linha Ultimate 2.0.
Veja também: Novo Hyundai Creta é apresentado hoje (25/08)
O SUV chega para concorrer em um mercado cada vez mais competitivo, devido aos seus atributos e itens de série. Seus principais concorrentes são o Jeep Compass e o Volkswagen T-Cross.
Para começarmos, é importante dizer que a proposta da Marca para a Nova Geração do Creta é desenvolver um modelo mais sofisticado e completo no quesito itens de tecnologia e segurança embarcada.
Ao conhecermos de perto o modelo e após ter a oportunidade de desvendá-lo, esses atributos ficam mais visíveis.
Garagem360 conferiu o Creta 2022 ao vivo e apresenta ele em detalhes
Tudo conversa bem no Hyundai Creta
A proposta de um SUV harmonioso é vista desde seu exterior. Para o lançamento no mercado brasileiro a Hyundai desenvolveu um desenho exclusivo para a grade do para-choque. Nessa versão, tanto os faróis quanto o DRL são em LED e contribuem para o visual mais arrojado.
Aqui as rodas são de 18” e com um novo desenho, sua imponência realça a lateral do veículo e conversa bem com os outros itens.
Já a parte de trás, o destaque fica topo para as novas lanternas com visual reformulado. A posição do nome CRETA também mudou, agora fica ao centro. Bem semelhante aos novos modelos da Volkswagen que chegam com a mesma proposta.
A versão Ultimate 2.0 do Hyundai Creta conta com itens de acabamento no interior que valorizam bem a proposta. As cores selecionadas cumprem bem o papel de te deixa em um ambiente calmo e charmoso. E claro, o teto-solar panorâmico ajuda e muito com essa sensação. Ele abrange quase toda a área do teto do SUV, o que não deixa os usuários da terceira fileira de fora.
Novos tamanhos
O SUV cresceu no comparativo com a versão anterior, algo que o deixou mais imponente e claro, confortável, principalmente para os ocupantes da segunda fileira. Agora são 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. O porta-malas no caso, possui 422 litros.
A sensação de cockpit
Já que estamos falando de interior, vamos focar em um dos atributos que a marca trabalhou bem, gerar uma sensação de cockpit e controle total do motorista sobre os itens do carro. Ao sentar no banco do motorista, você tem uma visão ampla de todos os itens oferecidos pela versão Ultimate, como prova, a tela multimídia de 10,25” foi ergonomicamente inclinada para o lado do condutor como auxiliar nesse processo.
Ainda nesse quesito, o modelo como conta com bastante conveniência, entre o eles, o pareamento de smartphone sem cabo via Android Auto e Apple CarPlay, a opção de carregamento do celular por indução, e claro, o painel de controle de 7” com opção de quatro modos de visualização.
Vale destacar que o painel não é 100% digital, mas isso não interfere na sua capacidade e funções. Falando nisso, ele é um item importante para a questão segurança, tópico que recebeu bastante reforço.
Ao conhecermos de perto o novo Creta em um local apropriado para testes, tivemos a oportunidade de checar alguns itens que talvez no dia a dia você não queira testar. Calma, eu explico. O Creta Ultimate conta com o auxilio de frenagem de emergência. Com ele, caso o carro identifique que há a possibilidade de um acidente, como uma colisão com o carro da frente por exemplo, e perceba que o motorista não usou os freios, ele mesmo faz isso para você.
Na simulação que fizemos, a velocidade era de uma média de 35 km/h, ao chegar perto do objeto da colisão, tirei o pé do acelerador e não freei. Dessa forma, o SUV me alertou sobre a colisão através de avisos no painel de controle e sonoro, como no caso era para testar o sistema, mesmo assim não parei, e o carro fez isso por mim. Detalhe, o breque é forte!
Outro destaque no quesito de segurança que também envolve o painel de controle é o alerta de ponto cego. Essa função faz com que ao dar seta, seja para trocar de faixa ou realizar uma ultrapassagem, a visão da câmera lateral (que faz parte do sistema da câmera 360º), seja ativada e visualizada através do painel de controle. Dessa forma, o motorista tem o campo de ponto cego quase que anulado e consegue realizar a função com mais segurança e precaução.
Veja também: Vídeo avaliativo do Jeep Renegade Trailhawk
Motorização 2.0 SmartStream
A versão topo de linha, a Ultimate é a única que conta com o motor 2.0 SmartStream. Com ele, a potência é de 167 cv e o torque de 20,6 kgf.m com etanol e 19,2 kgf.m com gasolina. Aliado ao motor está a transmissão automática de seis velocidades.
O conjunto motriz tem velocidade máxima de 190 km / h e o de 0 a 100 km/h é feito em 9,3 segundos.
Ainda nesse quesito, pode-se destacar que, o modelo responde bem às aceleradas, no entanto, prepare-se para sentir o ronco do motor. Em velocidades constantes o conforto acústico é predominante, porém, na hora de acelerar, o ronco do motor invade o veículo.
O preço para levar o Hyundai Creta Ultimate para casa
Para ter um Hyundai Creta Geração 2022 versão Ultimate 2.0 e chama-lo de seu, terá que desembolsar R$ 146.990. O preço está compatível no comparativo com os concorrentes, como o VW T-Cross Highline, também versão 2022.
Ficha Técnica Novo Hyundai Creta Geração 2022 versão Ultimate | |
---|---|
Motor | 2.0 SmartStream |
Potência/Torque | 167 cv (e) e 157,3 cv (g) / 20,6 kgf.m (e) e 19,2 kgf.m (g) |
Transmissão | Automática de seis velocidades |
Suspensão | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora / Eixo de torsão |
Consumo | Cidade: 7,7 km/l (e) e 10,9 km/l (g) - Estrada: 8,7 km/l (e) e 12,4 km/l (g) |
Roda e Pneus | 215 / 55 R18 |
Freios | Disco ventilado / Disco solido |
Peso | 1300 kg |
Dimensão | 4.300 mm de comprimento e 2.610 mm de entre-eixos |
Capacidade | 422 litros de porta-malas |
Preço | R$ 146.990 |
Avaliação Hyundai Creta Geração 2022 Ultimate 2.0 | |
---|---|
Conjunto mecânico | ★★★★☆ |
Espaço interno | ★★★★☆ |
Tecnologia | ★★★★★ |
Conectividade | ★★★★☆ |
Acabamento | ★★★★☆ |
Impressões ao volante | ★★★★☆ |
Vale a pena comprar? | ★★★★☆ |