Testamos: Honda WR-V 2021 EXL; modelo é boa opção entre SUVs compactos
O Garagem360 testou o SUV compacto Honda WR-V EXL 2021, conheça os atributos que fazem dele uma boa opções de compra para a categoria.
O Honda WR-V 2021 EXL é um dos modelos integrantes da categoria que mais cresce no mercado nacional nos últimos anos, o de SUV’s compactos. Confira os atributos do veículo que fazem dele uma boa opção de compra.
Honda WRV 2021 EXL em detalhes
A linha 2021 no Honda WRV chegou com algumas novidades no mercado nacional, como modificações no design, equipamentos inéditos e aprimoramentos em segurança em todas as versões.
O WR-V foi o primeiro automóvel desenvolvido localmente pela Honda Automóveis do Brasil. O modelo traz a proposta de oferecer muito conforto, tecnologia e versatilidade, além de segurança e excelente dirigibilidade.
Comercialização, versões e preços
O WR-V 2021 é comercializado no Brasil em três versões – LX, EX e EXL – nas seguintes cores: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Cinza Barium (metálicas), Preto Cristal, Branco Estelar e Vermelho Mercúrio (perolizadas), além da nova cor Azul Cósmico Metálico. Os preços a seguir tem como base o estado de São Paulo:
Honda WR-V 2021
LX – R$ 98.100
Ex – R$ 106.000
EXL – R$ 111.200
A versão testada foi a topo de linha EXL. No entanto, o no comparativo com os demais veículos da categoria, o modelo possui uma linha com preços bem competitivos.
Além disso, importante destacar que, a versão de entrada, a LX, chega a ser bem mais em conta, ou tem o mesmo preço do que muito hatch topo de linha, como o Fiat Argo, por exemplo. O veículo mais vendido do marcado nacional, na versão topo de linha tem o mesmo preço da versão de entrada do Honda WR-V.
Ou seja, com a faixa de preços atuais, na hora de comprar ou trocar de carro, o consumidor pode optar por um Fiat Argo topo de linha ou um Honda WR-V de entrada.
Honda WR-V 2021 tem design urbano e atualizações
Na linha 2021, o WR-V ganha um design ainda mais robusto. Na dianteira, o SUV apresenta uma grade frontal, com desenho horizontal e área cromada mais estreita.
Os faróis recebem design renovado e tecnologia de LED, que amplia a luminosidade e reforça o visual frontal do WR-V. Os faróis de neblina em led tem nova moldura. Para finalizar o conjunto óptico, todas as versões trazem luzes diurnas de rodagem em LED.
Na traseira, o para-choque com 67 mm a mais no comparativo com a linha anterior, agrega robustez ao veículo. A linha 2021 também agrega lanternas que reforçam as linhas do SUV, e iluminação em LED. O friso superior da placa, antes cromado, agora segue a cor da carroceria.
As rodas são de 16” com acabamento escurecido. O modelo também conta com retrovisor externo na cor da carroceria e com repetidor de seta, rack de teto e vincos por toda a carroceria.
Capacidade volumétrica do porta-malas é maior do que a do Jeep Rengade
A capacidade de porta-malas é de 363 litros, mais do que o de Jeep Renagade que tem 321 litros. No entanto, bem inferior ao do Hyundai Creta, que tem 431 litros.
Assim como outros modelos da Honda, o WR-V conta com o sistema Magic Seat de rebatimento de bancos que possui vários formatos. Quando a segunda fileira estiver totalmente rebaixada, o SUV tem uma capacidade de 1.045 litros.
Motorização eficiente
O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne e traz excelente desempenho e economia de combustível. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.
A transmissão CVT possui conversor de torque, proporcionando aceleração linear. Nas versões EX e EXL, o SUV traz Paddle Shifts para trocas de marchas.
Mais refinado e equipado
No interior, o WR-V é confortável. A versão EXL, possui bancos em couro e traz costuras na cor preta. O painel ganha atualizações pontuais nas cores aplicadas, com a utilização de friso do volante e molduras do painel em black piano, com detalhes cromados, aumentando o refinamento interno do modelo.
Na lista de equipamentos, o modelo conta com direção assistida eletricamente e vidros elétricos nas quatro portas. O SUV traz ainda imobilizador, sistema de áudio com conexão Bluetooth e câmera de ré integrada, ar-condicionado digital e automático touchscreen, central multimídia touchscreen de 7”, com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
O Honda WR-V 2021 EXL também conta com apoio de braço no console central, painel bluemeter, volante revestido em couro e controle de cruzeiro, sensores de estacionamento, navegador GPS integrado ao sistema multimídia, e espelho interno fotocrômico.
Segurança aprimorada
A versão conta com controles de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em aclive (HSA) e alerta de frenagem emergencial (ESS). O modelo também traz sensor crepuscular, para o acendimento automático dos faróis, com regulagem de altura do facho.
Todas as versões do WR-V trazem airbags frontais, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além da exclusiva estrutura de deformação progressiva ACETM (Advanced Compatibility Engineering) e barras de proteção nas portas, garantindo a máxima proteção nas eventuais situações de colisão. A versão EX oferece ainda os airbags laterais, enquanto a EXL oferece seis airbags, com a adição dos laterais do tipo cortina.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Impressões ao dirigir o Honda WR-V 2021 EXL
O Honda WR-V EXL 2021 é um modelo de condução fácil e confortável. O conjunto motriz desempenha bem todas as funções do cotidiano, como as aceleradas e freadas. Além disso, o modelo também responde bem quando o assunto são velocidades constantes mais altas. Mesmo com câmbio CVT, conhecido por perder um pouco de força nas arrancadas, o modelo responde bem quando necessário.
Outro ponto positivo do veículo é a área envidraçada entre a coluna A e o retrovisor externo do veículo. Com ela, o campo de visão é maior, e consequentemente, diminui o grau de ponto cego do condutor, o que resulta em uma segurança maior.
Por fim, o modelo conta com detalhes que ao olhar podem parecer simples, mas que no cotidiano, podem facilitar, como por exemplo, o porta-copos na saída do lado esquerdo do ar condicionado, a boa visualização da central multimídia e o volante multifuncional.
Honda WR-V 2021 EXL | |
---|---|
Motor | 1.5 L 16V SOHC i-VTEC FlexOne |
Potência/Torque | 115 cv (g) e 116 cv (e) / 15,2 kgf,m (g) e 15,3 kgf,m (e) |
Transmissão | automática tipo CVT |
Suspensão | dianteira MacPherson / traseira Barra de torção |
Consumo | Cidade: Etanol 8,1Km/L - Gasolina 11,7Km/L / Estrada: Etanol 8,8Km/L - Gasolina 12,4Km/L |
Roda e Pneus | Pneus 195/60 R16 |
Freios | Freios dianteiros a disco e traseiros a tambor |
Peso | 1.590 kg |
Dimensão | Comprimento: 4.068mm / Distância entre eixos: 2.555mm / Altura com rack de teto: 1.599mm / Largura:1.734mm |
Capacidade | Porta-malas: 363 litros / tanque de combustível: 45,3 litros |
Preço | R$ 111.200 |
Honda WR-V 2021 EXL | |
---|---|
Conjunto mecânico | ★★★★☆ |
Espaço interno | ★★★★☆ |
Tecnologia | ★★★☆☆ |
Conectividade | ★★★☆☆ |
Acabamento | ★★★★☆ |
Impressões ao volante | ★★★★☆ |
Vale a pena comprar? | ★★★★☆ |
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.